A autoestima é uma avaliação que cada um pode fazer de si mesmo e que pode influenciar no seu próprio bem-estar. Trabalhar para que ela esteja elevada pode influenciar positivamente no dia a dia, por isso, as pessoas têm buscado cada vez mais aprender como aumentar a autoestima.
Se você deseja melhorar esse sentimento, porém, não faz ideia de como colocar essa vontade em prática, não se preocupe! Estamos aqui para ajudar nessa missão. Por isso, neste post, vamos trazer muitas dicas que você pode seguir para aumentar a sua autoestima e viver cada vez mais feliz.
E aí, pronto para descobrir quais são elas? Então, é só continuar a acompanhar!
Não se sinta culpado
Antes de iniciar qualquer processo para aumentar a sua autoestima, você precisa eliminar a culpa que sente, seja por qual motivo for. É normal que os adultos tenham que lidar com inúmeras tarefas e acabem por deixar de lado algumas outras que gostariam que fizessem parte da sua rotina.
Se sentir culpado por isso pode levar à baixa da autoestima e dificultar todo o processo de melhora. Por isso, evite o sentimento de culpa e comece a se organizar para mudar, aos poucos, aquilo que o incomoda e atrapalha.
Viva o agora
Outra boa estratégia para deixar a autoestima elevada é viver o presente. Isso não quer dizer que você não deva pensar no futuro e traçar objetivos a serem alcançados. Entretanto, isso não deve deixá-lo ansioso e nem criar muitas expectativas, pois a demora para alcançá-las pode afetar sua autoestima.
Evite comparações
Essa dica é muito importante: não se compare com outras pessoas. Cada ser humano é único e tem características próprias. Por isso, nunca devemos nos comparar com os outros. Se o seu amigo conseguiu perder muitos quilos em um mês e você demora um pouco mais, não tem problema! Cada um tem o seu tempo e, sem comparações, mas com persistência, você tem grandes chances de obter o resultado que almeja.
Mantenha uma alimentação saudável
Uma forma simples de trabalhar a autoestima é investir em uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Comer de forma saudável e equilibrada traz muitos benefícios para a saúde como um todo. Dentre eles, podemos destacar: a perda de gordura corporal, o aprimoramento do aspecto físico, o aumento da energia para desempenhar tarefas diárias, a melhora no humor, o aumento da produtividade etc.
Não dizemos que todo mundo deve fazer dieta para ter uma autoestima elevada, mas que é importante para a saúde evitar alimentos gordurosos com frequência, não comer muita fritura, diminuir os industrializados e adicionar frutas, legumes e verduras às refeições.
Cuide da saúde mental
A saúde mental é um componente importante para a saúde como um todo. Se você estiver bem fisicamente, mas conviver com problemas que afetam o seu pensamento constantemente, dificilmente conseguirá manter a autoestima elevada.
Isso porque a saúde mental tem grande influência em como nos sentimos. Por isso, é tão importante cuidar e prestar atenção a ela. Ficar constantemente estressado, querer evitar o convívio social e se sentir para baixo a todo instante são alguns dos indícios que a sua saúde mental talvez não esteja bem.
Nesses casos, você pode organizar o pensamento, ler bastante sobre o assunto e tentar escolher atividades que ajudem a relaxar, como ioga, corrida e natação. Contar com a ajuda de amigos e escolher pessoas que saibam escutá-lo para conversar frequentemente também pode ajudar a manter a mente leve.
Invista na prática de atividades físicas
Por fim, a nossa última dica para que você consiga melhorar a sua autoestima é investir na prática de atividades físicas. Como vimos, a saúde mental e a física estão lado a lado e não basta prestar atenção em somente uma delas. Para obter qualidade de vida é necessário estar bem, tanto mentalmente como fisicamente.
A prática de exercícios físicos é uma ótima forma de conseguir melhorar essas duas características. Portanto, para elevar a autoestima e se sentir bem consigo mesmo, recomendamos fortemente que você saia do sedentarismo e comece a se movimentar agora mesmo!
A seguir, vamos mostrar os benefícios da prática de atividade física e dar algumas dicas para que você aprenda a evitar um dos grandes problemas de quem treina: a falta de constância.
Conheça os benefícios relacionados à autoestima
Quando nos exercitamos, o corpo libera hormônios, como a endorfina, que são responsáveis por trazer a sensação de felicidade, satisfação e bem-estar. Esse conjunto de fatores ajuda a melhorar a autoestima e traz mais disposição para alcançar outros objetivos. Além disso, o treino frequente também tende a melhorar o corpo, fazendo com que a pessoa fique cada vez mais satisfeita consigo mesma. Esse sentimento ajuda na aceitação própria e evita aquele desânimo decorrente da baixa autoestima.
Saiba como manter a constância
Apesar das vantagens do treinamento, um problema comum que os praticantes encontram é a falta de constância. Ou seja, há uma dificuldade em fazer os exercícios com frequência. Isso leva ao desânimo e, em grande parte das vezes, à desistência. Para conseguir inserir a prática de atividade física no seu dia a dia, tornando esse hábito uma rotina, é muito importante encontrar uma academia de qualidade para treinar. As melhores oferecem aula experimental, bons aparelhos e professores de qualidade.
Além de encontrar um bom lugar para treinar, também é fundamental escolher uma atividade que você goste de praticar. Por isso, prefira uma academia que ofereça diversas opções e teste cada uma delas. Algumas possibilidades são: musculação, lutas, ginásticas, atividades coletivas, circuito de funcional etc.
Se você está preocupado em aprender como melhorar a autoestima, significa que também dá muita importância à sua saúde e a qualidade de vida. Como vimos, muitas das ações estão diretamente relacionadas a isso. Por isso, foque em você! Alimente-se melhor, seja mais saudável, tenha pensamentos positivos, não se compare a todo momento e permita-se viver o hoje, aproveitando tudo de melhor que a vida tem a oferecer.
Gostou das nossas dicas? Então, confira o post especial que preparamos sobre como otimizar o seu tempo no dia a dia para praticar atividades físicas.