Nem sempre o aparelho é um vilão na hora de treinar, independente da atividade física.
No universo da educação física podemos ver de tudo, especialmente quando nos dedicamos a analisar o dia a dia das academias de musculação, no qual as pessoas são mais livres para treinar do jeito que julgam ser melhor. Assim, há quem prefira deixar o celular e outros equipamentos eletrônicos dentro da mochila e buscar uma concentração melhor no treino ou na aula, enquanto outras pessoas não param de olhar para a telinha a cada intervalo. E você, o que prefere?
Muitos instrutores, personal trainers e professores de educação física buscam afastar o celular do aluno, numa tentativa de que ele esqueça os problemas do dia a dia e se concentre no seu rendimento físico. A medida é válida, é claro. Afinal, estamos cada dia mais dependentes da tecnologia e da internet e isso pode ou não ser algo bom, a depender do caso e do ponto de vista. Muitas pessoas trabalham pelo celular e esperam respostas importantes a cada segundo. Há muitas pessoas que simplesmente não conseguem se desvincular de seus smartphones, nem mesmo pelo tempo da aula.
A mania do século: checar o celular
O celular se torna, cada vez mais multitarefas. Se antigamente usávamos o aparelho somente para fazer ligações, agora usamos para checar e-mails, enviar mensagens, upar fotos, comentar e ver comentários, entrar em contato com clientes, fazer pagamentos no banco e ainda checar o extrato e muito mais. São incontáveis as atividades que podemos realizar com a ajuda desses dispositivos. Por essa razão eles se tornam mais importantes a cada nova tecnologia. Tudo isso implica mais dificuldade de sermos independentes deles. Quer um exemplo? Se o seu smartphone se partisse ao meio nesse exato momento, como você faria para acordar amanhã no horário correto?
É fato que se trata de um vício tecnológico, de um comodismo. Porém, na maioria dos casos, esse comodismo possui fundamento. Sendo assim, se um aluno diz ao instrutor que toda a sua vida financeira depende de uma resposta rápida à próxima mensagem que receber, como esse instrutor poderá ordenar a ele que simplesmente guarde o aparelho e priorize a sua saúde? As chances de que esse aluno jamais retorne à academia (e encontre outra que aceite o seu companheiro dispositivo) são enormes.
O meio termo
Assim sendo, o jogo de cintura é indispensável. Muitos professores de licenciaturas diversas do ensino fundamental, médio e até mesmo superior têm buscado alternativas para inserir os celulares na dinâmica da aula. Algumas empresas ainda fornecem o aparelho para que seus funcionários consigam uma dinâmica mais fluida de trabalho. Muitas pessoas já perceberam que não adianta simplesmente proibir, mas o que é eficiente é encontrar formas de inserir esse aparelho no dia a dia como uma ferramenta útil e isso é perfeitamente possível quando estamos falando de atividades físicas!
Não há o menor problema se uma pessoa não consegue ficar cinco minutos sem checar a tela do celular enquanto está treinando, desde que sincronize o seu treino com essa espiadela! Ainda há a possibilidade de que essa pessoa fique mais tranquila ao ver que, naquele momento, não há para ela nenhuma notificação ou discussão para a qual valha a pena se dedicar. Olhar o celular pode ser simplesmente uma velha mania. O problema é quando alguma coisa vista na telinha faz com que o indivíduo se desfoque daquilo que está fazendo naquele momento e não consiga terminar. Hoje, a FitClass academia trouxe algumas dicas para que você lide com o seu aparelho da melhor forma possível.
Formas de inserir o smartphone nos seus treinos com sucesso
Cronômetro
O cronômetro é o melhor amigo da atividade física e você pode usar o cronômetro do seu celular para monitorar o seu rendimento nos treinos. Pode utilizar para saber se o seu rendimento em termos de velocidade está melhor ou mesmo para calcular de forma precisa o seu descanso, que deve ser respeitado. O cronômetro também é interessante em treinos HIIT e treinos de corrida de velocidade, nos quais se treina contra o relógio.
Música
Há quem simplesmente não consiga treinar sem um som legal rolando, seja nos fones de ouvido ou nos auto-falantes da academia! Uma boa música é outra coisa que o celular consegue proporcionar. Através de aplicativos de música ou mesmo de conteúdo de mídia baixado, você consegue dar aquele gás para que os seus neurotransmissores estejam prontíssimos para trabalhar!
Aplicativos indicados para a atividade física
Quem treina na rua ainda pode contar com o monitoramento de algum aplicativo de corrida, ciclismo e outros esportes para monitorar o treinamento do dia, indicando, através do GPS, distância, velocidade máxima e mínima, a melhora do rendimento ao longo dos meses. Alguns arriscam até a indicar o gasto calórico e os batimentos cardíacos, especialmente se você possui algum outro dispositivo que sincroniza com o aplicativo do celular.
Aplicativos de nutrição
É emagrecer que você deseja? Ou é ganhar peso? Existem diversos aplicativos de nutrição que ajudam na contagem calórica e no estabelecimento de uma dieta mais saudável e menos rica em substâncias nocivas à saúde e ao emagrecimento. A maioria deles fornece opções de receitas fit (providas pelos próprios usuários), lembretes para beber água e para pesagem e ainda dicas de alimentos para se consumir em cada dia da semana. É quase como se o seu celular se tornasse um nutricionista exclusivo e focado no seu progresso alimentar. Não é demais?
Encontre mais utilidades!
Por mais que existam diversos meios de se usar o celular na atividade física, é importante que você encontre a sua utilidade, mesmo que seja colocar o despertador para tocar na hora em que você deve fazer exercícios! Insira esse dispositivo no seu dia a dia físico e desfrute dos benefícios que ele oferece. Caso você acredite que passe bem sem ele, também não há problema! O que importa é que você utilize bem os seus recursos para ter um bom rendimento físico e uma boa frequência nas suas atividades!