Chega o inverno e a maioria das pessoas acha que vai conseguir queimar mais calorias se praticar alguma atividade física, mais do que no verão. Existem alguns estudos que realmente confirmam essa informação, mas existem outros que negam. Difícil de chegar em um acordo, veja só o que alguns especialistas dizem sobre a influência do frio no metabolismo.
Por que as pessoas ficam desmotivadas para treinar no inverno?
Como a maioria pensa, o inverno pode prejudicar quem está querendo se manter em forma. No frio o nosso corpo queima menos gordura, pois usa dela para conseguir se proteger do frio. O nosso corpo sabe exatamente do que precisa para conseguir suportar essa temperatura, por isso se protege através da gordura.
As roupas também conseguem esconder boa parte do nosso corpo, por isso a gente acaba olhando o nosso corpo de uma maneira bem diferente do que vemos no verão. Tem quem ache que é só o excesso de roupa que está deixando a aparência mais gorda. O que acontece é que se realmente o treino não for mais levado a sério e as comidas forem consumidas de forma exagerada, a pessoa vai engordar.
Quando chega o inverno, a maioria das pessoas deixam de frequentar a academia. O que acontece é que existem outras atividades que se tornam muito mais confortáveis do que colocar uma roupa de tecido mais leve, fazendo com que o frio seja mais perceptivo. É no inverno que as pessoas apostam na combinação casa e cobertor.
É importante também pensar na questão do alongamento e da hidratação. Quando o frio chega, os nossos músculos ficam mais duros, por isso é importante realizar um alongamento com frequência para que não apareçam lesões. No inverno também, as pessoas bebem bem menos água. É necessário lembrar que a água é importante tanto no verão, quanto no inverno, pois a água é parte importante para o nosso organismo.
Além disso, é necessário ficar sempre de olho na alimentação, pois nessas épocas a oferta de alimentos mais calóricos é alta. As pessoas não pensam em comer uma salada no inverno, preferem muito mais comer uma lasanha para esquentar o corpo. Por isso, é necessário pelo menos tentar compensar esse aumento das calorias, passando mais tempo se exercitando.
O ideal seria que a temperatura ambiente fique em 20 graus, tentando não sair na rua quando estiver com um vento frio. No frio, o nosso corpo sofre com essa temperatura, mexendo com a vasoconstrição periférica, o que faz com que o sangue se concentre em regiões mais centrais do corpo, por conta disso as extremidades ficam mais frias.
Por isso, para que o corpo não sofra tanto no momento da academia, é preciso investir no aquecimento. Faça movimentos mais leves, fazendo com que o metabolismo possa se adaptar e esteja pronto na hora de realizar os exercícios.
Por que devemos manter o ritmo de treino no inverno?
Chegou o frio e a maioria das pessoas nem pensa em voltar para a academia. Mas é uma época muito boa para realizar exercícios, contribuindo bastante para o emagrecimento. Para alguns, o treino no inverno vai garantir resultados mais rápidos, ainda mais quando o corpo já está acostumado com os exercícios.
É no inverno que o nosso corpo vai precisar de mais calorias para se manter aquecido, isso faz com que o gasto calórico seja maior. Por isso, que no inverno a maior vontade que temos é de comer alimentos calóricos, pois o nosso metabolismo está acelerado. Sendo assim, treinar no inverno é bom para poder aproveitar esse gasto calórico extra, combinando exercícios com uma alimentação equilibrada.
Se esta combinação não for praticada neste período do ano, o acúmulo de gordura é algo quase inevitável. Portanto, devemos sim manter o ritmo de treinos, para compensar esse acúmulo de gordura.
Quem não gosta de uma academia muito cheia, pode encontrar no inverno motivos para treinar, pois naturalmente, ela está mais vazia. A maioria das pessoas fica com preguiça de sair, por isso os aparelhos estarão sem filas. É uma boa sair para correr, caminhar, usar esse tempo para investir em exercícios, mas sempre agasalhado.
Para quem tem problemas com sobrepeso e obesidade, pode ser muito dificultoso treinar no verão, pois o calor estimula uma transpiração excessiva. Como o corpo sua bem mais no verão, ele precisa de mais esforço para conseguir manter a temperatura interna. No inverno isso não acontece, o que faz com que os treinos sejam mais agradáveis. Mas lembre-se: a prática de exercícios é importante tanto no verão como no inverno.
Mito ou verdade?
Afinal, não é mito e nem verdade. Treinar no inverno tem suas vantagens, assim como treinar no verão também tem. O que não pode acontecer é pensar que no inverno a queima de calorias vai ser facilitada. É preciso sempre manter o treino regular, aliado a uma alimentação balanceada para que os resultados sejam mantidos o ano todo.