Os benefícios da dança para o corpo já foram bem observados ao longo do tempo e a essa altura são praticamente incontestáveis. Com ela, é possível atingir um estilo de vida saudável e até mesmo um treinamento cardiovascular de dar inveja a muitos corredores ou ciclistas que passam horas na esteira ou na bicicleta ergométrica.
Com diferentes intensidades, dançar pode ser um dos exercícios físicos mais completos. Praticamente todos os músculos do corpo são trabalhados de maneira eficaz e, mesmo que não haja o uso de carga, certamente é possível tonificar a musculatura e desenvolver praticamente todas as capacidades físicas.
Além dos benefícios para a saúde física, essa modalidade também pode ser uma poderosa aliada no combate à depressão. Uma vez que as aulas em grupo e o ambiente de treinamento beneficiam a interação e a positividade entre os alunos.
Abaixo, falaremos sobre 5 benefícios que a dança pode proporcionar para sua vida. Gostou da ideia? Continue a leitura até o fim!
1. Combate à depressão
Esse processo depende de inúmeros fatores. Entretanto, sem dúvidas, podemos ressaltar que a convivência em grupo e com pessoas positivas tem um fator muito grande no combate a essa condição clínica. Além disso, também sabemos que o sedentarismo é outro fator que deve ser solucionado para que aconteçam melhores resultados.
De forma geral, as atividades físicas liberam hormônios e neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Quando nos movimentamos em alta intensidade gastamos energia e, acima de tudo, cuidamos da nossa saúde de maneira ativa e eficaz.
Nosso corpo também não é totalmente desassociado da nossa mente e, por isso, ingressar em uma atividade física funcional é uma das melhores maneiras de dar um pontapé na depressão. A dança, por sua vez, é extremamente positiva e apresenta um ótimo convívio social, dois fatores que também são bons para quem se sente mais para baixo e precisa de novas amizades e de uma atividade física para se exercitar.
2. Tonifica os músculos
Qualquer dançarino tem um corpo escultural. Isso não é por acaso — a maior parte deles dança por horas a fio e, por conta das coreografias, todos os músculos são treinados de maneira intensa por esses períodos.
A dança pode ser considerada uma espécie de treinamento calistênico (aqueles que usam o próprio peso do corpo como carga), uma vez que os saltos e inúmeros movimentos se assemelham aos exercícios mais convencionais, como agachamento e passada.
Durante uma hora de aula é possível sentir quase todos os grupamentos musculares trabalhando e, a depender do estilo ou da aula ministrada, certamente o exercício pode se tornar um dos mais desafiadores que você pode conhecer.
3. Melhora a postura
Por trabalhar a maior parte dos músculos, a dança ajuda a melhorar a postura. Grande parte desse benefício acontece pela intensa ativação dos músculos abdominais, que trabalham a todo momento para garantir a estabilidade do tronco na maior parte dos movimentos que são feitos pela coreografia.
Isso significa que todo o corpo é trabalhado de forma funcional. Os passos são dinâmicos, rápidos e quase sempre há troca de direção. Todos esses fatores fazem seus músculos abdominais se desenvolverem de forma plena para enfrentar o “mundo real”.
Além disso, a maioria das danças usa todos os músculos do corpo. Esse trabalho integral faz com que sua consciência corporal aumente, sempre favorecendo posturas e maneiras de movimento que são mais eficientes que os tradicionais exercícios de academia (que, por vezes, apresentam aspectos negativos por conta do seu plano de movimento e suporte por máquinas).
4. Melhora a coordenação motora
Não há como melhorar a consciência corporal sem também afetar a coordenação motora, e toda dança trabalha muito bem esse aspecto. De maneira mais técnica, podemos informar que existem dois grandes grupos de coordenação motora: a fina e a grossa.
A dança consegue trabalhar essas duas capacidades de forma plena e em um curto espaço de tempo. A coordenação motora grossa é aquela na qual os movimentos mais básicos como saltar, subir escadas e movimentar o corpo no espaço são feitos de maneira menos refinada. Enquanto a coordenação fina é aquela na qual são executados movimentos mais rebuscados, normalmente essa é mais trabalhada em conjunto de objetos e ferramentas (a escrita é um bom exemplo disso).
A depender do estilo da dança, ambas as capacidades são treinadas de forma praticamente integral, sempre havendo uma espécie de alternância entre movimentos menos complexos para aqueles que exigem grande nível de precisão.
Lembrando de que, além desse trabalho, as danças também favorecem a memória e a saúde do sistema nervoso central, muito por conta da complexidade em criar e conseguir replicar as coreografias, que apresentam diferentes níveis. Dançar, por si só, é uma expressão de arte e um exercício integral para saúde e bem-estar.
5. Dançar emagrece
Também não podemos deixar de dizer que a dança é uma excelente atividade para quem busca emagrecer e perder aqueles quilinhos a mais na balança. Existem modalidades específicas para esse fim (como a Zumba) e é certo que em algumas semanas, é possível ver uma diferença enorme na composição corporal, desde que haja um esforço conjunto com uma alimentação balanceada.
A maior parte dos estilos musicais favorece esse benefício, que pode ser observado não só por adultos como por pessoas de todas as idades. A dança apresenta poucas restrições e, no fim, você só precisa de disposição e apreço pelo estilo musical que é ministrado durante as aulas.
Com um pouco de prática, dançar também se torna uma expressão artística. Assim, ultrapassa a atividade física e se torna uma verdadeira fonte de prazer e bem-estar para quem gosta de se divertir e estar em grupo com pessoas que partilham dos mesmos interesses.
Na FitClass, você encontra os melhores profissionais e inúmeras modalidades diferentes, que servem para praticamente todos os objetivos. Temos diversas aulas ao longo da semana e sempre acolhemos novos alunos com cuidado e muito carinho. Então, venha colher os benefícios da dança com a gente!
Gostou do post? Que tal entrar em contato e conhecer mais sobre nossas modalidades de dança? Não perca a oportunidade e venha conhecer nossa academia — estamos à disposição!