Aula de luta para mulheres é a solução para reunir qualidade de vida, beleza, segurança e autonomia. Aprender a se defender enquanto faz o bumbum crescer. Parece uma proposta irrecusável, concorda?
Agora, além de um momento de descontração, com divertimento e boas risadas, o treino facilita a conquista de um desejo que já deve ter passado pela cabeça de muitas pessoas: conseguir não faltar na academia.
Nesse sentido, selecionamos as seis principais modalidades de aulas de luta — boxe, Jiu-Jitsu, Muay Thai, Aikido e MMA. Dessa forma, após a leitura deste texto, você entenderá o que acontece em uma aula de luta para mulheres, quais os motivos para começar a fazer e o que cada modalidade pode proporcionar.
Acompanhe!
O que é aula de luta para mulheres?
A aula de luta para mulheres é um espaço em que se é trabalhada a solidariedade, identificação e saúde física. Em outras palavras, a escolha por essa modalidade pode facilitar o contato com mulheres que compartilham o desejo de estar mais preparadas para enfrentar perigos, como o assédio moral e sexual.
Os treinos são pensados para contemplar todos os corpos e níveis de avanço. Isto é, para quem começou recentemente na academia e nunca lutou, a aula também é recomendada. Além disso, a criação de laços ajuda na motivação e estabelecimento do estilo de vida saudável.
Isso é dado pela frequência nas aulas, que tem vários momentos de exercício em grupo, duplas ou trios. Dessa forma, você pode desfrutar de mais uma ferramenta para tornar seus dias na academia interessantes e com resultados que são expressados em diferentes campos da sua vida (pessoal, profissional e de lazer).
No pessoal, você formará mais laços de amizade. No profissional, ficará mais atenta, exercitando o raciocínio rápido, além do metabolismo otimizado, promovendo melhor digestão. O resultado é o aumento da produtividade. No âmbito do lazer, você conseguirá aproveitar de modo divertido os momentos do treino.
Quais os motivos para as mulheres fazerem aula de luta?
Até aqui você já deve ter pensado em muitos motivos para fazer aula de luta. O que, provavelmente, pode ser comum a todos eles é o foco na capacidade de obter qualidades por meio do estímulo corporal.
Nesse sentido, além da tonificação muscular, autodefesa, formação de laços de amizade e estilo de vida saudável, há ainda outro motivo importante: dar espaço para o novo na sua vida.
Iniciar novos projetos, principalmente aqueles que você nunca havia pensado em fazer, ou que achava muito distante da sua realidade, pode dar uma dose de autoestima divisora de águas. É uma oportunidade para você se surpreender e falar a frase: eu consegui!
Quais são as principais modalidades de luta para mulheres?
Atualmente, muitas academias oferecem, em conjunto com a musculação, a possibilidade de aulas de luta. Pensando nisso, selecionamos aqui as principais ofertas para que você possa entender e começar a pensar a escolher qual a que se encaixa melhor na sua realidade. A dica é: tente algo diferente!
1. Boxe
As famosas luvas vermelhas acolchoadas são uma marca do boxe, também chamado de pugilismo. Na modalidade, você precisa utilizar as mãos para produzir golpes que acertem partes do corpo do adversário. Durante uma sessão de treino de boxe, são estimuladas a consciência corporal e a técnica de proteção com as mãos para o ataque e a defesa.
A atividade segue algumas regras que organizam as práticas, como as lutas de até 12 rounds, com duração de 3 minutos cada. Isso pode variar, afinal, é uma aula e não competição. Pensando nisso, o professor avalia quais os formatos mais adequados para o contexto de cada turma.
Além disso, o boxe é uma ótima oportunidade para descarregar tensões do cotidiano. Ao final das aulas, você garante um relaxamento que contribui para ter mais calma ao tomar decisões, por exemplo.
2. Jiu-Jitsu
Em uma aula de Jiu-Jitsu, você busca o objetivo de derrubar e dominar o seu colega por meio de golpes — torções, pressões e alavancas. No entanto, tenha tranquilidade, pois assim como todas as outras modalidades de luta, os limites são respeitados, mantendo a sua integridade física.
O treino de Jiu-Jitsu trabalha bem as pernas e os joelhos. O motivo é que a luta precisa, fundamentalmente, de equilíbrio, postura e controle. Afinal, são por esses caminhos que os alunos conseguem dominar e imobilizar o colega.
3. Muay Thai
Uma modalidade muito popular, o Muay Thai tem adeptos de todas as idades, corpos e gêneros. Também chamado de boxe tailandês, ele facilita a conquista de benefícios em conjunto para o corpo e a mente. Quantas vezes você já teve vontade de desferir uma série de socos, chutes e caneladas?
Há quem tenha vergonha de admitir isso, ou reprima esse sentimento. E há quem escolhe o Muay Thai como uma via de descarregar a tensão, auxiliando na administração dos sentimentos e no fortalecimento do tônus muscular.
A atividade, de elevado gasto calórico, permite a escolha de formatos para todos os níveis de treino, do leve ao superintenso. Além disso, é um espaço interessante para observar a sua evolução na academia.
4. Aikido
Você pode ter ouvido ou lido esse nome em algum trocadilho ou meme na internet. No entanto, ao se permitir experimentar uma aula de arte marcial, você terá acesso a dicas importantes para a defesa pessoal. As posições e exercícios treinam a harmonia para utilizar a inteligência, direcionando a força para os lugares certos. Nesse sentido, é possível conseguir, com uma boa técnica, imobilizar um homem de 100 quilos.
5. MMA
O nome MMA significa artes marciais mistas. Popular na cultura televisiva, principalmente nos Estados Unidos, a modalidade também pode ser utilizada em aulas. Assim, durante o treino de MMA são utilizados golpes mistos que compreendem lutar em pé e no chão.
Boxe, Jiu-Jitsu, Muay Thai, Aikido ou MMA. A aula de luta para mulheres reúne os benefícios de uma vida saudável e de resguardar na defesa para caso alguma situação de perigo apareça. Neste texto você aprendeu que é possível experimentar qualquer uma dessas modalidades independente do seu tempo na academia.
Além disso, o treino de luta tem toda a segurança necessária para garantir a integridade corporal. Lembre-se que é uma aula e não um campeonato em que alguém precisa derrubar o outro adversário de uma forma intensa.
Então, agora que você sabe, vamos experimentar essas e outras formas criativas de colocar o corpo em movimento? Para isso, caso deseje, entre agora em contato conosco!