Está buscando mais saúde, queima de gordura corporal e melhora na qualidade de vida? Então, o treino GAP é uma excelente opção para você! Apesar de esse tipo de aula ser muito benéfica à saúde, muitas pessoas não sabem como ela funciona ou o que a sigla significa — e é por esse motivo que estamos aqui!
A sigla GAP quer dizer glúteos, abdômen e pernas — as partes do corpo trabalhadas em uma aula desse tipo. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, é só continuar acompanhando este post. Nele, falaremos um pouco mais sobre o que é o treino GAP, para quem ele é indicado, quais são os seus benefícios e muito mais!
O que é o treino GAP?
O treino GAP é uma ginástica localizada de alta intensidade, focada nas musculaturas dos glúteos, abdômen e pernas. Apresenta um alto gasto calórico e — o melhor de tudo — pode ser feito em apenas 30 minutos. Ou seja: em pouco tempo, é possível trabalhar três musculaturas diferentes e muito importantes para o corpo.
A aula de GAP é realizada em grupos e é conhecida por ser muito animada. Os professores preparam as atividades e cada aluno realiza os movimentos propostos com cargas que condizem com o seu condicionamento físico.
Por isso, apesar de ter um aspecto coletivo, o treino GAP é personalizado e respeita as capacidades de cada um. Outra característica legal é que ele é aeróbico (elevando os batimentos cardíacos), ao mesmo tempo em que treina força.
Para quem esse tipo de treino é indicado?
Muitas pessoas pensam que o treino GAP é destinado apenas para as mulheres. Na verdade, essa característica de ser uma aula feminina é da década de 90, em que elas lotavam as salas das academias em busca de um abdômen sarado e pernas fortes.
Apesar da antiga tendência, essa ideia ficou no passado: atualmente, muitos homens têm marcado presença nas aulas de GAP. Portanto, esse tipo de treino não é restrito apenas ao público feminino, sendo indicado para qualquer pessoa que desejar exercitar essas partes do corpo.
Quais são os benefícios do treino GAP?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o treino GAP e quem pode praticá-lo, chegou o momento de conhecer quais são os principais benefícios de participar dessas aulas!
Alta queima de gordura
A primeira vantagem do treino GAP é a alta queima de gordura que ele proporciona. Por ser intensa, a aula exige do corpo um gasto calórico elevado e, consequentemente, uma boa queima de gordura corporal.
Por esse motivo, o treino GAP é uma excelente opção para aquelas pessoas que estão buscando perder uns quilinhos.
Aumento da resistência
Além da redução da gordura corporal, um treino intenso também permite adaptações metabólicas que levam a um aumento de resistência —mudança muito importante na melhora da qualidade de vida. Sabe aquele cansaço comum ao subir escadas, por exemplo? Ele vai desaparecendo gradativamente conforme o corpo vai se tornando mais resistente.
Aumento da força
O aumento da força proporcionado pelo treino GAP pode ser considerado um ótimo benefício. As regiões que são ativadas durante essa aula são fundamentais para o bom funcionamento do corpo.
As pernas fortes permitem uma melhor locomoção e movimentação. Já o abdômen treinado tem a função de proteger toda a região lombar, além de proporcionar maior resistência para realizar tarefas diárias.
Alívio do estresse
O exercício físico é um excelente remédio para o estresse, e o treino GAP é uma boa opção. Como ele é animado e ativo, as pessoas costumam se esquecer dos problemas no tempo em que estão fazendo a atividade.
Além disso, depois da aula, o corpo fica mais relaxado, trazendo uma sensação de prazer e disposição.
Prevenção de lesões
Fortalecer a musculatura corporal é a melhor maneira para manter as lesões afastadas, seja para pessoas atletas ou não atletas. Sabe aquele tropeção que, muitas vezes, resulta em uma entorse de tornozelo e prejudica os ligamentos? Ele pode ser evitado se essa musculatura estiver forte o suficiente para manter o corpo estabilizado.
Aumento da disposição
Todos os outros benefícios somados (maior força e resistência, menos estresse e prevenção de lesões) contribuem para que o treino GAP tenha mais uma vantagem: o aumento da disposição. As pessoas cansam menos e se sentem mais felizes e dispostas para realizar tarefas diárias ou, até mesmo, outras atividades físicas.
Qual é a importância de utilizar os equipamentos e acessórios adequados?
Apesar de o treino GAP utilizar muito a força corporal, diversos acessórios fazem parte da aula, para que a exigência possa ser elevada ou diminuída, conforme a capacidade de cada um.
Uma pessoa que ainda não está preparada para utilizar uma caneleira de determinado peso, por exemplo, deve realizar os movimentos com uma carga menor. O mesmo serve para todos os outros acessórios durante a aula.
Por que é necessário seguir a orientação de um profissional qualificado?
O assunto tratado no tópico anterior pode ajudar a responder a essa questão: durante a aula, muitas vezes, o aluno não sabe se está realizando o movimento de forma correta — e o peso elevado pode ser um dos motivos para que a execução seja prejudicada. Um professor qualificado conseguirá rapidamente perceber esse problema, adequando a carga, arrumando o movimento e evitando que esse aluno tenha algum tipo de lesão.
Além disso, um profissional capacitado também oferecerá uma aula de qualidade, aumentando a queima de gordura e proporcionando melhores resultados.
Estar em movimento, escolher uma atividade física de que goste e ter uma frequência na academia é o primeiro passo para aqueles que desejam perder peso e ser mais ativos, além de melhorar a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar. O treino GAP trabalha três partes importantes do corpo, pode ser feito por qualquer pessoa e, como vimos, pode ser realizado em apenas 30 minutos, trazendo resultados excelentes.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o treino GAP? Se você ficou com vontade de experimentar uma aula para conhecê-lo na prática, entre em contato com a FitClass e conheça essa modalidade!