Durante a gestação, toda mulher se preocupa com a saúde — seja a do bebê, seja a própria. Por isso, ela busca acompanhamento médico e uma alimentação saudável.
Porém, uma incerteza que surge é sobre os benefícios do exercício físico para grávidas. Eles são recomendados? Qual é a intensidade? Sabendo da importância desse tema, preparamos um conteúdo especial para responder a essas questões.
Neste post, veja tudo que é preciso saber sobre a atividade física e a gravidez, para que seja possível cuidar do mais importante: a saúde. Continue a leitura e confira!
Quando o exercício físico para grávidas é indicado?
Se você já fazia exercício físico regularmente, a mudança será mais natural — ainda que seja preciso fazer algumas adaptações por causa do período, como alterar a intensidade para um nível mais moderado. Entretanto, se busca se exercitar por causa da gravidez, é melhor começar com calma para não se exceder.
De qualquer forma, o ideal é consultar o seu obstetra para avaliar se a ginástica está liberada — se for uma gravidez de alto risco, por exemplo, muita coisa está em jogo. Em alguns casos, a grávida precisa de repouso absoluto.
Tendo a liberação do seu médico, procure por um educador físico para receber a orientação adequada durante a atividade.
Quais são os benefícios do exercício na gravidez?
O médico liberou e você tem um educador físico acompanhando a sua rotina de treinos — muito legal! Fazendo tudo certinho, é só colher os benefícios do exercício físico durante a gravidez.
Quer saber quais são? Confira alguns deles, a seguir!
Diminuição do inchaço
A atividade física, mesmo sendo leve e moderada, ajuda na circulação sanguínea e linfática das pernas, reduzindo — e até evitando — os inchaços nos pés e tornozelos.
Redução de dores nas costas
Naturalmente, as grávidas sentem dores nas costas, já que estão carregando um peso a mais. Porém, os exercícios realizados em uma academia ajudam a fortalecer toda a musculatura das costas, melhorando a postura e auxiliando a suportar o peso da barriga.
Controle da diabetes e da obesidade
Assim como para todas as pessoas, os exercícios físicos controlam a diabetes e a obesidade. No caso das grávidas, com toda a mudança no corpo, esses problemas acabam se tornando comuns e até mais graves, como a diabetes gestacional.
Melhora no funcionamento do intestino
O intestino preso é um problema comum entre as grávidas, causando dores abdominais fortes. O exercício físico melhora o movimento gastrointestinal e faz a digestão ser a mais natural possível.
Redução de chances de depressão pós-parto
A depressão pós-parto atinge de 10 a 20% das mamães. Entretanto, a atividade física é uma boa forma de combater esse problema.
Isso porque o corpo libera endorfina, reduzindo a depressão, a ansiedade e o estresse; e melhorando o humor, a autoconfiança e a autoestima.
Como você pode ver, o exercício físico para grávidas traz inúmeros benefícios. Entretanto, pode oferecer riscos se for feito sem supervisão. Por isso, como dissemos, sempre procure por um profissional.
Se você busca se exercitar durante a gravidez, entre em contato conosco para uma aula experimental. A sua saúde e a do seu bebê agradecem!