A Dieta Low Carb consegue evitar o efeito platô, além de potencializar a queima de gordura corporal, aumentando também o ganho de massa muscular. No entanto, apesar de tantos benefícios e ter ganhado mais adeptos ao longo dos anos, muitas pessoas ainda sentem dúvidas sobre ela.
Você é uma delas? Se sim, não se preocupe, pois, nesse post vamos sanar todos os seus principais questionamentos.
Para quem a Low Carb é indicada?
A dieta Low Carb funciona muito bem para as pessoas que querem perder gordura, melhorar o seu condicionamento físico e ganhar músculos, tudo isso realizando uma única dieta. Para conseguir isso, é possível alterar a quantidade de carboidrato, ou seja, reduzindo o consumo desse importante nutriente.
Quais alimentos posso comer?
A dica é procurar um profissional nutricionista para conseguir realizar a melhor orientação, ainda mais no início do processo. É através deste profissional que você vai conseguir montar um cardápio adequado às necessidades do seu corpo, garantindo que o processo de emagrecimento aconteça com saúde.
Em geral, estes são os alimentos indicados na dieta:
- Proteínas: carnes magras, como aves sem pele e peixes
- Frutas: abacate, coco, pêssego, melão, morango
- Verduras e legumes: cebola, cogumelos, couve-flor berinjela, brócolis, abobrinha, acelga, agrião, aipo, alface, aspargos, couve, tomate cereja, espinafre, pepino, pimentão, chuchu, vagem, rúcula.
- Fontes de gorduras saudáveis: azeite, abacate e oleaginosas.
Essas são fontes de alimentos que possuem um baixo nível de carboidrato e alto teor de gordura saudável. Sendo ideal, para quem deseja se manter na dieta Low Carb e conseguir reduzir o peso de maneira eficaz.
Quais alimentos não posso comer?
A dieta Low Carb restringe o consumo de carboidratos, por isso, é necessário cortar os alimentos industrializados e com alto teor desse nutriente. De maneira geral, é recomendado o consumo de vegetais frescos e produtos naturais.
É bem importante também prestar atenção nos rótulos dos alimentos, pois algumas embalagens indicam que um alimento é sem gordura trans, mas possuem ingredientes que são considerados trans.
Estes são os principais alimentos que devem ser evitados:
- Carnes processadas: salsicha, linguiça, bacon, presunto, peito de peru, salame e mortadela.
- Açúcar: adoçantes, refrigerante, sucos de fruta, achocolatados, sorvetes, bolos, biscoitos e doces.
- Cereais: cevada, trigo e centeio, pães, torradas, salgadinhos e biscoitos.
- Gorduras trans: comidas congeladas, margarina e batata frita.
Outros alimentos que são proibidos na dieta Low Carb, destacam-se a: massa branca, farofa, arroz branco, milho, tapioca, bebidas alcoólicas, leite desnatado, cuscuz, frutas com alto índice glicêmico, produtos light.
Como funciona a ciclagem?
A ciclagem é a indicação para alternar a quantidade de carboidrato, se alimentando mais em um dia e menos em outro. O dia com mais carboidrato deve ter 30% das calorias consumidas em carboidratos.
No dia com menos, a quantidade deve ser de 10%. A dica é fazer 3 dias com pouco carboidrato e só um com mais. Assim, os músculos estarão precisando de carboidrato, e a glicose vai ser mais utilizada como energia e não será usada como gordura.
Dependendo da sua rotina de exercício, ela pode ser melhor organizada. No dia que você possui um treino mais pesado, o cardápio precisa ter mais carboidrato para garantir que haja energia e favorece a recuperação dos músculos.
Ela pode ser feita por dois meses seguidos, e se os resultados forem satisfatórios e você deseje perder mais quilos, dá para retomar depois de um mês em pausa.
Por que a Dieta Low Carb emagrece?
Os carboidratos são muito importantes para termos energia, por isso, para entender como o emagrecimento acontece, é preciso entender como o carboidrato vira fonte de energia. O que a gente come é convertido em açúcar e vai para a corrente sanguínea.
A insulina faz o trabalho dela, usando o açúcar como fonte de energia. Porém, quando comemos muito açúcar, o organismo não vai conseguir consumir a glicose e deixá-la reservada, como gordura acumulada.
O carboidrato não é ruim, mas o problema é que a gente come em excesso, pois possuímos muitos produtos industrializados presentes na nossa rotina. Os carboidratos simples, como o açúcar refinado e a farinha branca, possuem um índice glicêmico bem alto, por isso, vão produzir ainda mais açúcar na corrente sanguínea.
Por isso, a dieta Low Carb consegue reduzir o consumo de carboidratos, ajudando no emagrecimento.
Preciso zerar o carboidrato da alimentação?
As pessoas acreditam que a dieta Low Carb vai restringir a alimentação, tirando todos os carboidratos da rotina, mas não é bem assim que funciona. A gente precisa tirar da alimentação os alimentos que são os carboidratos simples, refinados e industrializados. Os do grupo complexo e que possuem baixo índice glicêmico e que são digeridos mais lentamente pelo corpo, podem ser mantidos.
A dieta Low Carb traz algum risco para o corpo?
A Low Carb é uma alimentação saudável, visto que prioriza os alimentos mais naturais. Porém, como toda dieta, é necessário tomar cuidado. Como é liberado o consumo de gordura, as pessoas podem se enganar e acabar comendo bacon todos os dias, sem nem perceber que não é assim que funciona.
Como qualquer dieta ou qualquer reeducação alimentar, a dieta deve ser feita sob a orientação de um profissional para que não haja problema nenhum. Vale a pena lembrar que algo em exagero traz resultados ruins para o nosso corpo.
Seguir um cardápio e as orientações de um profissional não vão trazer nenhum tipo de risco para o corpo.
Benefícios da Low Carb
A Low Carb consegue proporcionar maior saciedade para o organismo, visto que os carboidratos liberados possuem fibras, prolongando a digestão, diminuindo a velocidade de absorção de glicose.
Além disso, conseguem ser positivos para perder peso por conta dos carboidratos com baixo índice glicêmico. Como os carboidratos possuem um baixo índice glicêmico, ajuda bastante na prevenção da diabetes tipo 2.
Além disso, é uma dieta que consegue abaixar os níveis de colesterol e triglicerídeos, aumentando o colesterol bom e melhorando o funcionamento do intestino. Gostou? A Dieta Low Carb realmente é muito positiva para o emagrecimento, alie os exercícios a uma alimentação e veja os resultados.