As responsabilidades da vida adulta transformam a nossa rotina, afinal são muitas coisas que temos que lidar ao mesmo tempo. Tem trabalho, cuidados com a casa, às vezes com filhos, e é super comum deixarmos a saúde em segundo ou até mesmo terceiro plano.
É normal, dentro desse contexto, que a gente faça as coisas no automático e a vida saudável, seja do corpo, seja da mente, acabe prejudicada. A sorte é que existem métodos que nos ajudam a melhorar esse cenário. Já ouviu falar da meditação diária?
Pois se tem curiosidade sobre o assunto, está no texto certo. Vamos descrever o que é, de onde surgiu, seus benefícios e até mesmo dar dicas de como praticá-la. Então siga com a leitura e aprenda!
O que é e de onde surgiu?
A palavra veio do latim “meditatum” e significa ponderar. A primeira utilização do termo foi por meio do Monge Guigo II, no século 12, e os registros eram associados à religião. Isso aparece principalmente nas escrituras pré-históricas, onde as antigas civilizações cantavam os mantras e entravam em uma espécie de êxtase durante rituais que faziam oferenda para os deuses.
Existem documentos na Índia que indicam que a meditação diária mais próxima da que conhecemos hoje surgiu há mais de 3 mil anos antes de Cristo, e com o passar dos anos se espalhou pela Ásia. Por muito tempo só foi feita nos países orientais, mas por volta do século 20, ela se popularizou nos Estados Unidos, graças a Paramahansa Yogananda. O guru indiano definiu como propósito de sua vida difundir a prática no Ocidente.
Com a disseminação, foram acontecendo pequenas modificações ao serem adotadas por outras religiões, como o Budismo, Hinduísmo e o Judaísmo. Apesar de ter muitos métodos, o principal objetivo dela é sempre o mesmo: entrar em contato com a nossa essência e, a partir disso, evoluir.
Quais os benefícios?
Está ficando cada vez mais comum conhecer pessoas que estão praticando a meditação diária e o principal motivo é por ser uma forma de buscar um equilíbrio dentro do dia a dia tão agitado. Mas se você pensa que os seus benefícios são só acalmar corpo e mente, está redondamente errado. Ela influência o estresse, ajuda na ansiedade e até ameniza aquelas noites mal dormidas. Então, agora que já sabe sobre o seu surgimento e o que é, vamos destacar a seguir as vantagens de praticá-la.
Ameniza a falta de sono
A insônia afeta diretamente a nossa saúde e traz como consequência a fadiga e falta de apetite. As pessoas que sofrem desse mal geralmente têm que fazer o uso de medicamentos para conseguir se desligar da rotina e descansar. A meditação diária ajuda a combater o problema e age como uma ação relaxante que tranquiliza corpo e mente e os deixa melhores para dormir.
Melhora os sintomas da ansiedade
Considerada como o mal do século, a doença tem atingido adultos e até mesmo crianças. Muitos compromissos, a sobrecarga de expectativas e a cobrança pelo desempenho acadêmico podem ocasionar isso. Além dos tratamentos tradicionais, como terapia e remédios controlados, a pessoa que sofre com a ansiedade pode praticar a meditação. Por meio de métodos de respiração e concentração, ela ajuda a baixar a pressão arterial e a desacelerar a pessoa que consegue relaxar e se desconectar do mundo.
Diminui o estresse
Esse é um outro sintoma comum de quem vive uma rotina acelerada. São problemas no trabalho, trânsito e em casa, que nos deixam fora do estado normal. Um bom remédio para isso? Incluir o assunto deste texto em seus horários livres, afinal, assim você vai conseguir lidar com os problemas e a dor que eles causam!
Ajuda na síndrome do intestino irritável
A falta de sono, a ansiedade e o estresse podem ocasionar problemas no intestino. Além disso, outros fatores como falta de fibras, de água e até alimentação inadequada conseguem impedir uma boa digestão. Ao meditar, você consegue controlar o seu corpo e ativar várias funções dele, permitindo que os órgãos sigam os seus fluxos naturais.
Auxilia na perda de peso
É uma tarefa difícil encontrar alguém que esteja totalmente satisfeito com o seu corpo. Quer perder algumas gordurinhas e ainda manter a saúde em dia? Então você precisa meditar. Incluir esse exercício na sua rotina ajuda na perda de gordura, porque, ao relaxar, é possível mudar os genes e combater inflamações corporais, o que auxilia no emagrecimento.
Como fazer?
São tantos benefícios que é quase impossível não querer incluir essa atividade em seu dia a dia, não é mesmo? E não pense que é preciso fazer o impossível ou que requer equipamentos super especiais. Tem um lugar silencioso na sua casa? Então é lá que vai ser o seu cantinho para fazer a meditação diária. Além disso, tem outros passos para conseguir um momento de paz, e nós falamos sobre eles nos próximos itens.
Escolha um bom horário
Um dos principais passos para se manter saudável é tirar um momento para você. Portanto, reserve um horário em que ninguém vá lhe atrapalhar, seja pelo telefone, cônjuge, filhos, trabalho ou até mesmo animais de estimação. É indicado fazer a tarefa no nascer e no pôr do sol, pois é quando a natureza está transitando entre dia e noite.
Esteja em um ambiente silencioso
A escolha do local também é de extrema importância, então procure por um ambiente que não tenha barulhos externos. Lugares calmos e quietos vão fazer com que você aprecie muito mais a experiência e tire proveito de todos os benefícios. Pode ser um quarto, uma varanda ou até mesmo a sala da sua casa: o importante é ter tranquilidade.
Sente-se confortavelmente
Como já destacamos, o exercício trabalha bastante a respiração, então a sua postura também faz toda a diferença, portanto foque bastante no relaxamento do seu corpo e certifique-se de estar confortável. Mantenha a coluna ereta de forma que descanse os ombros e o pescoço. A posição de Lótus é a mais comum de fazer, mas não é uma regra, o essencial mesmo é relaxar.
Ouça músicas relaxantes
Tem dificuldades de se desligar do mundo externo? Então nada melhor que colocar músicas relaxantes. Existem playlists específicas para fazer essa atividade, é só procurar nesses aplicativos de vídeos e músicas. Sabe aquele ma-ra-vi-lho-so som da chuva? Então, é uma excelente pedida para esse momento. Mas não precisa se limitar a ele, veja suas preferências e dê início a esse processo relaxante!
Com este texto queremos mostrar os benefícios da meditação diária. Diante de uma rotina pesada, é necessário parar e dedicar um tempo a você e a sua saúde, seja ela mental, seja corporal. Quer um incentivo para começar? Então baixe os aplicativos relativos ao tema! Eles vão ajudar a desenvolver as dicas que demos e facilitar o equilíbrio no dia a dia.
E aí, já achou o melhor local para praticar a meditação? Deixe um comentário no post. A sua participação é essencial para nós!