Treinamento funcional x musculação: saiba a diferença
Treinamento funcional x musculação: saiba a diferença

Treinamento funcional x musculação: saiba a diferença

Você decidiu cuidar melhor da saúde, sair do sedentarismo e começar a se exercitar. Ao chegar à academia, deparou-se com diferentes modalidades e não sabe qual escolher? Uma das principais dúvidas das pessoas nesse momento é entender a diferença entre treinamento funcional x musculação.

Se esse também é um dos seus questionamentos, fique tranquilo que vamos falar sobre isso! Neste post, vamos explicar o que são o treinamento funcional e a musculação, os benefícios de cada prática e as diferenças entre elas. Acompanhe!

Treinamento funcional

O treinamento funcional é um treino que se baseia nos movimentos naturais do ser humano. Além de trabalhar a força, ele também promove o aumento da resistência e da flexibilidade. No treino funcional, não são utilizadas as máquinas, e, sim, acessórios, como halteres, anilhas, elásticos e bolas. Com o auxílio desses materiais, é possível trabalhar as diferentes valências por meio de movimentos livres, ativando o corpo todo e diversas articulações ao mesmo tempo, de uma forma harmônica.

Além disso, esses movimentos se assemelham, muitas vezes, à movimentação natural do corpo realizada durante todo o dia. O agachamento livre exige uma postura correta para ser realizado, que pode ser replicada durante um agachamento para pegar um objeto no chão, por exemplo.

Benefícios do treinamento funcional

Os principais benefícios do treinamento funcional são:

  • melhora da consciência corporal;
  • aumento da flexibilidade e do equilíbrio;
  • diminuição do risco de lesões devido ao trabalho integral do corpo;
  • aumento da agilidade;
  • perda de gordura corporal;
  • aumento da motivação pelas aulas diversificadas.

Musculação

A musculação é um treino realizado utilizando máquinas que são desenvolvidas especialmente para trabalhar as diferentes musculaturas do corpo. Devido a essa ação, a principal característica da modalidade é a hipertrofia muscular, ou seja, o aumento dos músculos que se dá pelo crescimento do número de células e do tamanho.

Benefícios da musculação

Os principais benefícios da musculação são:

  • fortalecimento da musculatura;
  • aumento da densidade óssea;
  • aumento da massa magra e perda de gordura;
  • diminuição de dores relacionadas à fraqueza muscular;
  • maior segurança no movimento devido à ação guiadora da máquina.

Diferenças entre treinamento funcional x musculação

Agora que você já conhece o que é e quais são os benefícios da musculação e do treinamento funcional, chegou o momento de saber quais são as principais diferenças entre esses dois métodos.

Trabalho da musculatura isolada e completa

Apesar de ambos trabalharem a força, uma das principais diferenças entre eles é que a musculação exercita a musculatura de forma isolada, enquanto que, no funcional, o exercício trabalha o corpo de forma mais completa. Ao realizar um leg press na máquina, por exemplo, há uma ativação somente da articulação do joelho e dos músculos que fazem parte dela. A região mais trabalhada é o quadríceps (parte da frente da coxa). De forma secundária, o movimento ainda ativa os glúteos e as partes de trás e lateral.

No funcional, o exercício que trabalha de forma primária o quadríceps é o agachamento com a barra livre. Nele, temos envolvidas três articulações: dos joelhos, do quadril e do tornozelo. Nesse caso, musculaturas de todo o corpo são envolvidas durante o agachamento, inclusive partes auxiliares, como o abdômen e a lombar.

Movimento guiado e consciência corporal

Outra grande diferença é com relação ao movimento. Na musculação, o exercício é feito de forma guiada. Ou seja, a máquina não permite que o movimento seja feito de forma errada, pois as roldanas e sua mecânica limitam essa possibilidade.

No treinamento funcional, não há essa limitação das máquinas. Por isso, é necessário ter uma grande consciência corporal para realizar o movimento de uma forma correta, sem prejudicar articulações e musculaturas.

Repetição e dinamismo

Outra característica que diferencia os dois treinos é o dinamismo. O treinamento funcional costuma ser composto de movimentos variados. É possível treinar o corpo de forma harmônica, sem necessariamente repetir todos os exercícios a cada semana. Muitas pessoas gostam dessa variação, mas há quem prefira realizar treinos mais repetitivos. A musculação costuma ter uma opção menor de exercícios. Por isso, mesmo que haja a possibilidade de uma variação, é mais difícil fazer com que se tenha novidades a cada treino.

Hipertrofia e ganhos variados

A musculação é a melhor opção para quem busca hipertrofia muscular. Devido à sua ação de isolar as musculaturas em cada movimento, fica muito mais fácil aumentar a força, especificamente naquele músculo. Já o funcional, além de trabalhar a força de uma forma mais distribuída, também promete ganhos variados, como o aumento da resistência devido aos circuitos metabólicos, da flexibilidade e do condicionamento físico como um todo.

Treino dos grupos musculares e dos movimentos

Por fim, a última diferença que vamos trazer aqui é a respeito do planejamento e da execução do treino. Na musculação, cada sessão é planejada pensando na musculatura ou nos grupos musculares a serem trabalhados. Num primeiro treino, você trabalha os músculos das costas e do quadríceps, por exemplo. Em outro dia, do peito e tríceps, e assim por diante.

O treinamento funcional não leva em consideração as musculaturas, mas, sim, as articulações e os chamados padrões de movimento que um corpo pode executar. Sendo assim, em um dia, você pode realizar exercícios de empurrar e aqueles que envolvem a articulação do joelho. No outro, você faz de puxar e os que trabalham a articulação do quadril. Essa divisão reforça outras características que já destacamos aqui, de que a musculação foca no músculo e na hipertrofia, e o funcional desenvolve os movimentos do corpo e a musculatura pensada como um todo.

Trouxemos diversas características do treinamento funcional e da musculação, bem como seus benefícios e o que diferencia as duas práticas. Isso não quer dizer que uma seja melhor que a outra, mas que elas têm propósitos diferentes. Muitas pessoas, inclusive, costumam mesclar as duas modalidades.

Para você conseguir decidir entre treinamento funcional x musculação, nada melhor do que conhecer as duas modalidades na prática. Existem muitas academias, como a Fitclass, que oferecem ambos os tipos de exercício e ainda permitem que o aluno faça algumas aulas experimentais.

Então, animado para escolher entre treinamento funcional e musculação? Entre em contato com a Fitclass e agende sua aula experimental agora mesmo!