Para aqueles que buscam uma vida ativa ou sair do sedentarismo, uma das atividades físicas mais indicada pela sua forma dinâmica é o treino funcional. Também conhecido como treinamento funcional, ele é indicado pela capacidade de melhorar o condicionamento físico do corpo por completo e o desenvolvimento de atividades cotidianas.
Os movimentos empregados nessa atividade servem para estimular diferentes partes do corpo, desenvolvendo estabilidade, flexibilidade e coordenação motora, além de melhorar o sistema cardiorrespiratório, aumentar a força muscular e auxiliar no emagrecimento.
Agora que explicamos um pouco sobre o que é e quais são os seus principais benefícios, que tal conhecer os tipos de exercícios para treino funcional?
Nesse artigo, vamos apresentar os 4 melhores exercícios que você deve conhecer. Continue a leitura e confira!
1. Agachamento
O agachamento é um exercício de fortalecimento de pernas, quadril, glúteos e panturrilha, que compõe os treinos funcionais.
Essa atividade é desenvolvida em repetições de series, nas quais você deva ficar na posição vertical, com os pés alinhados ao quadril com suas mãos unidas, a assim inicia o exercício de abaixar o quadril até o chão e levantar.
Ela pode ser executada com o próprio peso, com bolas suíças ou halteres. Basta lembrar-se de garantir que os pés estão alinhados e separados, assim como os joelhos flexionados, para evitar possíveis lesões.
2. Flexão de Braço
Outra opção relacionada ao fortalecimento do corpo, que também tem alto gasto calórico, é a flexão de braço. Este exercício desenvolve as partes superiores do corpo: braços, costas e peito.
Para executar o movimento de flexão de braço, você deve deitar de brusco e amparar as mãos no chão, espaçadas ao lado dos ombros. Em seguida, estique os cotovelos e repita uma série de subir e descer o corpo, mantendo sempre suas costas e troncos alinhados.
Esse tipo de exercício para treino funcional é realizado utilizando o próprio peso corporal, mudando apenas a maneira de execução e a quantidade de repetições.
3. Pular corda
Pular corda é um exercício aeróbico — ou seja, que aumenta a frequência cárdica e resulta em uma alta queima de calorias.
Esse exercício exige muito da coordenação motora, do equilíbrio, do foco e da concentração para manter o abdômen contraído e a postura ereta.
Para realizar essa atividade, vamos precisar apenas de uma corda e disposição para pular repetidas vezes. É ideal para quem deseja perder peso!
4. Corrida
Outra atividade para perda de peso — e que faz parte do principal conjunto de exercícios para treino funcional — é a clássica corrida. Essa atividade necessita apenas de um bom tênis e vontade de começar a correr.
Sabemos que a corrida é um grande auxílio no processo de emagrecimento e resistência. Porém, os benefícios dela vão além da tonificação nas musculaturas das coxas: diversos estudos indicam uma melhora do nosso cérebro em relação ao humor, à ansiedade, à memória e ao aprendizado.
Por fim, devemos levar também em consideração a montagem de um treino funcional, pois o tempo e a intensidade de exercícios podem variar conforme o desenvolvimento do praticante.
Ou seja, os iniciantes devem fazer um treino mais leve e com duração menor que os atletas avançados. Assim, evitam lesões e dores devido à alta intensidade.
Como vimos, os exercícios para treino funcional é uma boa opção para pessoas que desejam treinar com frequência e manter uma vida saudável.
Gostou de conhecer os melhores exercícios para treino funcional? Então, se você quer saber ainda mais sobre esse assunto, veja como funciona o treinamento funcional e para quem é indicado!