Além de conferir algumas dicas sobre como melhorar os seus treinamentos ou emagrecer de forma saudável, também é preciso entender os processos que acontecem com o seu corpo durante uma atividade física. Conhecer os diferentes tipos de hormônios, portanto, é fundamental.
Da adrenalina até a insulina, os hormônios liberados durante a realização de um exercício são muitos e alguns deles são fundamentais para ter qualidade de vida. Que tal, então, entender um pouco mais sobre cada um e sobre como eles são importantes para o seu corpo e para a mente? Boa leitura!
Quais são os tipos de hormônios liberados durante os exercícios?
Afinal, quais são os tipos de hormônios liberados durante uma atividade física? Confira!
Endorfina
Nada melhor do que o sentimento de recompensa e do que o bem-estar sentidos logo após finalizar uma corrida ou uma aula de boxe, certo? Pois bem, a responsável por essa sensação é a endorfina. Os principais efeitos desse hormônio são o relaxamento e o alívio, que são muito comuns após uma atividade prazerosa. A substância, porém, não se limita a esse benefício, fortalecendo também o sistema imunológico.
Adrenalina
A adrenalina trabalha diretamente com a disponibilização de energia para o corpo, sendo responsável pela queima de gordura e, consequentemente, levando essa energia para o restante do organismo. Além disso, esse hormônio aumenta a pressão arterial e os níveis de respiração, garantindo que o corpo esteja preparado para responder aos estímulos da atividade física.
Serotonina
A serotonina serve como um complemento da endorfina. A substância também contribui para o bem-estar do organismo, mas por meio de determinados fatores, como a regulação do sono e do humor, além do controle da temperatura corporal e da sensibilidade às dores ao longo de um exercício físico.
Glucagon
Ao longo de uma atividade física, a glucagon é liberada e, rapidamente, os níveis de glicose também aumentam no seu organismo. Quanto mais intensa for a sua atividade, maior vai ser a quantidade dessa substância no seu corpo, sendo ela muito boa, por exemplo, para quem tem diabetes.
Leptina
Outro hormônio importante que é liberado durante uma atividade física é a leptina. A substância atua em uma etapa fundamental para qualquer objetivo: regulagem do peso. A partir do controle da saciedade e do apetite, a leptina assegura também o uso da gordura que está estocada em nosso corpo como combustível para o melhor funcionamento de todo o organismo.
Qual é a importância da atividade física na sua vida?
Com essas informações, portanto, fica claro como é fundamental adicionar atividades físicas de forma regular ao seu dia a dia. Não é uma questão de estética, para emagrecer ou ganhar massa magra, mas, sim, para melhorar a qualidade de vida e contribuir para o bem-estar do corpo e da mente.
Ao compreender quais são os tipos de hormônios liberados durante a prática de um exercício, fica difícil não encontrar motivação, certo? Afinal, são essas as substâncias que fazem o nosso corpo se movimentar e continuar se desenvolvendo, independentemente do seu objetivo final.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os principais tipos de hormônios e como eles são importantes para o seu bem-estar, que tal conhecer algumas práticas para potencializar esses efeitos? Descubra quais são os 5 hábitos para alcançar a longevidade de forma saudável.