Você também acredita que uma pessoa saudável é aquela quem não tem doenças?
Vamos te contar uma breve história…
Dois irmãos gêmeos idênticos, Carlos e Marcelo, hoje com 61 anos de idade estão reunidos com toda a família, esposas, filhos, noras, genros e netos para um churrasco no sítio da família. Após o almoço, enquanto Carlos brinca no gramado jogando bola com as crianças, Marcelo está junto com seu genro sentado jogando dominó e bebendo cerveja. Mas, será que Marcelo só está no dominó por que não consegue correr e brincar com as crianças?
Na verdade, a resposta é que Marcelo nunca foi uma pessoa ativa. Desde a infância dos dois irmãos gêmeos Marcelo sempre preferiu brincadeiras menos ativas do que Carlos, este gostava de jogos de bola, andar de bicicleta, nadar no rio, acampar, enquanto Marcelo era caseiro, gostava de jogos de mesa e assistir televisão, no máximo soltava pipa na rua onde moravam. E durante toda a vida essas características dos dois irmãos foram se confirmando, pois Carlos sempre praticou esportes e exercícios físicos, já Marcelo foi se tornando cada vez mais sedentário.
Outra pergunta aqui é fundamental: será que Marcelo preferiria curtir mais as crianças, brincar com elas? Caso você ache, assim como nós, que a resposta é sim, que Marcelo preferiria estar curtindo mais os netos, então, é importante fazer uma auto avaliação dos seus hábitos e se perguntar se você também conseguirá ser saudável o suficiente para brincar com seus netos?
Após essa breve estória e, esperamos, uma pequena reflexão, perguntamos se você ainda acredita que uma pessoa saudável é aquela que não tem doenças?
Ser saudável é a junção de bons hábitos físicos e mentais. A famosa frase milenar do poeta e filósofo romano Juvenal “mente sã, corpo são” já expressava um conceito de equilíbrio saudável na vida do ser humano, e recentemente foi publicada uma pesquisa norte americana da Universidade John Hopkins que comprova que a proteína que atua na saúde mental, agindo como um antidepressivo natural, além de melhorar a memória e o aprendizado, também age na vitalidade dos músculos do coração. Portanto, a famosa frase tão conhecida e difundida ganhou uma comprovação científica.
Nosso bem-estar está intimamente ligado aos nossos sentimentos, ao nosso estado mental, à nossa capacidade de nos manter em equilíbrio. Diversos problemas como, financeiros, no trabalho, com a família costumam tirar nosso equilíbrio, mas devemos exercitar a mente e o corpo para não padecer, para manter a consciência e o físico ativos e, assim, enxergar soluções aos problemas e ter saúde para enfrentá-los.
Manter mentes e corpos saudáveis não é uma tarefa tão difícil. Ações simples de realizar no seu dia a dia podem gerar bem-estar, saúde e equilíbrio. Nós do Time FitClass preparamos um E-book com 10 dicas fáceis de implementar nos seus hábitos. Baixe esse conteúdo e dê um primeiro passo para alcançar “mente sã, corpo são”. Clique aqui e baixe nosso E-Book!