Corridas ao ar livre: Conheça 6 benefícios da prática desta atividade física
Corridas ao ar livre: Conheça 6 benefícios da prática desta atividade física

Corridas ao ar livre: Conheça 6 benefícios da prática desta atividade física

A corrida é um tipo de exercício aeróbico bastante praticado. Além dos benefícios para os demais sistemas do nosso corpo humano, não é preciso gastar para praticá-la. Ou seja, com apenas uma roupa confortável e um tênis adequado, você pode praticar este exercício.

Exercícios aeróbicos são ótimos para aumentar a velocidade do metabolismo  útil na perca de peso. A corrida também tem amplas vantagens, uma delas é auxiliar no bem-estar físico e mental. Ela pode ser praticada sozinha, em dupla, em grupo, e até escutando uma boa música.

Neste post vamos te mostrar os benefícios que a corrida pode nos trazer. Está preparado?! Então vamos lá!

O que fazer antes da corrida?

O primeiro passo antes da corrida é o consumo de alimentos ricos em carboidratos que possuam baixo índice glicêmico, isso significa que são carboidratos absorvidos pelo organismo de forma lenta. Desta forma, eles serão liberados aos poucos durante a corrida, evitando que o corredor tenha hipoglicemia (queda do nível de glicose no sangue).

Geralmente, aconselha-se a comer em pelo menos 15 minutos antes do treino. Evite comer alimentos pesados e de difícil digestão antes da corrida. Coloque roupas de tecidos leves e confortáveis para aumentar sua flexibilidade e sensação de bem-estar, e tênis apropriados para corrida.

Como posso saber a Frequência Cardíaca Máxima?

Enquanto você corre, o ideal é que sua frequência cardíaca (FC) esteja entre 60% e 75% da FC máxima. A FC máxima pode ser estimada usando o número 220 menos a sua idade. Isso te ajudará a ter menos chances de sofrer uma carga cardíaca maior que o suportado.

#Dica: Fique de olho nos batimentos cardíacos checando seu pulso por 1 minuto ou usando aparelhos digitais.

Aconselho, que antes de começar a correr você deva iniciar com caminhadas leves a moderadas, passando ao aumento no ritmo das passadas com o tempo. Ao longo dos treinos, alterne entre corrida e caminhada por alguns minutos.

 Quanto tempo deve durar o Exercício

De início, por você não ter ainda um condicionamento físico preparado para correr, faça as alternâncias entre caminhada e corrida como dito anteriormente faça até onde seu corpo aguente, não force. Você pode fazer isso pelo menos 3 vezes por semana durante 20 minutos.

Depois que você conseguir obter um hábito frequente, e claro, quando seu condicionamento físico estiver melhor, pode aumentar para 30 minutos ou no máximo 45 minutos na semana. Você também pode acrescentar a musculação em algum dia da semana para fortalecer os músculos e tornar a corrida mais fácil.

É muito importante sabermos que não há necessidade de correr todo santo dia, portanto, não se martirize por não correr os 7 dias na semana. Busque fazer sessões de 30 a 45 minutos, de 3 a 4 vezes por semana. Mas é claro, se procura um condicionamento físico e um resultado mais rápido, treine mais!

Afinal, quais os benefícios da corrida?

 Ajuda na redução da gordura corporal

Correr proporciona uma aceleração do metabolismo, aumentando o HDL (Gordura boa) e diminuindo os níveis de LDL (Gordura Ruim) presentes em nosso organismo. Pois a corrida gera uma queima de calorias eficaz. É visto que até depois de algumas horas após o término dos exercícios, o seu corpo ainda está queimando gorduras, devido o aumento metabólico.

O processo fisiológico que ocorre para a diminuição dos colesteróis e os triglicerídeos, acontece quando na corrida haverá um maior consumo de gordura como fonte de energia secundária (a primária é o carboidrato). Há uma enzima chamada de lipase que é responsável pela quebra da gordura a transformando em energia para nossas células.

Pode prevenir e tratar a osteoporose

Para quem não sabe, a osteoporose é a perda da massa óssea, condição que está, muitas vezes, associada com a idade e com a deficiência de cálcio. O processo ocorre porque o tecido ósseo sempre há uma nova criação de células ósseas que não acompanha a remoção da camada óssea anterior.

A corrida por ser um esporte de impacto, existe um estímulo à formação da massa óssea, e é isso que faz com que haja a prevenção de lesões. A ingestão complementar de cálcio também pode ser benéfica, desde que haja uma indicação médica.

Benéfica no processo da resistência muscular

A atividade aeróbica é conhecida por trabalhar mais os músculos, a corrida é uma destas atividades. Ela é excelente para aumentar a quantidade de contrações musculares por um período maior de tempo, isso é por haver a promoção de movimentos.

Esse processo por quase todos os músculos, mas principalmente naqueles que são movimentados mais pelos membros inferiores, como acontece no caso dos quadríceps, vasto lateral da coxa, glúteos, panturrilha, entre outros.

Melhora a capacidade cardiovascular e pulmonar

O coração também é formado por músculos, portanto, a corrida também é uma atividade física que a proporciona adaptações benéficas. A corrida tende a fortalecer o miocárdio (músculo cardíaco), auxiliando diretamente no controle da hipertensão arterial e melhora a circulação sanguínea.

Quanto ao desempenho cardiovascular, o corredor tende a aumentar o tamanho do coração, que é o que chamamos de hipertrofia excêntrica. Aumentando também o número de artérias e de hemácias (glóbulos vermelhos), gerando mais nutrientes e oxigênio para as células musculares, resultando assim em uma maior resistência muscular.

E quanto ao benefício respiratório? Correr irá fazer com que aconteça o fortalecimento do músculo chamado de diafragma e dos músculos responsáveis pela inspiração e expiração. Isso faz com que aconteça uma melhor absorção do oxigênio pelos brônquios, controlando melhor o ritmo de sua respiração.

Ajuda no alívio da tensão e estresse

A corrida não é conhecida apenas pelos benefícios físicos! Ela também auxilia nossa parte psicológica. Correr faz com que nosso corpo libere endorfina, aquele hormônio importante para nosso bem-estar. Aumentando também a autoestima, diminuindo o estresse e a ansiedade, reduzindo o risco de depressão, te deixando de bem com a vida.