Criar hábitos saudáveis não é uma tarefa feita da noite para o dia. Para realmente tirar as ideias do papel e colocá-las em prática, é preciso muito mais: força de vontade, organização, disciplina etc. A mudança de hábitos vem de dentro e deve ser feita um dia de cada vez.
Mas, ainda que pareça um esforço tremendo, saiba que as mudanças não precisam ser consumadas de forma radical. Mudar os hábitos aos poucos geralmente é muito mais efetivo do que tomar atitudes bruscas. Se você quer deixar os maus hábitos para trás e começar a ser mais saudável, deve ir tentando um pouco mais a cada dia.
Neste post, vamos mostrar como os hábitos são criados e como desenvolvê-los aos poucos — além, é claro, de enumerar hábitos para melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Quer saber mais? Então, continue a leitura!
Como são criados os hábitos?
Hábito é tudo aquilo que estamos acostumados a fazer com uma certa frequência definida. Ou seja, ações que fazem parte da sua rotina, como tomar banho toda manhã, almoçar todos os dias às 12h, assistir a um novo filme às quintas-feiras… Qualquer coisa que você faz sempre e que se torna comum aos seus olhos pode ser considerada um hábito.
Depois dessa explicação, você já pode imaginar que hábitos não são tão fáceis de criar, certo? Afinal, todas essas ações podem parecer fáceis para quem as faz diariamente, mas não se engane: elas só têm essa aparência porque são coisas que você faz há muitos anos. Assim, fazer de algo novo um hábito exige tempo, paciência e dedicação.
Além disso, enquanto alguns hábitos, como beber 2 litros de água por dia, são fáceis de criar, outros, como ir à academia diariamente, podem ser muito difíceis. Mas o que essas coisas têm em comum? Em ambos os casos, é preciso esforço para adequar esses novos hábitos à rotina.
Apesar de parecer um grande desafio, dia após dia, ao completar cada tarefa, você chegará mais perto do seu objetivo: uma rotina mais saudável.
Como desenvolver novos hábitos?
Primeiro, para que realmente haja uma mudança de hábitos, é preciso desmistificar o desenvolvimento deles. Apesar de ser algo a longo prazo, o processo de criar novas rotinas não necessariamente precisa ser exaustivo. Basta pensar metas factíveis e se esforçar para cumpri-las. E, caso falhe uma vez ou outra, não desista: apenas comece de novo no dia seguinte.
Quer um exemplo? Vamos supor que, para melhorar sua saúde, você queira começar a correr diariamente por 30 minutos. De início, reserve um horário fixo no seu dia para a corrida. Então, todos os dias, algum tempo antes, prepare-se para a atividade, de modo que não haja brechas para desculpas esfarrapadas.
Ao final de cada semana, faça uma autoavaliação para acompanhar seu progresso. Se houver falhas, identifique qual foi o motivo e como fazer para contornar o erro nas próximas vezes. Vale lembrar, mais uma vez, que alguns hábitos são mais difíceis de criar que outros; o importante, em todos os casos, é manter-se persistente.
Quais são os hábitos de pessoas saudáveis?
Para se tornar uma pessoa mais saudável e melhorar sua qualidade de vida, é necessário adotar algumas mudanças de hábitos. Desde se alimentar e dormir melhor até adotar práticas de exercícios físicos diariamente, há muito o que fazer. A seguir, confira 4 coisas que você pode fazer para ter uma rotina mais saudável.
Beba mais água
Apesar de ser um conselho clichê, ele é muito sincero e poderoso. Por isso, não poderia ficar de fora da lista. Se todos soubessem o quanto a água faz bem para o organismo, pelo menos tentariam aumentar o consumo diário desse precioso líquido.
Entre os benefícios da água, podemos listar:
- combate a acne, as estrias e a celulite;
- melhora o funcionamento e diminui a probabilidade de pedra nos rins;
- facilita a digestão e diminui o inchaço;
- ajuda no emagrecimento;
- melhora a circulação sanguínea,
- inibe dores de cabeça;
- melhora o funcionamento do intestino.
Para ajudar a tornar o consumo de água um hábito, estabeleça horários para bebê-la. No início, vale baixar um app ou até mesmo colocar despertador. Com o tempo, essa ação se torna mais natural.
Durma melhor
Mais um clichê que não poderia faltar na lista. Dormir pelo menos 7 horas por noite traz diversos benefícios à saúde, e, apesar de ser um pouco mais difícil que o hábito de beber água, ele não pode ficar de fora da lista de quem quer ser mais saudável.
Dormir bem não tem a ver apenas com benefícios — é uma necessidade do organismo. Quando você dorme pouco, priva seu organismo de um descanso necessário, e as consequências podem ser muito graves. Mais que olheiras, a falta de sono vem acompanhada de falhas de memória, cansaço excessivo, envelhecimento, estresse e descontrole emocional.
Se você quer aumentar suas horas de sono, precisa reestruturar sua rotina. Eduque-se e entenda que o sono não são horas perdidas, que podem ser remanejadas a seu bel-prazer, caso tenha algo muito urgente a ser feito. Estabeleça um horário fixo para dormir e para acordar — e trate esse compromisso com a importância que merece.
Melhore a alimentação
A alimentação é uma das mudanças de hábito mais difíceis para os seres humanos. Entenda: você define seus gostos e seus hábitos alimentares desde novo, e mudar algo tão enraizado pode levar tempo e demanda um esforço muito maior. Mas, geralmente, esse é o hábito que mais precisa ser mudado.
Ter uma dieta balanceada e comer de forma leve e saudável pode provocar diversas mudanças no seu corpo e mente. Pessoas que cuidam da alimentação tendem a adoecer menos e se sentir mais dispostas. Além disso, para quem quer emagrecer, não há algo que faça mais efeito que a mudança de hábitos alimentares.
Mas, como tal, é algo que exige mais disciplina. Por isso, o ideal é que as mudanças na alimentação sejam feitas aos poucos, de maneira gradativa. Nesse caso, a reeducação alimentar é a solução mais eficaz. Comece incorporando alimentos, trocando o pão normal pelo integral, os doces pelas frutas, o refri pelo chá… Com o tempo, você verá um resultado enorme.
Pratique exercícios diariamente
Por fim, a prática de exercícios físicos todos os dias é a meta da maior parte das pessoas. Há quem queira fazer pela estética ou pela melhora na qualidade de vida, mas uma coisa é certa: a atividade física pode ajudar em ambos. Por isso, é uma das mudanças de hábito mais importantes para quem quer ser saudável.
Não se engane, a prática de esportes pode te ajudar em muito mais que apenas estética. Em geral, pessoas ativas são mais dispostas e animadas, têm mais foco e estão mais satisfeitas consigo mesmas. Ou seja, os benefícios são físicos, mentais e psicológicos.
Para praticar uma atividade física diariamente, você precisa de foco e disposição e — o mais importante — de encontrar algo que realmente te agrade. Existem milhares de danças, lutas e treinos funcionais — com certeza, algum deles vai fazer seus olhos brilharem.
O desenvolvimento de novos hábitos para melhorar a qualidade de vida e ter uma rotina mais saudável exige força de vontade. Mesmo assim, para transformar as ações em hábitos, basta executá-las, um dia de cada vez. Quase sempre, essas ações não demandam mudanças bruscas na rotina, apenas organização e otimização do tempo.
Gostou de conferir como fazer essa mudança de hábitos? Então, leia nosso post que mostra como o pensamento positivo pode auxiliar na perda de peso!
[rock-convert-cta id=”1201″]