Muitos profissionais querem ter mais produtividade no trabalho. Para alcançar esse objetivo, eles têm diversas atitudes, como se organizar melhor, contar com ferramentas que facilitam o dia a dia, praticar atividades físicas e melhorar a qualidade do sono, entre várias outras.
Mas você sabia que o seu prato também tem uma influência direta na sua produtividade? Isso mesmo! Enquanto alguns alimentos são capazes de deixar o organismo mais ativo e bem disposto, existem outros capazes de minar a energia de qualquer profissional
Isso acontece porque cada alimento tem nutrientes diferentes, que interferem na quantidade de energia que é absorvida. E a deficiência de determinados nutrientes afeta diretamente o rendimento do organismo.
Pensando nisso, neste post, vamos mostrar alguns alimentos que vão turbinar a sua energia e produtividade no trabalho. Confira!
1. Café
Na medida certa, o famoso cafezinho ajuda a espantar o sono e o desânimo, deixando o cérebro mais ativo. Porém, em excesso, essa atividade pode aumentar os níveis de ansiedade e estresse — o que vai atrapalhar o dia de trabalho.
2. Chocolate amargo
Pouca gente resiste a um chocolate durante o dia, não é mesmo? Vale a pena investir nas opções amargas, que aumentam a atenção e a disposição, além de ajudarem a ter mais foco e bom humor.
Lembre-se de que esse poder está justamente na concentração de cacau e, por isso, quanto mais alta ela for, melhor. Assim, dê preferência ao chocolate 70% cacau.
3. Peixe
Na hora do almoço, que tal optar pelo peixe? Além de ser uma proteína de digestão mais fácil (o que não vai deixar você pesado durante o resto do dia), ela é excelente para o cérebro.
Entre os principais benefícios para a produtividade, estão o aumento da concentração, a melhora do raciocínio e da memória, e a diminuição da sensação de cansaço.
4. Banana
Assim como o peixe, a banana oferece diversos benefícios para o cérebro, aumentando a produtividade no trabalho. Ela também melhora o humor, dá mais energia, reduz os riscos de anemia e também de dores musculares e câimbras, que podem afetar o rendimento de qualquer profissional.
5. Ovos
O ovo é uma excelente opção proteica para você começar o dia já com disposição. Além disso, ele é rico em colina, uma vitamina do complexo B que está diretamente relacionada à capacidade de aprender, à regulação da memória e à regeneração cerebral.
Geralmente, as pessoas sem restrição podem comer um ovo por dia.
6. Chá verde
Uma ótima opção para os amantes da bebida — e para quem quer evitar o excesso de café — é o chá verde. Isso porque ele tem a capacidade de estimular as enzimas antioxidantes do organismo, o que aumenta a produção de energia.
Como você viu, existem diversos alimentos que podem ajudar você a ter mais produtividade no trabalho — e os resultados serão ainda melhores se uma alimentação equilibrada for aliada à prática de atividades físicas. Afinal, um corpo em movimento responde melhor a todos os estímulos (inclusive os cerebrais) e às situações de estresse, além de descansar melhor.
Agora você já sabe quais são os alimentos aliados da produtividade no trabalho e viu que não são itens caros ou difíceis de acrescentar no seu dia a dia. Então, é só começar e sentir a diferença.
E sobre a atividade física, afinal, qual deve ser a duração de um treino para que você tenha os melhores resultados? O que influencia nesse tempo? Confira as nossas dicas e conheça as respostas!