Trabalhar o dia todo sentado pode gerar a falsa impressão de que o corpo está bem e descansado, não precisando de nenhum cuidado especial. Mas justamente por estar sem movimento e, muitas vezes, com uma postura inadequada, é preciso apostar nas técnicas de alongamento para quem trabalha sentado.
Ao dedicar poucos minutos por dia a essa prática, todo o corpo vai se beneficiar. Para saber a forma certa de se alongar e quais os problemas isso pode evitar, acompanhe a leitura!
A importância do alongamento para quem trabalha sentado
Ficar muito tempo sentado, independentemente se a posição e a cadeira são corretas, pode trazer problemas sérios e, até mesmo, irreversíveis.
A LER (Lesão por Esforços Repetitivos) e a D.O.R.T (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são doenças do trabalho cada vez mais frequentes em nossa sociedade. Essas condições podem prejudicar principalmente a coluna, os ombros e os pulsos de quem trabalha sentado.
A má postura também pode trazer problemas em longo prazo, prejudicando a coluna, a visão, causando dores musculares e muito mais.
Fazer o alongamento certo pode ajudar a evitar todos esses transtornos e enfermidades, além de garantir muitos outros benefícios para a saúde física e mental, como:
- ativar a circulação sanguínea;
- diminuir tensões;
- melhorar o funcionamento de todos os órgãos vitais;
- aumentar a capacidade de concentração;
- elevar a autoestima;
- diminuir o estresse e as crises de ansiedade;
- aumenta a oxigenação e melhora a respiração.
As melhores formas de se alongar
Antes de falar que você não tem tempo, saiba que é possível fazer os alongamentos até mesmo sentado em sua cadeira no escritório, antes de começar o expediente e durante as pausas do trabalho. Quando as dores já estiverem atrapalhando, o exercício pode ajudar a aliviá-las.
Confira algumas sugestões!
Pescoço
Ao ficar muito tempo na frente do computador, a pessoa pode sentir dores na região do pescoço, que fica com a musculatura tensionada, além de dores de cabeça. Para se alongar, fique sentado com as costas bem apoiadas na cadeira, mantendo a coluna reta. Em seguida, gire o pescoço de um lado para o outro. Depois, para cima e para baixo.
Ombros, braços e pulsos
Ficar sentado por muito tempo escrevendo ou digitando pode ser cruel para os seus ombros, braços e pulsos. Para evitar problemas mais graves no futuro, aposte nos seguintes alongamentos: sente-se mantendo as costas retas, ponha um braço por trás da cabeça, com a mão para baixo e o cotovelo apontando para o alto. Segure o cotovelo com a mão livre. Repita com o outro braço.
Outro alongamento muito simples: sente-se com a coluna reta, coloque as mãos sobre as pernas e gire os ombros para frente e depois para trás.
Por fim, estique um braço, posicione a mão com a palma para frente e os dedos para cima. Em seguida, puxe os dedos em sua direção, com a outra mão. Agora, vire os dedos para baixo e faça o mesmo movimento.
Pernas e pés
Imóveis, as pernas e os pés também podem ser prejudicados pela postura sentada, especialmente em relação à circulação sanguínea. Para aliviar o cansaço e prevenir problemas, fique sentado e deixe o tornozelo de uma perna em cima da coxa da outra. Com a mão, coloque o joelho para baixo e segure.
Em seguida, sentado no meio da cadeira, estique as pernas e apoie o seu calcanhar no chão, com as pontas do pé para cima. Depois, ainda com o calcanhar apoiado, movimente a ponta do pé para baixo.
Tronco
Além de evitar a famosas dores nas costas, alongar o tronco ajuda a melhorar a sua postura. Para fazer da forma correta, encoste na cadeira, ponha as duas mãos atrás da cabeça e force o tronco para trás (abrindo o peitoral e fechando as escápulas).
Em seguida, desencoste e se mantenha no meio da cadeira. Vá torcendo o tronco, com uma das mãos atrás do encosto e olhando para trás.
Como você pôde ver, o alongamento para quem trabalha sentado é tão simples quanto essencial para manter sua saúde por muitos anos. Com alguns minutos de alongamento, você consegue evitar dores e problemas mais sérios. Portanto, separe um tempo para fazer isso, mesmo que fique sentado na sua cadeira de trabalho!
Agora, que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e ajudar outros colegas? Eles vão agradecer!