Chegou a hora de secar? Confira 5 dicas de atividades físicas que auxiliam no emagrecimento
Chegou a hora de secar? Confira 5 dicas de atividades físicas que auxiliam no emagrecimento

Chegou a hora de secar? Confira 5 dicas de atividades físicas que auxiliam no emagrecimento

À medida que o tempo passa e nosso metabolismo se torna mais lento, é bastante comum que enfrentemos mais dificuldade para emagrecer. Mesmo as pessoas com pouca tendência a engordar e que nunca precisaram fazer exercícios ou dieta para perder peso acabam ficando incomodadas com alguns quilinhos a mais ou mesmo com uma flacidez com a qual nunca precisaram se preocupar enquanto mais jovens ou adolescentes.

Esse momento de incômodo é extremamente importante, pois nos move a buscar a satisfação com o próprio corpo através dos exercícios físicos para emagrecer. Nessa busca, mesmo não procurando exatamente por isso, acabam encontrando mais saúde e qualidade de vida. Afinal, o emagrecimento e o tônus muscular adquiridos de forma saudável são apenas consequência de um corpo mais saudável.

Pessoas que são sedentárias e adotam um estilo de vida fisicamente ativo ficam surpresas quando o corpo começa a responder com benefícios múltiplos: uma aparência mais esbelta, músculos tonificados, mais disposição para o dia a dia, melhora da qualidade do sono, benefícios psicológicos e muito mais. É importante também mencionar que muitas dores crônicas acabam desaparecendo.

Como o excesso de peso nos afeta?

Estar acima do peso pode nos afetar muito mais do que imaginamos. Afinal, nem sempre se trata só de aparência. A sensação de cansaço, o desânimo e a falta de disposição podem ser provenientes também da falta de autoestima e do excesso de peso, que nos exige mais energia para fazer atividades comuns do dia a dia. Nosso corpo é a nossa casa e precisamos nos sentir bem dentro dela, sentir que ela nos satisfaz e que nos permite fazer tudo aquilo que temos vontade. A indisposição nos impede de desfrutarmos a vida de muitas formas e é importante não ignorar esse sentimento de insatisfação. É preciso fazer algo para combatê-lo.

Escolhendo a atividade certa para você

Se você não se exercita ou não consegue se manter constante em uma rotina de exercícios porque não gosta de se exercitar, deve simplesmente buscar a modalidade que mais lhe agrada. Há diversos tipos de atividades que auxiliam no emagrecimento e é importante, principalmente no início, persistir naquela que lhe proporciona mais prazer. Tente afastar o pensamento de que você nunca irá gostar de se exercitar e procure acreditar que não encontrou a atividade que lhe supera as expectativas.

É certo que no início será necessário disciplina para mudar o estilo de vida. Porém, encontrando uma atividade que lhe agrada, isso será muito mais fácil. Tente fazer algumas aulas e permaneça naquela que lhe ocupa a mente de um modo que você se esquece de absolutamente tudo! Será um verdadeiro bálsamo para a loucura do dia a dia e o stress passará bem longe de você.

Exercícios que auxiliam no processo de emagrecimento

De acordo com Leandro Galende, especialista em esportes pela Universidade Federal de Londrina, para emagrecer é interessante escolher exercícios aeróbicos de duração média a longa e com intensidade moderada. Neste contexto, você possui diversas opções para escolher aquele com o qual mais se identificar ou achar mais gostoso de fazer.

Corrida

Correr pode ser maravilhoso se você encontrar a intensidade mais adequada para o seu caso. A corrida é um dos exercícios mais eficientes para o emagrecimento, devido ao fato de trabalhar diversos grupos musculares do nosso organismo, ao mesmo tempo que contribui para o aumento da capacidade cardiovascular. A corrida exige bastante energia e isso auxilia a reduzir o tempo para que os resultados apareçam. A depender da intensidade do treino, é possível queimar até 500 calorias por hora. É importante lembrar que para evitar dores e lesões é preciso fazer um bom alongamento e aquecimento antes de começar o treino.

Natação

A natação é um excelente exercício para emagrecer, já que garante uma queima calórica de cerca de 800 calorias por hora. A resistência da água ainda colabora para o aumento da massa magra, que também é importante para o processo de emagrecimento. Além disso, a natação previne e auxilia no tratamento de problemas de coluna e das articulações, visto que é uma atividade que não sobrecarrega, por exemplo, joelhos, tornozelos e quadris. Considerando o calor brasileiro, ainda podemos apontar o benefício terapêutico de ainda poder se refrescar!

Ciclismo, spinning e bike indoor

Tanto o ciclismo tradicional de rua quanto as aulas de spinning e bike indoor são eficientes para a perda de peso e para tonificar principalmente os músculos das pernas, os glúteos e o abdômen. As aulas em academias são mais eficientes por serem direcionadas por um profissional e focadas em resultados, de modo que a perda de peso acontece muito rapidamente, sendo mais um incentivo para continuar. A queima calórica pode chegar a 1000 calorias por hora e o risco de lesões é mínimo, já que não há sobrecarga articular. Portanto, para quem quer resultados “pra ontem” e gosta de aulas dinâmicas e animadas, essa é uma das melhores opções.

Zumba

Muito se engana quem acredita que dançar não é eficiente para emagrecer! Nas aulas de zumba o professor especializado consegue adaptar movimentos como agachamento e desenvolvimento de ombros ao ritmo das músicas mais dançantes da atualidade, incluindo axé, funk, reggaeton, merengue, mambo e até hip hop e dança do ventre! É excelente para pessoas de todas as idades e a intensidade e o grau de dificuldade variam com a capacidade que o aluno tem ou passa a adquirir frequentando as aulas. Em uma hora de zumba é possível queimar até 1000 calorias. É uma aula divertida e permite fazer muitas amizades.

Power jump

O power jump é uma atividade feita sobre camas elásticas e consiste em adaptar pequenos saltos a coreografias simples de músicas com ritmo dinâmico, geralmente eletrônicas. O power jump é uma das melhores referências em atividade física para emagrecer e tonificar músculos inferiores, incluindo abdômen, pernas e glúteos. É benfeitor da estrutura óssea, garante maior flexibilidade das articulações inferiores, melhora quadros de celulite, já que contribui com a circulação e permite queima calórica de cerca de 700 calorias por aula.

Deixe um comentário