Os benefícios de fazer aulas de Muay Thai — ou boxe tailandês — são cada vez mais divulgados pela mídia especializada e pelas pessoas que iniciam nessa arte marcial. Para quem não sabe, essa é a modalidade de luta em que o atleta disfere golpes com as mãos, os cotovelos, os joelhos e as pernas.
Sendo considerada como uma das lutas mais completas e eficazes do mundo, não é surpresa imaginar que o número de praticantes cresça no Brasil e no mundo a cada ano. Inclusive, muitos atletas de MMA são considerados mestres ou veteranos nessa arte encantadora.
Diferente do que muitos imaginam, não existem restrições quanto à idade e ao sexo: qualquer pessoa interessada pode iniciar nessa prática esportiva, desde que tenha a autorização de um médico.
Neste post, falaremos sobre os benefícios de fazer aulas de Muay Thai para o seu corpo e a sua saúde, e explicaremos como elas são ministradas. Continue a leitura e confira!
Quais são os maiores benefícios das aulas de Muay Thai para o corpo e a saúde?
1. Fortalecimento muscular
Assim como no boxe inglês, o fortalecimento muscular é uma das maiores vantagens do Muay Thai. Ao longo das aulas, praticamente todos os grupamentos musculares são trabalhados de forma intensa e eficaz, fazendo com que haja maior tônus e aumento de força nos membros inferiores e superiores.
Socos, chutes, cotoveladas e joelhadas ajudam nessa tarefa, especialmente quando são desferidos em manoplas ou no saco de pancadas, que adicionam resistência suficiente para o aumento da força, da explosão e até mesmo do volume muscular.
Em apenas algumas aulas, já é possível notar a diferença e perceber — tanto durante a performance quanto em frente ao espelho — que os estímulos são intensos e capazes de transformar o corpo.
2. Aceleração do processo de emagrecimento
Qualquer lutador de arte marcial sabe que uma das partes mais importantes do treinamento é o condicionamento físico. Os praticantes de Muay Thai também fazem atividades variadas que auxiliam nesse aspecto. Corrida, polichinelo, burpee e vários outros movimentos funcionais e eficazes são incluídos à aula para gerar uma grande adaptação do sistema cardiovascular.
Em outras palavras, isso significa que você não só aumentará o seu condicionamento, como também terá uma profunda aceleração do processo de emagrecimento, uma vez que a maioria desses exercícios utiliza o sistema aeróbico de energia. Assim, essa é uma excelente notícia para quem deseja emagrecer rápido e alcançar as suas metas.
3. Melhora da coordenação motora
Quem já fez uma aula de qualquer arte marcial sabe que os movimentos não são tão fáceis de executar e que é necessário ter muita constância nos exercícios para desenvolver uma boa técnica. Essa prática constante faz com que o praticante se torne cada vez mais eficiente na execução dos golpes, gerando maior potência em cada um dos socos e dos chutes que são desferidos durante as aulas.
Todo esse processo gera uma melhora significativa da coordenação motora e da consciência corporal — dois aspectos que são facilmente transpostos para as mais variadas atividades que encontramos na nossa rotina diária. Saber como praticar e refinar esses movimentos é uma das melhores maneiras de manter a saúde de todo o corpo.
4. Elevação da autoestima
A maioria das pessoas que praticam uma arte marcial relatam a elevação da autoestima após algum tempo de treinamento. No Muay Thai, isso não é diferente. Ter a capacidade para se defender e se sentir confiante com as suas habilidades é extremamente importante para a sua segurança e, até mesmo, para o seu bem-estar psicológico.
Obviamente, a reação nunca é desejada ou até mesmo encorajada, mas ter a capacidade de parar um agressor ou uma pessoa má intencionada é cada vez mais importante em uma sociedade que carece de segurança. Esse benefício também se estende para as mulheres, que, muitas vezes, carecem de formas ou meios para se defender.
Assim, crianças e adultos passam a ter uma postura mais proativa e mais segura com relação a vida e sempre se colocam em primeiro lugar quando o assunto é a segurança — muitas das vezes, não é preciso sequer lutar para conseguir sair de uma situação complicada ou, até mesmo, para desenvolver a autoestima que é essencial para o desenvolvimento humano.
Como as aulas são ministradas?
Para quem nunca fez uma aula, saiba que elas são quase sempre ministradas em grupo e apresentam duração média de uma hora. Durante esse período, o professor passará o aquecimento e uma série de exercícios e de movimentos que vão aperfeiçoar a sua capacidade física para lutar. No fim, será feito um relaxamento e uma pequena sessão de alongamento para o aumento da flexibilidade.
Normalmente, indica-se a prática do Muay Thai por três vezes na semana. Durante as aulas, é de extrema importância contar com um mestre qualificado e responsável. Bons professores estimulam o espírito esportivo, a perseverança, a disciplina e o respeito entre todos aqueles que estão dentro da sala ou do tatame.
A briga nunca é encorajada: esse tipo de comportamento não faz parte das boas práticas de academias sérias e comprometidas com o sucesso dos seus alunos — mesmo daqueles que desejam competir e levar a modalidade para outro patamar.
Também deve ser sempre ressaltado que nem todos os alunos precisam fazer sparring (lutas de treino). Essa modalidade deve ser sempre opcional e o professor deve observar e ser responsável pela intensidade e andamento dos treinamentos.
No geral, o Muay Thai é extremamente seguro e divertido para todos. Essa é uma arte marcial que agrega muito para o indivíduo e pode ser uma excelente forma para moldar os mais jovens em valores sérios e importantes para o seu crescimento e desenvolvimento. Existem graduações e, ao longo dos anos, o aluno evoluirá até chegar à tão sonhada faixa preta. Para quem deseja competir, há vários eventos e categorias diferentes que auxiliam na iniciação dos participantes.
Gostou deste post sobre os benefícios de fazer aulas de Muay Thai? Aproveite para deixar um comentário e compartilhar conosco a sua opinião sobre essa fantástica arte marcial que conquistou o mundo!