Para muitas pessoas, malhar é um verdadeiro prazer e ir à academia é simplesmente a melhor hora do dia. Já para outras, exercitar-se é uma obrigação. Independentemente de qual seja o seu perfil, é preciso perceber se você está cometendo atitudes que atrapalham o treino.
Afinal, mesmo sem querer, é possível agir de formas que sabotam os exercícios, fazendo com que os resultados demorem mais a aparecer (ou não apareçam) ou, até mesmo, prolongando a sua estadia na academia — o que pode acabar por deixá-lo desanimado, já que, hoje em dia, ninguém tem tempo de sobra, não é mesmo?
Será, então, que você está cometendo esses erros? Confira a nossa lista com as atitudes mais comuns e veja o que fazer para mudar os maus hábitos já no seu próximo treino!
Pular séries e aparelhos
Antes de começar os seus treinos na academia, certamente, você fez uma avaliação com profissionais que definiram quais seriam os exercícios mais adequados para que os seus objetivos fossem alcançados. Se você não está fazendo todas as atividades, vem pulando séries e evitando alguns aparelhos, saiba que a única coisa que está conseguindo é prejudicar a si mesmo.
Ao decidir não fazer os agachamentos que estão na sua série, por exemplo, você prejudicará os bons resultados que eles trazem ao seu bumbum.
É claro que alguns exercícios e aparelhos exigem muita força física (ou são simplesmente entediantes), mas foque o seu objetivo, respire fundo e vá. Por pior que pareça, cada atividade dura poucos minutos: pense nisso e comece a contagem regressiva. Logo, você estará em uma parte mais divertida do treino.
Não contar com um bom preparador físico
Ao escolher uma academia, há quem avalie muito a estrutura do local e esqueça-se de perguntar sobre os preparadores físicos. Com certeza, os aparelhos são importantes, mas os profissionais fazem toda a diferença — tanto no clima do dia a dia quanto nos seus resultados.
Afinal, o treino flui muito melhor quando o preparador físico é animado, interessado nos objetivos dos alunos e preparado para incentivar cada um da melhor forma.
Uma boa dica para não errar é pedir indicações de bons profissionais (e academias) para o seu grupo de amigos que têm a mesma energia que você. Além disso, dê uma boa olhada no clima do local e na forma como os preparadores físicos agem com os alunos antes do fechamento da matrícula.
Usar o celular durante o treino
É praticamente impossível ficar afastado do celular durante uma hora inteira de treino, não é mesmo? Pois saiba que a vontade de participar das conversas e, até mesmo, de postar aquela foto clássica no ambiente da academia pode atrapalhar — e muito — o seu treino.
Você pode pensar que “é só um minutinho”, mas se começar a perceber quantas vezes o treino é pausado para dar aquela olhada na tela, vai concluir que é tempo demais. Além disso, parar a todo instante pode prejudicar o seu rendimento, visto que o corpo está no ritmo e, de repente, para. Por fim, não precisamos dizer o quanto a atenção é prejudicada pelo aparelho: você pode perder a contagem das séries e treinar menos do que deveria — o que é um desperdício de tempo, energia e dinheiro.
A partir de hoje, encare a academia como um “retiro sem celular”, concentrando-se completamente nas suas atividades e na sua respiração. Você vai perceber como até a sua energia mudará! E lembre-se: há pessoas reais ali com quem você pode conversar. Não é muito melhor?
Alimentar-se de forma errada
Quando você não se alimenta da forma como deveria antes de ir para a academia, o seu treino pode ser prejudicado de duas maneiras: ou os alimentos muito pesados deixarão você cansado demais para seguir adiante, ou os muito leves não darão forças suficientes para “completar a missão”.
Além disso, se você já treina há algum tempo, sabe que existem grupos alimentares mais adequados para atingir cada objetivo e que influenciam diretamente na massa muscular — o ganho de massa magra e a perda de gordura.
Boas opções são:
- carboidratos integrais uma hora antes do treino, para ter energia suficiente;
- frutas, que agem como isotônicos naturais;
- o famoso Whey Protein, que favorece o ganho de massa muscular se for ingerido antes do treino e auxilia na reconstrução e no fortalecimento muscular mais intenso, se for ingerido depois (vale a pena experimentar nos dois momentos e ver o que mais funciona para o seu corpo).
Praticar a autossabotagem
Existem vários fatores que atrapalham o desenvolvimento de um bom treino, e todos eles são frutos do nosso próprio comportamento. Isso não deixa de ser uma boa notícia! Afinal, se você é o grande inimigo dos seus resultados, é mais fácil mudar velhos hábitos e conseguir alcançar aquilo que deseja.
Portanto, se você pratica a autossabotagem de alguma destas maneiras, é hora de mudar:
- dando preguiça e desculpas para si mesmo, como: “dormi muito tarde”, “está muito frio”, “amanhã eu vou”;
- usando roupas inadequadas, que limitam os seus movimentos e não o deixam à vontade;
- mantendo o mesmo treino sempre, abrindo espaço para o tédio e a desmotivação;
- não fazendo os exercícios aeróbicos indicados, que são fundamentais;
- não descansando entre as séries, para que o seu corpo se recupere e siga disposto até o fim;
- traçando metas irreais, que servirão apenas para deixar você desmotivado;
- não seguindo um passo de cada vez (pois os benefícios dos exercícios vêm mesmo em longo prazo).
Como você viu, são muitas as atitudes que atrapalham o treino, mas, com determinação e disciplina, é possível vencer todas essas formas de sabotagem e conquistar os seus objetivos. Ter um corpo bonito e saudável é uma conquista diária, que exige paciência e boas escolhas. Sempre que estiver perdendo o foco, lembre-se da razão de ter começado, respire e siga adiante. Valerá a pena!
Se você já está se exercitando há algum tempo, mas não consegue ver a sua massa muscular aumentar, baixe o nosso e-book e confira 8 erros que podem prejudicar a sua hipertrofia!