Devido ao aumento da expectativa de vida, as pessoas têm buscado cada vez mais uma longevidade saudável. A prática de esportes é uma das ações que trazem benefícios à saúde, como aumento do bem-estar e da qualidade de vida.
Existem centenas de esportes sendo praticados atualmente, alguns mais antigos e “convencionais”, e outros mais recentes e radicais. Nessa modalidade, uma opção que tem chamado a atenção das pessoas é o slackline.
Por isso, este post se destinará a falar sobre ele. Contaremos o que é e como surgiu o slackline, como ele é praticado e muito mais! Quer saber tudo sobre esse esporte e conhecer os seus benefícios? Então, continue a leitura!
O que é e como surgiu o slackline?
A palavra slackline pode ser traduzida para o português como “corda bamba”. Para praticar o esporte, é necessário ter uma fita elástica presa entre dois objetos, formando uma linha reta. O objetivo é atravessar de um lado até o outro, sem cair. Os atletas mais experientes fazem a travessia realizando diversos movimentos de equilibristas, como saltos e giros.
A modalidade foi criada nos Estados Unidos, na década de 80, inspirada nos equilibristas de circo, que faziam apresentações se equilibrando em cordas. O início do slackline foi na Califórnia, mais especificamente no parque de Yosemite, próximo a São Francisco. Os alpinistas que estavam acampando no local tiveram a ideia de usar alguns equipamentos de escalada esticados para treinar o equilíbrio em cima deles.
A ideia, que surgiu para aperfeiçoar as habilidades necessárias para a escalada, acabou se tornando uma modalidade mundial, que atualmente já é reconhecida pela Confederação Internacional de Esportes Radicais.
O slackline passou a ser mais praticado no Brasil apenas no ano de 2010. Atualmente, a modalidade está bem consolidada e pode ser vista em praias, praças, clubes e academias.
Como ele é praticado?
Como vimos, para praticar o slackline, é necessário ter uma fita — normalmente, feita de nylon. Suas medidas podem variar de 2,5 a 5 centímetros de largura, e de 12 a 30 metros de comprimento.
A forma de montar a fita varia conforme cada tipo de modalidade do slackline. Confira, a seguir, como é cada uma das mais praticadas.
Slackline clássico
No slackline clássico, a distância da fita pode variar de 5 a 10 metros, e o slack pode ficar mais ou menos preso, variando a tensão e os níveis de dificuldade.
Baseline
A modalidade baseline é feita por paraquedistas, que tentam atravessar o slack sem cinto nas alturas. Quando eles caem, o paraquedas é acionado.
Highline
Essa modalidade é só para atletas experientes! A fita é presa em alturas consideráveis, como em cima de prédios ou montanhas. Para evitar acidentes, o atleta deve usar equipamentos de segurança.
Longline
O objetivo dos atletas de longline é atravessar grandes distâncias, normalmente começando a partir de 20 metros. Como a modalidade foca na distância, a fita é presa perto do chão.
Shortline
A shortline é modalidade mais indicada para iniciantes. Nela, a distância entre os pontos é curta e a fita fica presa a uma baixa altura do chão.
Trickline
O trickline é a modalidade da manobra, exigindo que a fita seja presa a uma altura considerável — como a 60 centímetros do chão — para que as manobras possam ser executadas.
Waterline
Feita em cima de piscinas, rios, mares ou qualquer lugar que tenha água, a waterline é uma das opções de slack mais descontraídas.
Quem pode praticá-lo?
Como vimos, existem diferentes formas de montar o equipamento, o que permite níveis de dificuldade variados. É exatamente por isso que o slackline é um esporte radical que pode ser praticado por pessoas de todas as idades.
O ideal é que os iniciantes experimentem o slack de uma forma segura, ou seja, próximo ao chão e com uma opção de queda confortável, como grama, areia ou água. Além disso, deve ser usada roupa adequada e equipamentos de segurança, especialmente se a altura for considerável.
Quais são os benefícios proporcionados pelo slackline?
Se você está interessado em começar a praticar slackline, chegou o momento de descobrir quais são os benefícios que esse esporte radical traz à saúde. Confira, a seguir!
Possibilidade de prática ao ar livre
Embora o slackline também possa ser praticado indoor, ele frequentemente é montado em praias, parques ou pátios de academias. Poder estar em meio a natureza, ou simplesmente ao ar livre, é uma das grandes vantagens dos esportes radicais.
Melhora do equilíbrio e postura
Como vimos no começo do post, o slackline foi pensado exatamente para aprimorar a performance e o equilíbrio de alpinistas. Portanto, a melhora na postura e no equilíbrio é um dos benefícios que a modalidade proporciona.
Fortalecimento muscular e articular
Para manter o equilíbrio, é preciso que a musculatura trabalhe. Músculos importantes para a sustentação do corpo, como o CORE — que preenche a região abdominal — e o quadríceps — que forma a parte anterior da coxa —, são constantemente exigidos.
Além deles, as articulações do tornozelo e do joelho também são fortalecidas. Elas têm a função de ligar a musculatura aos ossos, oferecendo a sustentação necessária para que o corpo consiga ficar de pé e se deslocar em equilíbrio.
Redução do estresse
Praticar um esporte radical, como o slackline, é uma excelente forma de deixar o estresse de lado. A prática regular faz com que a pessoa tenha pequenas superações em todas as sessões, trazendo momentos de alegria.
Além disso, devido à necessidade constante de concentração, o slackline faz com que os problemas “sumam” durante a sua prática.
Convívio social
Com o avanço das tecnologias, é comum que as pessoas passem muito tempo interagindo com meios eletrônicos, seja para trabalho, estudos ou lazer. Praticar um esporte permite que haja um vínculo social entre os integrantes do grupo, criando novos laços de amizade.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre como surgiu o slackline? Então que tal começar a praticá-lo? Se você é iniciante ou quer melhorar a sua performance, não se esqueça de contar com a orientação de um profissional. Assim, poderá evitar lesões e acidentes, além de evoluir.
Se você gostou do post ou ficou com alguma dúvida sobre o slackline, deixe um comentário abaixo!