Muitas pessoas não sabem que o Jump emagrace e não imaginam que o simples ato de pular frequentemente em um mini trampolim, além de uma prática super saudável, é também uma atividade divertida.
Apesar do espanto inicial, saiba que o Jump além de favorecer a perda de peso, também ajuda a tonificar e fortalecer os membros inferiores. Além disso, o consegue melhorar a coordenação motora e a capacidade aeróbica dos praticantes regulares.
E o melhor de tudo: esses benefícios podem ser evidenciados após algumas semanas de treino. Para quem tem mais interesse sobre essa atividade física, recomendamos a leitura desta postagem até o final. Pronto para continuar? Vamos em frente!
Como funcionam as aulas de Jump?
As aulas de Jump são ministradas em um ambiente apropriado, que normalmente consiste em um ambiente climatizado com espaço suficiente para comportar um grupo de alunos.
Esse grupo pode variar de tamanho mas, impreterivelmente, cada praticante deve ter seu próprio mini trampolim, que muito se assemelha as tradicionais camas-elásticas que vemos nas artes circenses ou em festas infantis. A principal diferença fica pelo tamanho e pela finalidade do equipamento.
Na frente da turma, deverá ter um professor (profissional de educação física) que deve ditar o ritmo da classe, alterando movimentos e a intensidade dos exercícios. Importante mencionar que a escolha desses dois fatores deve estar diretamente relacionado com a capacidade física dos alunos, que devem ser capazes de acompanhar a aula por toda sua duração.
É possível emagrecer praticando o jump?
Por mais que não pareça, uma aula de Jump pode ser muito desafiadora. Dificilmente uma pessoa que nunca praticou o exercício conseguirá fazer uma aula sem suar ou exigir um pouco mais da sua resistência.
Pular, por si só, existe bastante energia. Ao repetir os movimentos com diferentes intensidades ao longo de 50-60 minutos (que costuma ser a duração padrão de uma aula) é possível atingir um gasto calórico bem significativo.
Além disso, a capacidade cardiovascular também é treinada com certa eficiência. O Jump também tem uma particularidade diferente de várias outras modalidades, ele é de baixo impacto (as molas do equipamento amortecem cada queda e ajudam a favorecer cada salto) e é indicado para todas as pessoas que estejam sem dores no joelho ou com outros problemas que impeçam qualquer tipo de salto.
Quais são os benefícios dessa atividade?
Como você pode ver até aqui, o Jump é uma atividade benéfica que pode agregar bastante na vida de qualquer pessoa. Todos podem aproveitar o bom ritmo das aulas para sair do sedentarismo e conseguir ter um estilo de vida mais saudável e ativo.
Outro atrativo é que as aulas são quase sempre ministradas em grupo. Isso faz com que as pessoas consigam socializar e se sintam mais motivadas para enfrentar seus treinos durante a semana.
Para aqueles que buscam sair da monotonia, saiba que a atividade é um verdadeiro “frescor”. Lembrando que tanto homens quanto mulheres podem aproveitar da atividade e dos seus benefícios. Falaremos sobre alguns deles, logo abaixo.
Gasto calórico elevado
Como informamos, o Jump é uma das melhores atividades para quem deseja emagrecer. Uma aula consegue queimar em torno de 300 a 600 calorias, a depender do peso, idade, sexo e nível de atividade física do praticante.
Fazendo Jump algumas vezes na semana, é possível notar a redução de medida dentro de pouco tempo. Lembrando que para atingir bons resultados é sempre importante aliar o exercício físico com uma dieta apropriada para seus objetivos e necessidades energéticas e nutricionais.
Melhora da coordenação motora e de outras valências físicas
O Jump exige muita coordenação. Existem dezenas de movimentos que combinam os membros inferiores com os superiores. Essa frequente mudança faz com que o indivíduo tenha que se adaptar rapidamente para conseguir acompanhar a aula.
Inclusive, é muito comum sentir alguma dificuldade no início, especialmente nos movimentos unilaterais que exigem um pouco mais de controle corporal.
Por conta disso, é válido também mencionar que essa modalidade auxilia na melhora do equilíbrio e na capacidade de propriocepção (que é a capacidade que nós temos de reconhecer nosso corpo no espaço), duas valências físicas essenciais para o atletismo.
Melhora da resistência e capacidade cardiovascular
Outros dois benefícios indiscutíveis do Jump são a melhora da resistência e da capacidade cardiovascular. Praticantes regulares conseguem ter mais condicionamento físico e, em decorrência disso, passam a ter maior facilidade para desempenhar suas tarefas diárias.
É sempre muito importante dizer que qualquer atividade aeróbica é capaz de fortalecer o coração, com o Jump não é diferente. Com a prática frequente é possível afastar inúmeras comorbidades e aumentar, por decorrência, a longevidade e a qualidade de vida.
Fortalece os membros inferiores e o assoalho pélvico
Por fim, saiba que o Jump é capaz de fortalecer os membros inferiores em sua totalidade. Coxas, panturrilha e bumbum são tonificados e fortalecidos com a atividade, que além de trabalhar esses músculos, também ajuda a trabalhar todos a musculatura do assoalho pélvico.
O assoalho pélvico tem grande atuação na nossa saúde, esses músculos menores atuam nas nossas funções sexuais e no nosso controle da excreção. O aumento da libido também pode aumentar quando essa área é devidamente estimulada com exercícios.
Relaxa a musculatura e produz sensação de relaxamento
Ao término das aulas, não é raro ver as pessoas felizes e com uma boa sensação de relaxamento. Além do prazer de saltar por alguns minutos, a atividade libera endorfina, um importante hormônio capaz de anestesiar e gerar sensações de felicidade e bem-estar.
Como você pode ver, a atividade é repleta de benefícios e esses são somente alguns dos mais importantes. Todos podem aproveitar as aulas e ter a total certeza de que o jump emagrece e pode ser utilizado como uma importante ferramenta na queima de gordura corporal daqueles que desejam reduzir medidas e alcançar um corpo mais torneado.
Gostou da postagem e tem interesse em saber mais sobre a modalidade? Entre em contato conosco e agende uma aula experimental — comece a dar seus primeiros saltos e veja rapidamente a conquista de bons resultados!