Sabemos bem a importância de praticar atividades físicas com regularidade para manter a saúde do corpo e da mente. Mas nem sempre a motivação para treinar acompanha essa consciência, e há dias em que é um desafio calçar o tênis para começar. Seja você um iniciante ou um atleta já acostumado aos treinos, saiba que manter o ritmo é fundamental para colher os resultados do que foi feito até o momento.
Além disso, o nosso cérebro gosta de rotina. Portanto, se você encarar o seu exercício como um compromisso que não pode ser cancelado, vai sentir a resposta positiva do seu corpo assim que começar!
Quer saber, então, como encontrar motivação para treinar? Veja as nossas 4 dicas.
1. Tenha uma meta alcançável
Muitas pessoas, sem perceber, criam a sua própria desmotivação antes mesmo de começar os treinos. Como isso é possível? Elas simplesmente estabelecem metas que são impossíveis — muitas vezes, não só para si mesmas, como para qualquer ser humano.
Um exemplo é definir a perda de 10 quilos em um mês. Esse pode ser um objetivo difícil, se você não tem tempo suficiente para treinar, se está começando agora e, até mesmo, se não colocou uma reeducação alimentar eficiente em seu plano. Ao perceber, em 15 dias, que essa perda foi de 2 quilos e que a meta de 10 quilos está cada vez mais longe, a pessoa já vai desistindo ali mesmo, perdendo a motivação de concluir o mês.
2. Seja persistente (e paciente)
Então, chegamos à segunda dica: não desista! Se a perda de peso do exemplo anterior não foi a esperada, seja persistente. Cada organismo responde de uma forma aos estímulos. Avalie junto a um profissional (seja ele o personal trainer ou o nutricionista) o que pode estar errado e deve ser ajustado e siga em frente.
Além disso, lembre-se de que, se você está começando agora, a sua mente e o seu corpo precisam de adaptação: além das naturais dores musculares, pode ser que a sensação de prazer ao praticar o exercício físico não venha de imediato.
3. Comemore as suas conquistas
Conseguiu correr 1 quilômetro? Comemore! Apenas o fato de você começar a mudar os seus hábitos em busca de mais saúde já deve ser celebrado, bem como todas as suas conquistas, sejam elas quais forem. Se você se propôs a começar uma aula de dança ou luta, por exemplo, considere tudo o que já aprendeu e os movimentos que conseguiu fazer nas últimas semanas — e use essas conquistas como motivação para treinar mais. Imagine o que vai conseguir fazer nos próximos 30 dias!
4. Encaixe a atividade na sua rotina
Encaixar um exercício físico no meio de um dia cheio de atividades é uma tarefa bastante desafiadora, mas não pode ser motivo para desistir — ou nem começar! Colocar o seu treino logo no começo da manhã, antes do trabalho ou da aula, vai ajudar a melhorar a sua disposição e produtividade ao longo de todo o dia, além de deixar você com a sensação de dever cumprido.
Por outro lado, também existem pessoas que preferem exercitar-se no final do dia, depois de terem completado a sua jornada. E outras conseguem, ainda, treinar no meio do dia, fazendo uma pausa estratégica ou, até mesmo, aproveitando o horário do almoço. O importante é você perceber o que funciona melhor no seu dia a dia, não utilizando a falta de tempo ou a escolha de um horário ruim como um fator de desmotivação.
Se você ainda não está animado o suficiente, saiba que a motivação para treinar vai aumentar a cada dia que você perceber os resultados aparecendo e sentir a endorfina no seu corpo. Vai e, se der preguiça, vai com preguiça mesmo!
Como fica a motivação para treinar no inverno? Será que os resultados são mesmo melhores nessa época do ano? Confira, agora, se isso é mito ou verdade!