Os suplementos alimentares são produtos elaborados com substâncias químicas que têm o objetivo de fornecer complemento alimentar. A maioria tem em sua composição uma grande diversidade de minerais e vitaminas, por essa razão, são conhecidos como multivitamínicos
No entanto, também podem ser elaborados com apenas algumas substâncias específicas, como no caso da spirulina e da creatina, que são próprias para quem pratica atividades físicas.
Para que seu uso aconteça de forma correta, é importante saber quais são os tipos de suplementos, e é sobre isso que vamos falar neste post. Boa leitura!
1. Hipercalóricos
Os suplementos hipercalóricos servem para auxiliar no ganho de peso e no fornecimento de calorias. Seu valor energético é bem elevado, pois eles contêm vitaminas, gorduras, proteínas, aminoácidos e carboidratos que se transformam em açúcar quando metabolizados. Também contêm micronutrientes, que englobam a maltodextrina, ou são formados por waxy maize, que são os carboidratos elaborados a partir do milho.
Esses suplementos são indicados para quem tem o metabolismo acelerado e, consequentemente, dificuldade de ganhar peso. Além disso, são ideais para quem pratica esportes e musculação e pretende ganhar massa muscular. Ao consumir esse produto, o indivíduo ganha força e eleva a sua condição física.
Por ser um suplemento hipercalórico, é importante ficar atento e obedecer as dosagens de ingestão. Afinal, quando ingerido em excesso, pode gerar uns quilinhos a mais.
2. Proteicos
No time de pessoas que praticam exercícios físicos, o suplemento proteico é um dos complementos nutricionais mais requisitados. Um exemplo é o whey protein, que significa proteína do soro, ou seja, do leite.
A quantidade de nutrientes presentes nesse tipo de suplemento depende do tipo de leite que foi usado para retirar o soro, da maneira como foi produzido e de outras especificidades. Devido à sua composição, ele é ingerido com o intuito de adquirir resistência física, para malhar com muita determinação e, assim, ganhar massa muscular.
É importante compreender que, durante os exercícios físicos, a musculatura passa por pequenas lesões, e isso ocasiona a perda de água, nutrientes e proteínas. Essa redução pode ocorrer em até 48 horas após os treinos. No entanto, quando há a suplementação, os músculos esqueléticos se recuperam com mais facilidade.
3. Probióticos
A princípio, é interessante saber o que são os probióticos. Trata-se de bactérias inofensivas que contribuem para o funcionamento do sistema digestivo, atuando para que o organismo tenha maior capacidade de absorver bem os nutrientes dos alimentos, além de prevenir e exterminar diversos tipos de infecções.
Ter uma boa saúde intestinal interfere diretamente no sistema imunológico. Esse benefício pode ser adquirido ao fazer a ingestão de uma substância probiótica, se possível, diariamente. Ao agir dessa forma, a pessoa pode sofrer menos transtornos digestivos e obter uma saúde mais equilibrada.
Vale ressaltar que há diversos tipos de cepas de probióticos. Cada uma tem a sua função: umas atuam na digestão, outras ajudam a regular o intestino. Ainda, há aquelas que fortalecem a imunidade, equilibram os hormônios e reduzem o peso e as medidas.
4. Termogênicos
Os suplementos termogênicos são também chamados de “queimadores de gordura”. Eles contêm substâncias que aceleram o metabolismo e fazem a pessoa produzir mais calor, como a cafeína. Como a ação dos termogênicos contribui para que aconteça a queima de gordura corporal, a pessoa perde peso.
Outra função dos termogênicos é auxiliar na redução do apetite e na vontade exagerada de comer doces. Eles podem auxiliar, ainda, no fornecimento de energia, fato que eleva a disposição durante os treinos e mantém o foco durante toda a atividade física, o que leva ao ganho de massa magra.
No entanto, antes de usar suplementos termogênicos, é importante passar por uma consulta nutricional, pois eles atuam no sistema nervoso central. Portanto, podem causar alguns efeitos colaterais, como arritmia, palpitações e elevação da pressão arterial. Além disso, se tomados em dose excessiva, é provável que as pessoas sintam tremores, insônia, irritabilidade e desidratação.
5. Antioxidantes
Os antioxidantes são os minerais, as vitaminas e os outros compostos químicos que têm a função de proteger as células do corpo de substâncias criadas pelo metabolismo e que podem prejudicá-lo.
A ingestão periódica de antioxidantes na dieta pode proteger o organismo de alguns problemas, como os diversos tipos de câncer, os derrames, as doenças cardíacas, a aceleração do envelhecimento etc.
Os treinos intensos e cansativos levam à produção de radicais livres. Em excesso, eles atacam as membranas celulares da musculatura e ocasionam dores. Nesse cenário, os antioxidantes são excelentes protetores contra danos que podem ocorrer nos tecidos musculares e ajudam os indivíduos a obterem boa performance, além de boa condição física.
6. Hormonais
Os suplementos alimentares hormonais são consumidos com o intuito de regularizar o sistema hormonal do organismo, para que todo o funcionamento metabólico ocorra da forma adequada.
Esses suplementos são chamados de pré-hormonais, mas não são hormônios, eles apenas facilitam o processo hormonal. Sua função é transformar o colesterol em testosterona.
Normalmente, são consumidos por pessoas que fazem atividades físicas e que pretendem aumentar a massa muscular magra, diminuir o tempo de recuperação dos músculos e reduzir a gordura do corpo. O seu propósito principal é potencializar e tornar mais fortalecido o hormônio que já existe no organismo.
A testosterona é um hormônio indispensável quando o indivíduo deseja alcançar a hipertrofia muscular e outros resultados esperados por quem frequenta a academia. Ao fazer a suplementação hormonal, a pessoa ainda pode desfrutar de vários outros benefícios, como:
- controle do estresse;
- elevação do desejo sexual;
- aumento da força física;
- elevação do grave da voz.
Por fim, saiba que, antes de fazer uma suplementação alimentar, é fundamental entender quais são os tipos de suplementos de que o seu organismo está precisando. A fim de obter esse conhecimento, é importante consultar um profissional da saúde para fazer um exame de dosagem hormonal. Ainda, é preciso compreender que o hábito de ter uma alimentação bem equilibrada não pode ser substituído pelo uso de suplementos.
Gostou de conhecer as peculiaridades dos suplementos alimentares? Então, siga nossas redes sociais para acompanhar outros conteúdos interessantes. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter.