Não por acaso, vemos cada vez mais pessoas praticando atividades como correr e pedalar pelas ruas e parques. Além de serem excelentes exercícios aeróbicos, eles não têm nenhum custo e podem ser feitos em praticamente qualquer lugar e horário.
Outro benefício que merece destaque na corrida e na bike é o intenso gasto calórico: por serem atividades que envolvem um grande volume muscular, elas são ideais para quem quer emagrecer.
Para ilustrar, uma hora de corrida queima cerca de 1000 calorias. Nesse mesmo tempo, pedalando a uma velocidade constante entre 18 e 25 km/h, é possível gastar cerca de 850 cal!
Já está animado para começar? Antes, confira mais benefícios que correr e pedalar trazem para o seu corpo e a sua vida!
Os principais benefícios de correr e pedalar
A seguir, confira as principais vantagens dessas atividades!
Melhora do sistema cardiovascular
O sistema cardiovascular é aquele responsável pela circulação do sangue em nosso organismo. Mas, ao pensarmos em atividades físicas, não podemos focar apenas no líquido correndo em nossas veias (o que já é bastante importante), mas também devemos pensar na oxigenação adequada e no próprio funcionamento do coração.
Ao praticar atividades aeróbicas, como correr e pedalar, você fortalece o seu coração, aumentando a sua capacidade cardíaca e, ao mesmo tempo, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Além disso, esses exercícios melhoram a circulação sanguínea, o que mantém a pressão em níveis adequados e reduz os riscos de AVC e infarto.
Diminuição dos níveis de pressão arterial
Outro benefício de correr e pedalar que está diretamente ligado ao sistema cardiovascular é o controle da pressão arterial. Isso porque manter as artérias flexíveis e um fluxo ideal de sangue ajuda na correta circulação, mantendo a pressão regulada.
Se você ainda não leva a hipertensão a sério o suficiente para se convencer a começar a praticar uma atividade física, saiba que ela vem crescendo bastante no Brasil nos últimos tempos, em pessoas de todas as idades.
Aumento dos níveis de força e resistência muscular
Ao correr e pedalar, você trabalhará diretamente a sua resistência muscular, estimulando o corpo e os músculos de diversas formas diferentes.
Assim, além de ganhar força e transformar a gordura em músculos, vai ajudar a prevenir lesões geralmente causadas pela fadiga.
Vale lembrar que essas atividades são exercícios de baixo impacto, ou seja, são muito benéficas à saúde, mas não forçam as articulações e a musculatura.
Os cuidados necessários para praticar as atividades
Correr e pedalar são exercícios muito benéficos, mas que demandam alguns cuidados. Em relação à bicicleta, vale a pena ficar atento a desconfortos na área do quadril (que é bastante exigida), além de preferir pedalar em locais que não ofereçam riscos à sua segurança, como parques e áreas sem carros.
A corrida, por sua vez, pode causar problemas nos joelhos de pessoas que não buscam uma orientação para o treinamento correto (tanto em relação à postura quanto à frequência da atividade). Também existe o risco de queda e fraturas, portanto, opte sempre por correr em trechos tranquilos e não acidentados.
A importância da esteira e da bicicleta para o aquecimento
Aquecer e alongar o corpo é fundamental antes do início de quaisquer atividades físicas. A esteira e a bicicleta, por exemplo, são aparelhos muito utilizados nas academias para iniciar os treinos — sejam eles de musculação, luta, dança etc.
Isso porque essas atividades aeróbicas são excelentes para ajudar a queimar mais calorias, aquecer o corpo para começar a se movimentar e já deixar o sistema cardiovascular preparado para o que vem a seguir!
Correr e pedalar são ótimas atividades para a saúde do corpo e da mente, podendo ser feitas em quase todos os locais e horários, inclusive dentro das academias, de forma orientada e segura. Vale a pena começar a praticar agora mesmo!
Se você curtiu o conteúdo e ficou interessado no assunto, saiba mais sobre os benefícios da aula de bike indoor!