Com muita animação, você escolheu uma academia e começou a malhar. Mas o tempo foi passando (ou nem foi preciso tanto tempo assim) e veio a vontade de mudar de academia. Os motivos são inúmeros e podem variar desde a estrutura e o atendimento até os resultados obtidos.
Dito isso, afinal, quando será que vale mesmo a pena trocar de academia? Lembre-se de que algumas queixas podem ser resolvidas com uma conversa, caso seja apenas um pequeno problema que esteja motivando a sua decisão. Em outros casos, a falta de resultados pode ter mais a ver com o seu comprometimento (ou a falta dele) do que com os professores, por exemplo.
Para ajudar você a entender o que deve ser considerado para mudar de academia, criamos este texto. Confira antes de tomar a sua decisão!
O que uma academia deve oferecer?
A escolha de uma academia precisa ser feita com cuidado para que o descontentamento não surja, afetando a sua motivação e, consequentemente, os seus resultados.
Por isso, antes de optar por um espaço para malhar, vá ao local pessoalmente e imagine-se indo ali vários dias da semana. O espaço é agradável, limpo, arejado, com som na medida certa? Existe algo com que você não concorde de forma nenhuma?
Analise também toda a equipe, desde o time da recepção (que vai ajudar você com pagamentos, empréstimos de materiais etc.) e também os profissionais. Fique à vontade para questionar sobre a formação e experiência dos professores, e faça o mesmo se estiver contratando um personal trainer.
Também vale a pena observar os professores em ação, se relacionando diretamente com os alunos. Perceba se eles motivam com bom humor, como é a conversa entre aluno e professor e se o aluno parece estar satisfeito com essa troca.
Por fim, avalie os fatores práticos do dia a dia, que podem fazer com que você desista do seu investimento feito nessa academia, como distância e forma de locomoção e disponibilidade de horários. Afinal, dificuldades para chegar e falta de aulas que se encaixem na sua rotina são aquelas desculpas perfeitas para faltar um dia, dois, a semana inteira… e acabar com a sua frequência.
O que considerar para mudar de academia?
Tudo certo! Você avaliou tudo isso ao optar pela academia, mas agora está com vontade de mudar. Confira alguns pontos a considerar para tomar a sua decisão.
Suporte
Uma pergunta fundamental para garantir a motivação de frequentar esse local é: a sua academia dá o suporte que você precisa para que o seu treino seja o melhor possível?
Isso inclui, por exemplo, emprestar os óculos de mergulho que você esqueceu para a aula de natação, ser flexível em uma falta justificada e, até mesmo, uma estrutura que garanta o seu conforto durante o treino, tanto em relação ao espaço do vestiário e das próprias salas, lanchonete, bebedouros instalados em locais estratégicos, vagas de estacionamento etc.
Atendimento
Como já dissemos, toda a equipe que trabalha na academia vai influenciar no seu treino e no seu bem-estar por estar ali. O atendimento da recepção, por exemplo, precisa saber informar sobre horários de aulas, conseguir fazer trocas, emitir boletos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
Atualmente, muitas academias são bastante ativas nas redes sociais e também no WhatsApp, mantendo os seus alunos sempre atualizados, além de oferecer um canal direto e eficiente de comunicação.
Equipamentos antigos
A sua ficha de exercícios de musculação foi feita com profissionalismo e qualidade e você está satisfeito. Ponto para a academia! Mas, na hora do treino, os equipamentos são antigos ou, até mesmo, estão quebrados e sem manutenção.
Além de isso ser um balde de água fria para a sua motivação, essa situação pode fazer com que você duvide se está tirando o melhor proveito que poderia: será que os rendimentos e resultados seriam melhores se estivesse treinando em equipamentos mais novos e bem cuidados?
O mesmo vale para as salas de aula de luta, dança e circuito, bem como as piscinas. Academias que não investem constantemente em sua infraestrutura não estão cuidando bem dos seus alunos.
Instrutor ausente
O seu professor é muito competente e profissional, e motiva você durante os treinos — mas isso só acontece quando ele vai! Por diversos motivos, muitos professores faltam bastante, o que submete os alunos a um constante rodízio.
O grande problema disso para os seus resultados é que ser acompanhado por um único profissional constantemente faz com que ele conheça você desde o início dos treinos e seja capaz de perceber a sua evolução, as suas limitações etc. Ao ter um único instrutor, por exemplo, ele já sabe, com o passar do tempo, que o seu joelho esquerdo não pode ser muito forçado ou que já é possível puxar mais o exercício, pois você já tem o preparo necessário.
Variedade de atividades
É fato que fazer uma mesma coisa por muito tempo pode se tornar maçante, e a falta de novas opções faz com que muitos alunos optem por mudar de academia, ainda que gostem daquela em que treinam.
Por isso, ainda que você malhe com foco na musculação, por exemplo, busque saber se a academia também oferece outras modalidades, como circuitos funcionais, aulas em grupo e, até mesmo, práticas mais modernas.
A FitClass é uma academia em São Paulo que tem o melhor que o mercado pode oferecer. São três unidades, incluindo um CT de lutas, preparadas com uma estrutura moderna e sempre bem cuidada. O atendimento de toda a equipe é atencioso e personalizado, e as diversas modalidades mandam o tédio para longe, além de ajudarem os alunos a alcançarem os seus objetivos.
Se você quer emagrecer, melhorar o condicionamento físico, cuidar da saúde e do bem-estar ou se livrar do estresse, a FitClass tem a modalidade perfeita, entre musculação, lutas, danças, ginásticas e atividades coletivas, treinamento funcional, slackline e muito mais. Aqui, motivação e os bons resultados não faltam!
Mudar de academia é uma decisão que deve ser avaliada de acordo com vários fatores. Seja qual for o seu motivo, a FitClass é uma ótima opção que vale a pena conhecer.
Venha ser o nosso aluno e confira tudo o que podemos oferecer!