Anabolizantes: Saiba os principais riscos por fazer uso deles
Anabolizantes: Saiba os principais riscos por fazer uso deles

Anabolizantes: Saiba os principais riscos por fazer uso deles

Atualmente, a indústria da beleza faz com que haja uma busca constante pelo corpo perfeito, e é muito comum vermos diversas pessoas querendo acelerar os resultados advindos da prática de exercícios físicos e da dieta alimentar com o uso de esteroides anabolizantes, os quais possuem nomes mais conhecidos como apenas “anabolizantes”.

Mesmo sendo proibida o comércio deles no Brasil para uso indiscriminado, ainda vemos que o uso dos esteróides continua crescendo, os quais colocam em risco a vida de muitos praticantes amadores de atividades físicas e até atletas, que arriscam-se desconhecendo ou não os males dos anabolizantes no corpo.

O que são anabolizantes?

Eles são substâncias fabricadas no intuito de imitar a função da testosterona em nosso corpo. Os anabolizantes são classificados como esteróides androgênicos anabólicos, esse nome difícil significa que são hormônios sintéticos, os quais imitam a funcionalidade do hormônio testosterona.

O objetivo da criação dessa classe de esteróides foi para o uso, principalmente, dos fisiculturistas. Quem pratica o fisiculturismo tende o desejo de possuir um corpo forte e bem definido. Eles são proibidos para o uso na estética e é a causa das detecções de muitos casos de doping em atletas. Eles são apresentados na forma injetável, intramuscular.

O uso dos anabolizantes causam um estímulo exagerado nos receptores de determinadas células, o que pode causar efeitos secundários desastrosos. Exemplo disso, é a redução da produção de hormônios naturais excretados por nossas glândulas, pois o organismo irá pensar que o hormônio sintético é suficiente e passa a não produzir ou produzir menos, reproduzindo uma resposta negativa.

O que pode causar em homens, mulheres e em adolescentes?

A utilização do anabolizante nos homens pode causar atrofia de testículos, progredindo para uma impotência sexual e esterilidade. Pode também aumentar a retenção de sódio causando a elevação da pressão arterial, calvície ou alopecia (queda de cabelo).

No caso das mulheres, que também possuem a testosterona em seu organismo, só que em quantidade bem menor, o uso do hormônio sintético levará a uma androgenização, como o crescimento de pelos no rosto, engrossamento da voz, redução de mamas e interrupção da menstruação.

Em adolescentes é bem pior, pois implicará no crescimento, no desenvolvimento sexual, interferirá na formação óssea, etc. Alguns hormônios sintéticos podem ser prescritos por médicos para a reposição de um hormônio que esteja deficiente em alguns casos, e em geral, a orientação médica do uso destas substâncias consiste em doses específicas que são suficientes para a regulação de uma disfunção específica.

Outros Riscos à Saúde Vistas de uma Forma Geral:

Eles causam a ginecomastia

A ginecomastia é uma neoplasia que leva o crescimento do tecido mamário no homem, ficando parecido com os seios femininos. Geralmente acontece porque os anabolizantes aumentam os níveis de testosterona no organismo, e o corpo começa a liberar também o estrogênio em maior quantidade.

Os fisiculturistas usam como tática para cortar o efeito do estrogênio um medicamento anti estrogênio durante o tempo de utilização do anabolizante. Essas condições, felizmente, são reversíveis quando o indivíduo pára de fazer a utilização hormonal indevida.

Níveis de colesterol elevados

O colesterol é participativo quanto ao envolvimento na primeira etapa da síntese de testosterona no corpo masculino, naturalmente, por isso é visto o aumento dos níveis de colesterol ao serem tomados os anabolizantes. Estes esteróides podem elevar o colesterol ruim (o LDL) que afeta o nosso corpo de forma negativa.

Pressão arterial elevada

A retenção de fluidos e a capacidade de vasoconstrição das artérias faz com que os anabolizantes causem a ocorrência de hipertensão. A pressão alta junto com o aumento do colesterol pode agir como uma bomba para nosso coração.

Gente, mas não é porque os fisiculturistas usam esses hormônios que um marombeiro enlouquecido para ter corpo perfeito precise usar, né? Eles usam isso sob pressão de campeonatos e apresentações com o corpo perfeito, mas isso não é indicação para ser utilizado!

 Problemas mentais

Eles não são como drogas que provocam uma sensação de euforia no cérebro, pois eles não favorecem a elevação rápida de dopamina, como é o caso da anfetaminas. Os esteróides anabolizantes podem provocar divergências no humor e comportamento do indivíduo, principalmente se utilizados a longo prazo.

A tese de que essas substâncias podem agir de forma significativa para problemas psiquiátricos, já é defendida por estudiosos. Tendo a capacidade de deixar o usuário mais agressivo, com ciúmes patológicos, alguns delírios, irritabilidade extrema e, por se achar invencível, pode ter as condições de julgamento prejudicadas.

Dependência química

O uso indiscriminado também pode provocar dependência potencial. Geralmente o que leva a isso são os sintomas da abstinência ao parar de utilizar, os quais são: oscilações de humor, impaciência, fadiga, insônia, falta de apetite, perda do desejo sexual, além de depressão, que é o que pode levar ao suicídio.

Outros malefícios à saúde

Pode causar insuficiência renal, problemas graves com acne, tumores presentes no fígado e provável hepatite, tremores no corpo, coloração amarelada na pele, fluidos corporais, problemas nos tendões e ligamentos, incidência de coágulos de sangue e morte.

Vale à pena?

Depois de ver todos os malefícios, agora pense e reflita se realmente vale a pena utilizar anabolizantes. Como poderá alguém beneficiar-se ao injetar substâncias artificiais em seu corpo? Será que é válido colocar a sua vida em risco por um efeito momentâneo, e que se houver insistência na prática pode perdurar sintomas horríveis e ter a possibilidade de perder a vida?

Os riscos na utilização são enormes e as possibilidades de não precisar utilizar também são! Aconselho que você invista em atividades físicas adequadas, treinamentos físicos continuados, suplementação de nutrientes feitas de forma adequadas, desta forma você irá aproveitar melhor o seu corpo!

Além dos exercícios, aposte em fazer uma alimentação balanceada, com frutas, verduras, shakes e diminuição de carboidratos. Prepare o seu corpo para ele poder crescer de maneira saudável, e acredite, você irá sentir-se muito bem ao fazer tudo isso de maneira saudável. Cuide-se da melhor forma!