Muitas coisas da vida ficam melhores quando estamos ao lado de outras pessoas, não é mesmo? A aula em grupo na academia, por exemplo, pode ser uma forma divertidíssima de manter o corpo mais bonito e saudável.
Além das companhias para compartilhar o momento, as aulas geralmente são bastante dinâmicas e cheias de energia — uma proposta ideal para quem não se identifica com um ritmo mais intenso e repetitivo da musculação.
Quer saber mais sobre essa modalidade de exercícios e conhecer alguns de seus muitos benefícios? Basta continuar a leitura!
O que é aula em grupo e quais as modalidades oferecidas?
Como o nome já explica, a aula em grupo (ou coletiva) é um tipo de aula ofertada a mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Em uma das propostas desse modelo de atividade, os participantes podem interagir de forma mais direta — como no caso de algumas danças em que um precisa do outro. Ou, então, o espaço é dividido apenas para que haja um clima bem divertido e motivador.
As academias normalmente oferecem, entre outras modalidades:
- ginástica (como step, jump e localizada);
- dança (como zumba, axé, dança de salão, ballet e outros ritmos);
- circuito funcional;
- slackline;
- spinning (ou bike indoor).
Quais as vantagens de praticar aula em grupo na academia?
Imagine um grupo unido pelo mesmo propósito de cuidar do corpo e da saúde, liberando endorfina — o hormônio do bem-estar — em uma aula repleta de animação. É claro que os benefícios são inúmeros, e você verá alguns deles agora!
Motivação extra
Quando você malha somente com a presença de um educador físico dando orientações, pode bater aquele desânimo ou até mesmo tédio por causa do silêncio enquanto se exercita. Mas se aula for mais agitada e em grupo, a motivação fica muito maior.
Naqueles dias de preguiça, talvez o fato de encontrar os seus colegas de treino seja o suficiente para você se animar. E quando um deles é um amigo mais próximo, um acaba incentivando o outro a comparecer às aulas.
Para completar, os professores especializados nesse tipo de atividade são bastante animados e sabem, como ninguém, levantar o astral da galera!
Troca de informações sobre a prática do exercício
Como dissemos, em uma aula de musculação tradicional, por exemplo, o aluno pode contar apenas com o professor para conversar sobre os exercícios: a forma de fazer, os músculos que estão sendo trabalhados, entre outros toques. Já na atividade em grupo, o praticante pode se tranquilizar ao saber que “há pessoas no mesmo barco que ele”.
Se não entendeu algum comando, alguém que está ao lado pode ajudar. Dificuldade em executar um movimento também não é motivo para se envergonhar, pois certamente há outra pessoa na mesma situação que a sua. Inclusive, vocês podem fazer uma disputa saudável de quem consegue se desenvolver melhor, ou de quem sente mais dores ao final do exercício.
Novas amizades
A vida moderna tem afastado as pessoas, que atualmente se comunicam mais por meio dos seus celulares do que olho no olho. Logo, praticar aula em grupo na academia pode ser uma grande oportunidade de encontrar pessoas e fazer novos amigos.
E não importa a idade! Claro que algumas modalidades costumam atrair um tipo de público mais específico, com idades semelhantes (o que é ótimo!). Mas há aulas como as de dança que misturam pessoas bem diferentes, e essa é uma das maiores diversões das atividades coletivas. Você pode levar para a vida toda amigos que jamais imaginaria ter!
Diversificação da atividade física
Outra característica de alguns tipos de exercícios físicos que costuma repelir os alunos é a repetição — de séries, de aparelhos ou de movimentos. Chegar à academia todos os dias e saber tudo o que vai acontecer pode ser um empecilho grande para muitas pessoas.
Na aula coletiva, a história é outra. Por mais que o conceito da atividade seja o mesmo (como no spinning, prática que é feita em cima da bicicleta), muita coisa pode mudar a cada aula. Ainda no exemplo do spinning, a intensidade do exercício pode mudar, a aula pode ser finalizada de uma forma diferente, e até mesmo a música tocada e a luz do local são capazes de modificar totalmente a sua experiência.
Possibilidade de acompanhar as tendências de dança
A cada época, um novo gênero musical entra na moda: foi assim com a lambada, com o axé e com tantos outros. E que atire o primeiro sapato de dança quem nunca viu uma coreografia e quis aprendê-la na mesma hora!
O professor que dá aula em grupo na academia se preocupa em levar músicas e coreografias atuais aos alunos. Ou seja, além de exercitar o corpo e se divertir, você ainda vai ficar por dentro dos passinhos do momento para fazer bonito nas festas.
Além disso, as aulas dos ritmos mais tradicionais e, ao mesmo tempo, populares — como o forró — vão deixar você no ponto para bailar por aí e arrancar elogios!
Exercícios para o corpo todo
A maioria das aulas coletivas oferece modalidades que trabalham todo o corpo, desde a parte aeróbica até os grupos musculares mais específicos. É possível ter um grande gasto calórico, fortalecer os músculos, além de conseguir mais:
- resistência;
- força;
- velocidade;
- equilíbrio;
- agilidade;
- potência.
Melhor ainda é obter tudo isso de uma forma descontraída e divertida, concorda? Você nem vai perceber que fez tanto esforço — talvez apenas no dia seguinte, quando sentir os efeitos da atividade, se forem os seus primeiros dias.
A grande diferença entre a aula em grupo na academia e outras modalidades esportivas é que (salvo raros casos) ela pode ser feita por qualquer pessoa, independentemente do seu preparo físico. Se você não o tem e chegar hoje em um grupo como esse, logo vai pegar o jeito e começar a praticar a atividade.
Ficou a fim de fazer aulas coletivas? Então, entre em contato com a equipe da FitClass Academia. Ficamos no Capão Redondo e oferecemos diversas modalidades de dança, ginástica e spinning em grupo, além de musculação, lutas e uma arena externa para a prática de circuito funcional e slackline ao ar livre. Junte-se ao time!