Como acabar com o estresse e viver uma vida saudável
Como acabar com o estresse e viver uma vida saudável

Como acabar com o estresse e viver uma vida saudável

Se você não tem tirado tempo para cuidar da saúde, já deve estar sentindo os efeitos de um estilo de vida sedentário: falta de energia e de disposição, desânimo, irritação e outras coisas do tipo. Por isso, é importante que você saiba como acabar com o estresse, a fim de melhorar sua qualidade de vida.

Se está procurando um remédio contra estresse, é importante ter em mente que o mero consumo de comprimidos não resolverá os seus problemas. Por isso, continue a leitura para entender como uma boa rotina de atividades físicas pode fazer bem para você. Mas primeiramente, veja como o estresse prejudica o corpo e a mente.

Como o estresse afeta o corpo e a mente?

O estresse pode causar prejuízos que vão muito além do nervosismo e da falta de disposição. Veja, a seguir, algumas consequências desse mal em seu corpo e sua mente.

Aumento da pressão arterial

Em uma situação estressante, o cérebro recebe certas substâncias químicas em uma quantidade maior que o normal, o que aumenta a atividade cerebral. Além disso, para melhorar a visão, as pupilas se dilatam. Isso é ótimo para ajudar você a lidar com alguma emergência.

Porém, se essa situação estressante é constante e você fica sempre nessa condição de alerta, surge o risco de aumentar a pressão arterial. Como consequência, pode ocorrer até mesmo um AVC ou um aneurisma.

Gastrite

Situações estressantes causam alterações na acidez do estômago. Assim, quando o estresse se torna crônico, isso prejudica todo o aparelho gástrico. Então, você sofre com má digestão, azia, gastrite e, em alguns casos, úlcera.

Dores no corpo

Como parte da preparação do corpo para reagir em situações de emergência, os músculos recebem oxigênio e sangue em uma dosagem maior do que de costume. Eles se contraem, de forma que você tenha melhores condições físicas de correr ou lutar.

Entretanto, se você permanece nessa condição constantemente, surgem as dores nas costas, nos ombros e no pescoço, assim como um cansaço além do normal.

Dificuldade para dormir

É natural pensar em problemas. Afinal, é assim que nós procuramos e encontramos soluções para eles. O problema maior é quando você não consegue parar de pensar nas dificuldades e frustrações da vida. Assim, sua mente não fica em paz em momentos em que a tranquilidade é necessária, como na hora de dormir.

Dessa forma, você não consegue pegar no sono com facilidade. E mesmo quando consegue dormir, acorda várias vezes durante a noite e não descansa o suficiente. O resultado é cansaço, falta de disposição, irritabilidade e descontrole emocional.

Alergias na pele

O estresse pode provocar o surgimento de dermatite, o que muita gente conhece como alergia nervosa. Assim, surgem certas lesões em forma de placas vermelhas, além de pequenas bolhas. Esse quadro causa muita coceira e, claro, prejudica a estética.

Compulsão por doces e outros alimentos

Um estudo realizado pela USP mostrou que o estresse pode provocar fissura por alimentos doces. Isso ajuda a explicar por que algumas pessoas sentem tanta dificuldade em manter uma alimentação equilibrada.

Mesmo que tenham força de vontade, é muito difícil lidar com o desejo causado pelo estresse. As consequências da ingestão exagerada de açúcar não demoram a aparecer: aumento de gordura corporal e, em consequência, diminuição da autoestima. Com o tempo, há maiores chances de desenvolver diabetes e problemas cardíacos.

Por que a atividade física é um ótimo remédio contra o estresse?

Se você queria saber como acabar com o estresse, já deve estar bem claro que praticar exercícios físicos é uma boa saída, não é mesmo? Já tinha parado para pensar como sua saúde vai melhorar assim que iniciar uma boa rotina de atividades físicas?

Veja, a seguir, por que praticar exercícios físicos é um ótimo remédio contra o estresse.

Liberação de endorfinas

É claro que a prática de atividades físicas oferece benefícios ao corpo, como a redução do peso e a melhora do quadro de algumas doenças. Mas não podemos nos esquecer dos bons efeitos dos exercícios físicos sobre a mente. O próprio fato de praticar um exercício físico pode ajudar você a se desligar das preocupações e concentrar a mente na atividade.

Mas não é só isso! Por abandonar o sedentarismo e exercitar o corpo, você estimula a produção de endorfina, também conhecida como hormônio do bem-estar, o que provoca a sensação de prazer e relaxamento. Por isso, não é exagero dizer que a atividade física é um ótimo remédio contra o estresse.

Redução da pressão arterial

Uma boa rotina de atividades físicas colabora para ajustar o funcionamento do sistema nervoso simpático. Ele tem a responsabilidade de controlar os movimentos automáticos do corpo e um deles é a pressão arterial. Já que a prática de exercícios causa a dilatação dos vasos sanguíneos e regula os batimentos cardíacos, a pressão arterial diminui — o que é ótimo!

Combate aos radicais livres

O metabolismo provoca a liberação de radicais livres, que são átomos instáveis e que têm a capacidade de reagir com substâncias que estejam por perto. Isso significa que eles podem prejudicar os tecidos do organismo, causar doenças degenerativas e, até mesmo, provocar câncer. Praticar exercícios físicos ajuda a controlar os níveis de radicais livres no corpo, evitando sua falta ou excesso.

Maior concentração

Atividades físicas têm uma relação muito íntima com nossas funções cognitivas, colaborando muito para a melhora do raciocínio, da memória e da concentração. Isso acontece porque praticar exercícios requer uma participação ativa do cérebro na orientação dos movimentos e esse estímulo é capaz de melhorar o funcionamento da mente.

Melhora na qualidade do sono

O sono de pessoas que praticam atividades físicas é restaurador e mais relaxado. Veja que legal: quem se exercita tem uma temperatura corporal menor, além de ter uma maior necessidade de repor energias.

Assim, quando você está com uma sensação menor de calor na hora de dormir e também está sentindo aquele cansaço físico gostoso resultante dos exercícios, é muito mais fácil pegar no sono e dormir profundamente durante toda a noite.

Viu que interessante? Uma vida sedentária pode prejudicar muito o corpo e a mente, diminuindo a disposição e aumentando o nervosismo e a ansiedade. Que bom que agora você já sabe como acabar com o estresse! É possível evitar um monte de problemas de saúde por iniciar uma boa rotina de atividades físicas e é importante que você faça isso o quanto antes, ok?

Você gostou deste artigo? Seria ótimo que mais pessoas entendessem por que os exercícios físicos são um bom remédio contra o estresse, não é verdade? Então, ajude seus amigos compartilhando este post com eles nas suas redes sociais!