Quando crianças, somos incentivados a manter o corpo em movimento de diversas formas, como pela prática de diferentes esportes e pela dança.
Porém, depois de adultos, poucas são as pessoas que seguem bailando por aí, seja de uma forma mais habitual ou esporádica, apenas para se divertir. Mas você sabia que há muitos benefícios da dança para o corpo?
Neste post, vamos falar mais sobre o assunto, dando dicas de como criar coragem para dançar, explicando quais são os diferentes tipos de dança que você pode experimentar e muito mais. Acompanhe!
Como começar a dançar depois de adulto?
Um bom primeiro passo para começar a dançar é deixar a vergonha de lado. Pode parecer bobagem, mas muitos adultos deixam de dançar por se acharem desengonçados ou pensarem que não vão conseguir.
Lembre-se de que é possível aprender qualquer coisa, desde que se tenha dedicação. Você pode até não se tornar um primeiro bailarino ou um dançarino famoso, mas com certeza vai se divertir durante o processo de aprendizado.
Com quais danças começar?
Você pode iniciar pela dança que mais lhe interessar ou com a qual já tenha alguma afinidade. Se dançou balé na infância e quer retomar, vá em frente. Mas se nunca fez uma aula de dança na vida, pode optar por alguma que chame a sua atenção — ou, ainda, escolher a partir dos seus objetivos.
Hoje em dia, existem aulas de dança ministradas na internet ou vendidas por pacotes, que garantem perda de calorias, muito movimento e diversão. Nas academias, também é possível encontrar as aulas com foco na dança ou como uma modalidade de exercício físico.
Se optar pelos estúdios de dança ou as academias, não se acanhe: ninguém vai reparar na sua falta de experiência ou de jeito. Os profissionais estão prontos para lidar com o ensino para adultos — basta colocar a diversão em primeiro lugar, certo?
Como e por que iniciar agora mesmo?
Como dito, existem muitas academias que oferecem aulas de dança como uma opção de atividade física. Afinal, qualquer tipo de dança traz benefícios para a saúde e pode ser visto como um exercício.
Entre as vantagens da prática, podemos destacar:
- perda calórica;
- melhora do tônus muscular;
- melhora da postura;
- combate à depressão;
- estímulo à memória e coordenação motora.
Vale ressaltar que muitas dessas aulas oferecidas pelas academias são em grupo, o que ainda incentiva as relações pessoais. Ou seja, além de fazer amigos e dar boas risadas, você vai ter a certeza de que ninguém está reparando nos seus passos e no seu gingado.
Portanto, se você quer resgatar as suas aulas de dança da infância ou realizar o desejo de aprender a dançar, comece agora mesmo! A FitClass, por exemplo, é uma academia completa, com várias unidades em São Paulo, e que possui as modalidades de Fit Dance e Zumba.
Como você viu, os benefícios da dança para o corpo e a mente são inúmeros. Por isso, não perca mais tempo e comece a se mexer!
Se estiver em São Paulo e quiser conhecer as nossas aulas, entre em contato conosco!