Dentro de uma rotina repleta de obrigações e responsabilidades, é comum deixar de lado as atividades físicas, justamente o que faz com que a sua qualidade de vida aumente. Como consequência, aparece o sedentarismo — e sair dele não é uma tarefa tão simples de ser alcançada.
Essa, infelizmente, é uma situação muito comum. A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou dados preocupantes sobre a condição no Brasil: 47% dos brasileiros não praticam uma quantidade suficiente de exercícios físicos para se manterem saudáveis — uma realidade que precisa ser combatida na busca por uma maior qualidade de vida.
Que tal, então, saber mais sobre o que é o sedentarismo e como sair dele de forma saudável? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, e garantir a sua qualidade de vida e a de sua família. Confira!
O que é o sedentarismo?
Na prática, o sedentarismo é a ausência ou redução de atividades físicas na rotina de uma pessoa. Quem não caminha e não pratica exercícios regularmente, consequentemente, não tem uma qualidade de vida muito elevada. Os problemas causados pela condição são muitos, sendo responsável por diabetes, doenças cardíacas e até câncer.
Como combatê-lo de forma eficiente?
Que tal combater o sedentarismo? Listamos quatro dicas para que você melhore a sua qualidade de vida o mais rápido possível. Confira!
1. Faça uma avaliação
O primeiro passo é avaliar as suas condições físicas e entender o caminho que precisa ser percorrido. Assim, fica mais fácil traçar as ações que precisam ser tomadas para superar o sedentarismo e aprimorar a sua qualidade de vida.
2. Estabeleça metas que possam ser atingidas
Não estipule metas muito distantes: foque nos resultados mais próximos de serem alcançados. Assim, você garante a sua motivação e não desanima com objetivos à longo prazo e distantes de serem realizados.
3. Escolha exercícios prazerosos
Outro passo fundamental é escolher atividades físicas que proporcionem prazer. Muitas vezes, o cansaço também vai aparecer, porém, fazendo exercícios que combinem com os seus gostos, as chances de manter uma rotina saudável são muito maiores.
4. Conte com uma ajuda especializada
Conte com a ajuda de quem entende do assunto, como academias, professores e personal trainers. Dessa forma, você tem a opinião de quem sabe quais podem ser as ações mais eficientes em busca dos objetivos traçados.
Qual é a importância de seguir um passo de cada vez?
É importante ter calma quando falamos em sedentarismo e como sair dele. Afinal, esse é um processo focado no longo prazo, e as suas ações devem seguir essa mentalidade. Por isso, sempre respeite os seus limites e não force o seu corpo. Assim, aos poucos, você vai notar uma evolução na busca pelo seu objetivo final.
Como vimos, o sedentarismo é um problema grave e, infelizmente, muito comum — mas que pode ser combatido com ações simples dentro da sua rotina. Para melhorar a qualidade de vida, é preciso muito esforço e a consciência de que é um processo à longo prazo e que deve sempre respeitar os limites de cada um.
Agora que você já sabe o que é o sedentarismo e como sair dele, que tal dar o próximo passo? Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos um artigo com algumas dicas de atividades físicas que você pode realizar no Capão Redondo. Da musculação até aulas de Zumba e Dança, alguma atividade vai se encaixar no seu perfil!