Alimentos alcalinos são aqueles que têm o poder de realizar o equilíbrio do pH (Potencial Hidrogeniônico) do sangue. Eles são constituídos de toxinas que colaboram com os processos do corpo. Por isso, são indispensáveis ao organismo.
Esses alimentos reduzem a ação dos ácidos, considerados mais pesados, deixando o organismo em bom funcionamento — e isso é ótimo! Eles também têm a função de prevenir a ação de fungos e bactérias no organismo.
Quer saber mais sobre a ação dos alimentos alcalinos no corpo? Continue a leitura deste post e confira!
Conheça os principais benefícios dos alimentos alcalinos
O equilíbrio que esse tipo de alimento fomenta na saúde é bem significativo. Por essa razão, é necessário dar uma atenção especial ao selecioná-los nas refeições e lanches diários.
Ao ter uma alimentação bem equilibrada devido à ingestão de alimentos alcalinos, você vai conquistar diversos benefícios para o seu organismo. Confira os principais deles, a seguir!
Combate inflamações
O pH do sangue tem interferência direta na saúde de cada ser humano. Quando ele está baixo, o fluxo de oxigênio é reduzido, deixando o organismo sujeito a inflamações e doenças.
É importante saber que mesmo uma pequena redução no nível do pH já é o suficiente para afetar o sistema imunológico. Isso pode levar o organismo a sofrer pequenos transtornos que, quando não cuidados, podem resultar em doenças mais graves.
Reduz a chance de doenças
Um dos papéis dos alimentos alcalinos é equilibrar ou reduzir a acidez metabólica produzida no corpo, que pode ser eliminada pela urina. Eles agem para proteger o organismo de inflamações e estresse oxidativo, que promovem o envelhecimento e morte das células.
Ao consumir alimentos que contém substâncias alcalinas, você estará investindo na purificação do seu organismo para diminuir a chance de contrair cálculo renal, diabetes, câncer e outros males.
Equilibra os níveis de pH do sangue
O sangue, normalmente, tem o pH normal — na faixa entre 7,23 e 7,45. A alcalinidade ocorre quando o índice de ácido no organismo diminui ou quando os níveis de base são elevados.
O corpo faz uso de diferentes mecanismos para realizar o controle do ácido-base do sangue, seja por atividades eficientes do pulmão e dos rins, seja pelo consumo de alimentos alcalinos, que podem potencializar a saúde das pessoas ao fazer o equilíbrio de pH no sangue.
Reduz a acidez corporal
Por meio de vários processos que acontecem no organismo, os alimentos alcalinos colaboram com a redução da acidez no corpo.
Cada transformação do equilíbrio ácido-base instiga os mecanismos compensatórios automáticos que levam o pH do sangue a voltar ao estado normal. A redução acontece quando alguns órgãos agem para isso, como;
- liberação de dióxido de carbono pelos pulmões;
- regulação do volume de dióxido de carbono pelo cérebro;
- excreção do excesso de ácidos ou de base pelos rins;
- proteção sobre as alterações repentinas na alcalinidade ou na acidez, pelo sistema de tampão químico;
- compensação dos distúrbios metabólicos pelo sistema respiratório.
Auxilia na perda de peso
O consumo de alimentos alcalinos pode ajudar na perda de peso de uma forma saudável. Porém, é importante selecionar as opções que melhor auxiliam nesse processo e fazer uma combinação adequada ao ingeri-los.
A perda de peso ocorre quando o pH está em estado favorável e, assim, realiza a redução da retenção de líquido, a eliminação das toxinas e o aumento do metabolismo.
Veja quais são os alimentos alcalinos indispensáveis à dieta
Alimentar-se corretamente é primordial para ter uma saúde equilibrada. Se você não gosta de alguns desses alimentos que vamos citar, é importante encontrar uma forma diferenciada de comê-los ou substitui-los por outros alcalinos.
Caso você seja do estilo de pessoa que pratique atividades físicas, o ideal é manter o organismo equilibrado, pois isso ajuda nos bons resultados da malhação.
Como algumas pessoas costumam dizer, “o nosso corpo é uma máquina”. Ele tem funções complexas capazes de realizar transformações dos alimentos ao serem ingeridos — como manter, de forma efetiva, o equilíbrio do pH. Após ser consumido, o alimento é convertido em alcalino ou ácido depois da digestão e do metabolismo.
Por esses motivos, insira os seguintes alimentos na sua dieta diária.
Limão
O limão é composto por substâncias que promovem força ao corpo e resistência ao sistema imunológico, por ser rico em minerais, vitaminas, antioxidantes e eletrólitos. É uma fruta com alta acidez, porém, não causa essa reação no organismo. A sua função é produzir alcalinidade depois da digestão.
Espinafre
O espinafre é um vegetal que contém bastantes vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e fitoquímicos. Tem alta taxa de ácido fólico e vitamina K. Melhora a visão e ajuda a digerir os alimentos.
Maçã
A maçã é uma fruta rica de diversas propriedades benéficas para a saúde. É fonte de fibras e fortalece o sistema imunológico, além de contar com variações de minerais, vitaminas e fitoquímicos que protegem o organismo. Por fim, é composta por várias enzimas que conservam o equilíbrio dos hormônios naturais do organismo.
Alho
O alho é um excelente protetor da saúde, uma vez que realiza a limpeza do fígado, reduz a pressão arterial, melhora a saúde cardiovascular, e evita e combate doenças.
Melancia
A melancia é uma fruta com alto teor de água — aproximadamente 92% do seu peso é dessa substância. Em função disso, é considerada diurética, ajuda a sanar a sede e promove a limpeza do cólon. É rica em betacaroteno, licopeno, vitamina C e fibras.
Couve
A couve é um vegetal altamente nutritivo. Oferece vitaminas e minerais para o organismo, contém uma quantidade reduzida de sódio, é antioxidante e excelente para proteger dos efeitos dos radicais livres.
Compreendeu como os alimentos alcalinos favorecem o organismo? Vale ressaltar que produtos industrializados, enlatados, gordurosos e com farinha branca não fazem parte desse tipo de alimentação.
Na sua dieta alcalina, podem ser acrescentados vegetais e frutas que possam equilibrar o pH do sangue, juntamente com alimentos in natura ricos em fibras e minerais. Mas é sempre importante contar com a ajuda de um nutricionista para indicar a melhor combinação para o seu objetivo.
Achou que o conteúdo contribuiu para que você tenha uma alimentação bem equilibrada? Para complementar suas informações, sugerimos ler nosso artigo sobre os poderes dos alimentos termogênicos naturais!