Há quem diga que a prática do slackline tem origem nas cordas bambas dos picadeiros de circo, e quem acredite que ela surgiu a partir da necessidade de escaladores e alpinistas de passarem de um ponto para outro. Seja qual for a versão verdadeira, o fato é que basta uma única aula de slackline para você se viciar nessa modalidade esportiva!
É o que vem acontecendo com pessoas do mundo todo já há alguns anos. É bastante comum encontrarmos em praias e parques, principalmente, a galera se equilibrando e arriscando manobras ousadas em cima da faixa elástica amarrada entre dois pontos.
Mas será que vale a pena investir em uma aula de slackline, ou ir levando na brincadeira também traz benefícios à saúde? É perigoso praticar a atividade sem ter muito conhecimento? Vamos responder a essas perguntas agora mesmo. Se liga!
O que é slackline?
Como dissemos, é um esporte que consiste em deixar uma faixa elástica amarrada entre dois pontos fixos e executar movimentos sobre ela. Parece simples, mas garantimos que uma simples caminhada para quem não tem experiência pode ser um grande desafio.
Geralmente, essa faixa é produzida de materiais como o nylon e o poliéster, tem entre 3 cm e 5 cm de largura e um comprimento que pode variar de 13 cm a 25 cm, em média.
Ainda que o slackline pareça uma brincadeira, ele é capaz de fornecer diversos benefícios para o corpo e para a mente, pois exige muita concentração do praticante e o trabalho de vários grupos musculares.
Uma dica extra para iniciantes: quanto mais esticada estiver a faixa, mais fácil é manter o equilíbrio.
Para quem o slackline é indicado?
De modo geral, pessoas de todas as idades e com boa saúde podem praticar a modalidade, mas é preciso ficar de olho em alguns detalhes:
- crianças menores de 12 anos devem praticar o slackline apenas com a supervisão de um adulto;
- é fundamental prestar atenção ao tensionamento da faixa no início, pois, como dissemos, quanto mais esticada ela estiver, mais fácil e seguro será fazer os movimentos;
- a altura da faixa também é essencial para a segurança do praticante, então, comece em níveis mais baixos.
Por que investir em uma aula de slackline?
Antes de citarmos os benefícios que o slackline proporciona ao corpo e à mente, vamos explicar a você alguns fatores que reforçam o quanto vale a pena apostar em uma aula com profissionais em vez de apenas esticar a faixa e sair fazendo manobras. Veja só!
Dá mais segurança
Já apontamos aqui alguns cuidados que precisam ser tomados na prática do slackline, especialmente se você é iniciante. Na hora da aula, o instrutor passará todas essas medidas de segurança, o que permitirá que você pratique da melhor forma quando estiver com a turma, fora da academia.
Garante que você não se machuque
Praticar o esporte com apoio profissional também evita que você sofra com lesões, contusões ou até acidentes mais graves. Isso porque alguns movimentos, quando mal executados, podem trazer sérios danos caso o praticante caia de mal jeito ou tensione algum músculo de modo errado.
Vai do mais fácil ao mais difícil
Por fim, assim como a maioria dos esportes, o slackline tem movimentos mais fáceis e mais difíceis. Seguir essa sequência, aos poucos, garante que você aprenda tudo sobre a modalidade de maneira mais consistente, aproveitando todos os benefícios — o que é bem diferente de assistir a um vídeo na internet e tentar copiar, certo?
Quais são os benefícios do slackline?
A modalidade é capaz de trabalhar o corpo e a mente como poucas, pois exige bastante concentração do praticante para que ele consiga se manter em pé em cima da faixa e realizar os movimentos, que incluem saltos, agachamentos e levantadas, caminhadas para frente e para trás, movimentos de ioga e muitos outros.
A seguir, listamos os principais benefícios do slackline:
- melhora o equilíbrio;
- aumenta a concentração;
- exercita a consciência corporal;
- desenvolve os reflexos e a velocidade de reação corporal;
- esvazia a mente, o que contribui para reduzir o estresse;
- aumenta a resistência física;
- trabalha diversos grupos musculares superiores e inferiores;
- promove um ganho considerável de força;
- atua na coordenação motora fina;
- diverte e promove a socialização, tendo em vista que praticar em grupo é mais legal e que muitas pessoas já começam a se aproximar ao verem a faixa esticada;
- ajuda a superar desafios;
- desenvolve a consciência ecológica, já que o esporte costuma ser praticado em praias, parques e outros locais em meio à natureza;
- tem baixo custo — basta comprar uma faixa adequada e sair de casa (ou amarrá-la no quintal).
Onde fazer aula de slackline no Capão Redondo?
É uma delícia treinar os movimentos do slackline em um lugar paradisíaco. Mas se você não tem acesso a um local assim, saiba que isso não é fundamental. Hoje em dia, dá para praticar esse esporte até dentro de academias.
Exatamente! Academias preparadas e estruturadas, que ofertam diversas modalidades de exercícios, já se renderam ao slackline e estão oferecendo aulas incríveis. É o caso da FitClass, no Capão Redondo.
Fora o espaço amplo e apropriado para a prática de lutas, aulas de ginástica e dança, musculação, VeloFit, ainda contamos com uma arena externa específica para circuito funcional e slackline. Portanto, ar livre não é um problema!
Nada melhor do que trabalhar o corpo e a mente com o acompanhamento de um profissional altamente qualificado, que vai garantir que você alcance os seus objetivos. Tudo com a maior segurança e a infraestrutura necessária para o seu bem-estar, pertinho da sua casa.
Bom, como deu para notar, vale muito a pena investir na aula de slackline. Com a instrução de um professor preparado, dentro de uma academia de qualidade, é possível aproveitar ao máximo os benefícios. Basta uma única tentativa para você não querer sair de cima da faixa. Pode apostar!
E aí, se interessou em começar a praticar o slackline? Ou você já faz alguns movimentos, mas quer se especializar com a ajuda de um profissional? Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre as aulas e conhecer a FitClass!