Incluir na rotina hábitos saudáveis tem se tornado uma necessidade para muitas pessoas. O sedentarismo vem sendo apontado como o grande vilão contra a saúde, podendo ser mais prejudicial que o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Atividade física regular, aliada a uma boa alimentação, pode prolongar a vida e melhorar a sua qualidade.
O tempo pode ser um empecilho para a prática de atividade física, já que, nos grandes centros urbanos, as pessoas passam a maior parte do dia no ambiente de trabalho ou em deslocamento. Por tudo isso, usar bike para ir trabalhar é uma excelente alternativa. Neste artigo, você encontrará algumas dicas para começar essa mudança e os principais benefícios que ela oferecerá. Vamos lá!
O que fazer antes de começar?
Em primeiro lugar é muito importante verificar o bom estado de funcionamento da sua magrela, caso você já possua uma. Se ainda não tem uma bicicleta e pretende comprar uma, leve em consideração o tamanho e as características técnicas que melhor se adaptam a você e ao seu itinerário. É indicado que você faça uma revisão completa antes de fazer uso periódico para não ficar na mão e nem se machucar.
A segurança deve ser uma preocupação constante. Por isso, é fundamental que você tenha todos os equipamentos de proteção, como capacete e luvas. Além disso, a bike deve estar equipada com retrovisores, sinalizador sonoro e iluminação. Descuidar desses itens pode levar a acidentes graves e ao descumprimento do código de trânsito, o que pode ter consequências jurídicas.
Quais são os cuidados essenciais?
Obedecer às leis de trânsito é indispensável. As bicicletas estão sujeitas à legislação, assim como os outros veículos, e você deverá sempre se comportar com responsabilidade quando estiver trafegando. Respeitando a sinalização e as outras pessoas, você fará a sua parte para que a bicicleta seja uma alternativa de transporte segura.
Se você não é um ciclista e começará no mundo das bikes, é recomendado que alterne os dias e evite trajetos muito longos nos primeiros. Além disso, use roupas adequadas, faça alongamentos antes e depois para evitar dores musculares e, o mais importante, beba muita água. Leve sempre uma quantidade generosa consigo e não se esqueça de manter a hidratação! Veja, a seguir, a lista de benefícios que elencamos.
Quais os benefícios da prática?
1. Economia
O dinheiro é, certamente, um dos itens mais subestimados quando pensamos em alternar, ou trocar definitivamente, os meios de transporte convencionais pela bicicleta. Porém, não se engane, já que, dependendo da distância e do tipo de transporte que você utiliza, usar bike para ir trabalhar pode ter um efeito muito significativo no seu orçamento.
O alto preço dos combustíveis tem tornado as conduções movidas a combustão muito caras, sejam coletivas, sejam individuais. Além disso, considerando que a prática de atividade física é uma necessidade básica, escolher a bicicleta economiza dinheiro, e essa é apenas a primeira vantagem.
2. Preservação do meio ambiente
Os veículos movidos a combustão são um dos maiores vilões nos grandes problemas ambientais enfrentados, hoje, pela humanidade. A sustentabilidade deixou de ser um valor subjetivo e passou a ser uma necessidade a ser considerada em todos os aspectos da nossa vida, inclusive no meio de transporte que escolhemos no cotidiano.
Além de serem inofensivas ao meio ambiente, do ponto de vista de emissões de gases tóxicos, as bicicletas também consomem um número imensamente menor de recursos para serem fabricadas. Mesmo os carros elétricos utilizam uma grande quantidade de recursos minerais em sua fabricação. Por tudo isso, a bicicleta é o meio de transporte mais sustentável.
3. Qualidade de vida e bem-estar
A rotina nas cidades tem imposto um modo de vida solitário às pessoas. Muitas horas de trabalho e pouco lazer são extremamente prejudiciais para o bem-estar. A socialização é um dos elementos fundamentais para que as pessoas se sintam bem e possam ser mais produtivas e felizes. É possível fazer novos amigos e conhecer lugares e pessoas novas pedalando pela cidade.
O deslocamento recreativo que a bike possibilita é um excelente remédio para a ansiedade que aflige grande parte das pessoas nos dias de hoje. Para ter uma mente sã, é preciso ter um corpo são, e usar bike para ir trabalhar ajuda muito nos dois quesitos. Sentir-se bem consigo mesmo é o primeiro passo para ter uma vida mais saudável.
4. Melhora da saúde
É isso mesmo. A saúde física e psíquica das pessoas que praticam atividade física regularmente é bastante aprimorada. Entre alguns dos benefícios aproveitados por quem prefere usar bike para ir trabalhar, podemos citar:
- o fortalecimento da musculatura das pernas e dos braços, principalmente;
- o fôlego melhor, afinal, pedalar é um exercício aeróbico, e, como tal, trabalha o coração e os pulmões, afastando doenças cardiovasculares;
- o equilíbrio aprimorado, visto que se manter sobre duas rodas estimula a coordenação motora;
- o peso corporal mais adequado, pois, obviamente, ir de bicicleta gasta bem mais calorias do que ficar sentado dentro do carro ou do transporte público, não é mesmo?
E, enquanto o seu corpo trabalha, a mente descansa! Além da liberação de endorfinas (relacionadas ao bem-estar e ao prazer) que acontece durante a atividade física, a possibilidade de escapar daquele trânsito parado no fim do dia já diminui consideravelmente os níveis de estresse.
5. Disponibilidade e agilidade
E, por falar em trânsito, chegamos ao último benefício da nossa lista de hoje! Hoje em dia, quase todas as cidades do Brasil têm um trânsito caótico — se não o dia inteiro, nos horários de rush. Como acabamos de dizer, ir trabalhar de bike evitará que você enfrente as filas paradas em seu trajeto de ida e volta, evitando o nervosismo.
De quebra, ainda é possível se mover com mais agilidade e disponibilidade por aí. Dependendo da distância percorrida, é possível que você chegue ao seu destino mais rápido do que se estivesse de carro!
Essas são apenas algumas das vantagens de usar bike para ir trabalhar! Vale a pena repensar os seus hábitos e mudar de atitude — em poucos dias, junto à sua magrela, você não desejará outra vida. O trânsito, o meio ambiente e a sua saúde agradecerão!
Gostou deste post? Está interessado em mais conteúdos relacionados ao bem-estar e à qualidade de vida? Basta curtir a nossa página no Facebook!