O bem-estar e a saúde física e mental devem ser prioridades de qualquer pessoa, certo? A boa notícia é que, além de exercícios físicos, também existem outras práticas para melhorar a sua qualidade de vida. Utilizando sons de meditação, por exemplo, é possível melhorar o seu nível de concentração durante a prática e, assim, colher todos os benefícios dessa atividade.
Afinal, não é tão simples se concentrar durante a meditação, especialmente dentro de uma rotina corrida e repleta de responsabilidades e obrigações. Alguns sons, porém, conseguem facilitar esse trabalho, aumentando o seu nível de foco. Que tal, então, descobrir quais são as ondas sonoras que podem ser úteis na meditação? Continue a leitura deste artigo para saber mais. Confira!
O que é meditação e quais são os benefícios?
A meditação é uma das práticas mais eficientes para o bem-estar mental e físico de qualquer pessoa. Adicionando essa atividade ao seu dia a dia, os benefícios são os mais variados. Da melhor capacidade de concentração e memória até a redução dos níveis de estresse e dores crônicas. O aumento da imunidade é outra vantagem.
Em um período de isolamento social, fortalecer a saúde mental e a imunidade pode ser excelente para evitar o desenvolvimento de problemas mais graves. Afinal, segundo estudo da Universidade do Estado do Rio (UERJ), os casos de ansiedade e estresse mais que dobraram durante a quarentena devido à pandemia do novo coronavírus. Dois problemas que podem ser combatidos com a meditação.
Quais são os sons de meditação que aprimoram a concentração?
Entretanto, na prática, quais são os sons de meditação que podem colaborar para uma maior concentração durante essa atividade? Por incrível que pareça, os barulhos mais simples podem fazer uma enorme diferença. Os mais comuns são os sons da natureza, como as ondas arrebentando na praia ou pássaros se deslocando pela floresta. O barulho de chuva também pode funcionar.
O principal objetivo é permitir que você se isole de tudo o que está ao seu redor e se concentre em sons simples. Muitas pessoas conseguem fazer isso ouvindo música, porém, as letras ou as melodias podem tirar o seu foco da atividade principal. A natureza é, portanto, a opção mais indicada, colaborando para práticas como o mindfulness.
Uma das vantagens da tecnologia é justamente não precisar se deslocar para poder ouvir esses sons. Atualmente, existem inúmeros aplicativos gratuitos que podem ser muito úteis. Basta colocar os fones de ouvido, procurar um local mais quieto dentro da sua casa e começar, aos poucos, a se concentrar apenas nos ruídos que são ouvidos.
Os sons de meditação, portanto, podem ser excelentes auxiliares para ter um desempenho ainda melhor durante a atividade. Isolando a sua mente de barulhos do cotidiano, fica ainda mais fácil aproveitar todos os benefícios dessa prática e ter uma vida mais saudável.
Que tal ficar por dentro de outras novidades para a sua saúde e o seu bem-estar? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas publicações em primeira mão!