Você sabe o que é a dieta cetogênica? Entenda!
Você sabe o que é a dieta cetogênica? Entenda!

Você sabe o que é a dieta cetogênica? Entenda!

A prática de esportes, exercícios para emagrecer e a busca de uma boa alimentação tornaram-se rotineiras no dia a dia das pessoas. Uma vida saudável por muitas vezes é questão de saúde e/ou de autoestima.

Uma forma de alimentação para emagrecer é a dieta cetogênica, já ouviu falar dela? Ela propõe a ingestão reduzida de carboidratos e maior consumo de proteínas que auxiliam na diminuição da fome, por meio de refeições saudáveis.

Neste post, vamos informar mais sobre essa dieta, os seus principais benefícios, as desvantagens dela e como age no corpo. Continue a leitura!

O que é dieta cetogênica?

A dieta cetogênica prioriza apenas a ingestão de proteínas e gorduras, eliminando do cardápio o carboidrato. A ideia é fazer o organismo queimar as reservas energéticas — o tecido adiposo — em vez de utilizar, como é natural, os carboidratos frequentemente consumidos.

Essa dieta é eficiente, pois, quando há a eliminação de carboidratos da alimentação, o nosso corpo utiliza a gordura como fonte de energia. Tal processo acelera o metabolismo, ao demandar dele mais trabalho, o que, por consequência, gera mais gasto de calorias provocando o emagrecimento. 

Quais são os principais benefícios dessa dieta cetogênica?

Conforme mencionado acima, o ponto positivo dela é a perda rápida de peso.

A dieta cetogênica se trata do consumo de apenas alimentos com maior teor de gordura e proteína, assim a perda de peso é veloz, pois utiliza o metabolismo das gorduras para produzir energia para o corpo, consequentemente ocorre a diminuição do tecido adiposo nas regiões mais predominantes, como: barriga, pernas e bumbum.

No entanto, vale ficar atento que boa parte do peso eliminado no início dessa dieta pode ser graças à perda de água reservada no organismo.

Logo, isso não quer dizer que ela não faça efeito, muito pelo contrário. Essa dieta promove o emagrecimento mais rápido e a maior saciedade, devido à digestão lenta das gorduras e das proteínas, e ajuda na redução de quadros de compulsão.

Quais são os pontos negativos da dieta cetogênica?

A dieta cetogênica estimula a diminuição da fibra graças a alta ingestão de somente proteínas e gorduras, por isso essa prática ocasiona prisão de ventre no individuo, isso gera desconforto. Fato que pode ser evitado com o auxílio de nutricionistas especializados nessa dieta.

Além disso, a restrição de qualquer alimento, principalmente de carboidratos, causa outros desconfortos, como: tremores nas mãos e corpo, tonturas, alteração de humor, sono e mal hálito.

Vai optar por essa dieta?

Agora estão explicados os pontos positivos e negativos da dieta cetogênica, é importante sempre verificar se ela se encaixa na sua rotina de vida e no seu paladar, pois, para a eficácia, é fundamental ter constância nos hábitos.

Por fim, essa dieta auxilia na perda de peso, mas isso deve ser cuidado e analisado pelo acompanhamento de profissionais especializados. Assim, com tal ajuda, o emagrecimento será de maneira saudável e evitará possíveis transtornos de compulsão e psicológicos.

Gostou do nosso artigo sobre dieta cetogênica? Compartilhe nas suas redes sociais essas informações de alimentação e práticas saudáveis para seus amigos também saberem mais!