Se você está em busca do emagrecimento, sabe que há algumas mudanças indispensáveis para se fazer na rotina. Para emagrecer de forma saudável, precisamos nos exercitar diariamente e comer bem, procurando seguir corretamente a dieta. Mas não é só isso: também é necessário adotar outros hábitos saudáveis, como controlar o tempo diário de sono.
Você sabia que a má qualidade do sono pode estar impedindo o seu bom desempenho? Apesar de parecer loucura, há uma explicação científica que faz todo o sentido. Nesse post, você verá como dormir adequadamente pode auxiliar no emagrecimento, quantas horas de sono são recomendadas pelos médicos e como ter um sono de mais qualidade todos os dias.
Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
Como o sono afeta o emagrecimento?
O sono pode afetar o emagrecimento de diversas formas. Uma delas é o metabolismo: noites mal dormidas acarretam a produção excessiva de grelina, hormônio que causa fome. E tem mais: consequentemente, o organismo diminui a produção do hormônio que inibe o apetite, a leptina. Ou seja, dormir mal faz aumentar a sensação de fome durante o dia.
Além disso, há ainda outra questão hormonal, ligada à retenção de líquidos. Quando dormimos menos que o necessário, o corpo deixa de produzir melatonina, que é um dos maiores antioxidantes naturais. Além de retermos mais líquidos, a falta de melatonina leva à intolerância à insulina, o que é muito prejudicial à saúde, podendo causar, inclusive, diabetes tipo 2. E aí, se convenceu da importância do sono para o emagrecimento?
Por quantas horas devemos dormir?
Agora que já vimos como as noites de sono podem afetar o emagrecimento, é preciso avaliar quantas horas de sono diárias é o tempo adequado. E, em relação a isso, existem diversas variáveis. A primeira delas é a idade. Dependendo da nossa faixa etária, precisamos de mais ou menos horas de sono. Geralmente, bebês e crianças precisam dormir mais, enquanto adultos e idosos não necessitam de tantas horas de sono.
Além da faixa etária, também é importante levar em consideração o organismo de cada um. Algumas pessoas precisam dormir mais para se sentirem descansadas, enquanto outras recuperam as energias com poucas horas de sono. O período em que você dorme também deve ser levado em conta: enquanto algumas pessoas são matutinas, outras se sentem melhor dormindo até mais tarde. De qualquer forma, recomenda-se que um adulto durma de 7 a 9 horas por dia.
Como ter um sono de mais qualidade?
Não adianta nada dormir 8 horas por dia se for vendo televisão, em um lugar iluminado ou desconfortável. Para dormir realmente bem, é importante estar em uma cama confortável, em um ambiente tranquilo, sem barulho e com pouca luz. Além disso, há alguns hábitos que você pode adotar para dormir melhor:
- não comer nada pesado até 3 horas antes de dormir;
- não praticar esportes ou fazer atividades que aumentem a agitação e a adrenalina antes de ir para a cama;
- não consumir cafeína até 10 horas antes de dormir;
- comer de 3 em 3 horas durante o dia, para aumentar o metabolismo, que influencia na hora do sono.
Como você viu, uma boa noite de sono pode ser o que está faltando para complementar o seu dia a dia de hábitos saudáveis! Lembre-se: não adianta manter uma rotina saudável se você não dá a devida atenção ao descanso e ao bem-estar. O cuidado com a saúde deve ser praticado 24 horas por dia. Só assim você conseguirá o resultado que deseja no espelho, na balança e o mais importante: na mente!
Gostou das dicas sobre como melhorar a qualidade do seu sono? Então, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de outras dicas como essa! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e Instagram!