O corpo humano é composto por, aproximadamente, 70% de água. Hidratação é ingerir a quantidade de líquido que o corpo humano necessita diariamente. Mantê-lo hidratado melhora o funcionamento de diversos órgãos, regula a temperatura do corpo, ajuda no transporte de oxigênio e de nutrientes etc.
Conhecer a importância da hidratação auxilia melhor nas escolhas de alimentos e bebidas que têm maior quantidade de água para deixar o corpo provido de líquido. Quer conhecer porque você deve manter o seu corpo bem hidratado? Leia este artigo!
Entenda a importância da hidratação ao praticar atividades físicas
A água é um elemento responsável por todas as reações químicas que acontecem no corpo humano. Ao praticar atividades físicas, ele exige maior cuidado, pois a perda de líquidos aumenta com o suor.
Durante os treinos, os músculos produzem uma quantidade elevada de calor provocada pela perda de energia. Essa elevação de temperatura do corpo faz acontecer diversas alterações fisiológicas no organismo.
Fazer uma hidratação adequada beneficia a capacidade durante os treinamentos, mantém a resistência muscular e traz outros pontos favoráveis. Por isso, é indispensável estar bem hidratado ao praticar atividades físicas.
Hidratação pré-treino
Uma hidratação adequada antes do treino tem os seus benefícios fisiológicos e ajuda no desempenho ao se exercitar. É interessante ingerir, pelo menos, 500 ml de líquido, 24 horas antes dos treinos, para hidratar e preparar o organismo para as atividades físicas. Se você pratica exercícios intensos, pode hidratar-se com isotônicos, também. Eles mantêm a glicemia, geram energia para mais tempo de atividade e diminuem a percepção de esforços.
Hidratação durante o treino
Manter o corpo hidratado, sobretudo na hora do treino, é indispensável, pois você perde líquido e sais minerais devido ao suor. Essa eliminação causa desequilíbrio eletrolítico, que interfere no desempenho das atividades físicas, na contração muscular, além de outras consequências. Vale lembrar-se de que, quanto mais você sua, mais você precisa hidratar.
Hidratação pós-treino
Após o treino, as duas horas seguintes são extremamente importantes para hidratar o corpo e elevar a quantidade de plasma no sangue. Para acelerar esse processo e a reidratação, você pode beber líquidos gelados com açúcar, pois eles aceleram todo o processo.
Caso sua atividade física seja intensa e tenha duração de mais de uma hora, você pode ingerir bebidas esportivas com eletrólitos e carboidratos, como os isotônicos. Se o seu treino dura somente uma hora, apenas água é o suficiente para reidratar. Observe alguns líquidos que ajudam na hidratação pós-treino: água, água de coco, sucos de frutas naturais, leite, achocolatado etc.
Conheça os sinais de desidratação
A desidratação é a falta excessiva de água no corpo e a diminuição dos sais minerais e eletrólitos. Durante os treinos, a desidratação pode causar a hiponatremia devido à falta de sódio, potássio e outros nutrientes no organismo. Essas perdas provocam desequilíbrios nas funções metabólicas e despertam alguns sintomas, como:
· dor de cabeça;
· sudorese;
· tontura;
· confusão mental;
· fraqueza;
· espasmos musculares;
· diarreia;
· vômito.
Por fim, é fundamental reconhecer a importância da hidratação ao praticar exercícios físicos. Ela interfere diretamente no desempenho e na disposição ao se exercitar. Não cuidar da hidratação de forma adequada pode comprometer o funcionamento do metabolismo, aumentar o ritmo cardíaco, diminuir o volume sanguíneo e trazer outros problemas de saúde.
Achou interessante conhecer sobre como é importante ter uma hidratação correta durante os treinos? Convidamos você a curtir a nossa página no Facebook para acompanhar as nossas postagens.