A expectativa de vida dos brasileiros e das pessoas de todo o mundo aumentou — é o que dizem as pesquisas e o que podemos ver nas ruas, com a presença cada vez maior de idosos ativos em suas atividades cotidianas. Vários fatores têm contribuído para esse fenômeno, como o avanço da medicina, a consciência sobre a importância de ter bons hábitos e o consumo de alimentos anti-idade.
Isso mesmo, a fórmula mágica para ganhar alguns anos de vida pode estar no seu prato. Quer saber mais sobre esses alimentos? Então, pegue uma porção de frutas vermelhas para comer agora mesmo enquanto lê este texto!
O que são os alimentos anti-idade?
Para explicar o funcionamento desses alimentos tão importantes para a nossa saúde e longevidade, precisamos esclarecer sobre a sua atuação antioxidante em nosso organismo: suas substâncias conseguem proteger as nossas células contra a ação oxidante dos radicais livres — moléculas produzidas pelo nosso próprio corpo durante a queima do oxigênio, mas que em excesso podem ser tóxicas.
Algumas das consequências desses radicais livres estão diretamente relacionadas ao envelhecimento, como:
- enfraquecimento do sistema imunológico;
- envelhecimento precoce da pele;
- artrite;
- arteriosclerose;
- catarata etc.
Ou seja, para prevenir o envelhecimento do seu corpo, tanto por dentro quanto por fora, consumir os alimentos certos é essencial. Conheça alguns deles!
Quais são alguns desses alimentos?
Por serem tão poderosos, você pode achar que esses superalimentos anti-idade são difíceis de encontrar ou, então, que são muito caros, não é mesmo? A boa notícia é que eles são extremamente acessíveis — fáceis de achar e, em sua maioria, bem baratinhos. Veja só!
Aveia
Um alimento que você consome desde a infância e que é mais poderoso do que muita gente imagina. Entre apenas alguns dos benefícios da aveia, podemos citar a presença de betaglucana — uma molécula que melhora a circulação do sangue, dificulta a absorção de gordura pelo intestino e ajuda o organismo a eliminar toxinas.
Uma porção de aveia, somada à ingestão de líquidos e o consumo de frutas diariamente, vai fazer muito bem para seu intestino e, consequentemente, para sua pele, seu bom humor e o funcionamento de todo o seu corpo.
Azeite de oliva
Um dos ingredientes mais importantes da dieta mediterrânea (conhecida por garantir a saúde e longevidade) é o azeite. Não por acaso: rico em gorduras monoinsaturadas (ou seja, as gorduras do bem), ele possui propriedades antioxidantes e também anti-inflamatórias. Para se aproveitar dos benefícios do azeite, prefira as opções extravirgens e consuma 2 colheres de sopa por dia, no máximo.
Peixes
Ainda no grupo dos alimentos que fornecem a gordura boa estão alguns peixes, como salmão, atum, arenque e sardinha. Além de deliciosos e muito indicados em dietas como fontes de proteína, esses peixes têm ômega 3, que também combate a osteoporose — outra inimiga do envelhecimento saudável.
Óleo de gergelim
Antioxidante, anti-inflamatório, fonte de muitas vitaminas (especialmente a vitamina E) e um grande aliado na redução da pressão arterial. Com sabor um pouco mais marcante, pode ser utilizado em várias receitas e, inclusive, é possível esquentá-lo sem que ele perca as suas propriedades benéficas.
Abacate
Além das gorduras boas para o organismo, essa fruta é uma grande aliada da sua beleza, pois faz muito bem para a pele. Rico em carotenoides, o abacate protege contra os danos do sol.
Também possui uma substância fitoquímica que estimula a produção de colágeno, aumentando a firmeza da cútis. Para completar, a própria gordura do alimento atua como uma barreira contra a perda de umidade e melhora a elasticidade. Então, guacamoles e vitaminas já!
Frutas cítricas
As frutas, obviamente, não poderiam ficar de fora da nossa lista de superalimentos. Para começar, as frutas cítricas são ricas em vitamina C e bioflavonoides, que fortalecem o sistema imunológico, têm ação antioxidante e aumentam o tônus das veias, respectivamente. Boas opções são a laranja, acerola, goiaba, limão e lima-da-pérsia.
Melão
Uma fruta refrescante e com uma capacidade incrível de regular a alcalinização do pH sanguíneo. Além disso, o melão é anti-inflamatório e, para quem não sabe, é possível ingerir com as sementes — experimente triturá-las no suco ou vitamina — para obter mais fibras.
Frutas vermelhas
Os morangos e as uvas roxas e vermelhas também são excelentes para a melhora da circulação sanguínea, pois possuem uma substância chamada protoantocianidina — responsável por fortalecer os vasos linfáticos e sanguíneos. Uma boa ideia é consumir também o suco de uva integral, que traz todos os benefícios da fruta. Um copo por dia é suficiente.
Folhas verdes
Se você não é do time dos apreciadores de saladas de folhas, aqui vão bons motivos para mudar de ideia agora mesmo. Os vegetais — especialmente os verde-escuros, como espinafres e couves — são ricos em vitaminas A, C e E. Além de aumentarem a produção de colágeno, combaterem os danos da oxidação e serem anti-inflamatórios, também são muito benéficos para o trato intestinal.
Qual é a importância de ingerir esses alimentos junto à prática de exercícios?
Agora que você já conhece alguns dos alimentos anti-idade, a gente aposta que já está pronto para ir para o supermercado e encher a geladeira. Muito bem! Contudo, antes temos um recado: pouco vai adiantar consumir os melhores alimentos e não movimentar o seu corpo.
Isso porque o corpo humano não foi feito para ficar parado. Ao se mexer, inclusive, o seu organismo vai trabalhar de uma forma muito mais eficiente para aproveitar todos os nutrientes oferecidos pelos alimentos. Toda a energia ofertada será empregada de maneira correta, as proteínas vão atuar melhor sobre os músculos e os movimentos vão ajudar, até mesmo, no funcionamento do intestino e na regulação da pressão arterial.
Ou seja, os alimentos anti-idade e as atividades físicas, juntos, podem transformar o seu corpo, não apenas por fora, mas também por dentro. Só assim você vai ter mais disposição para viver por muitos anos — com qualidade de vida e saúde física e mental, o que é o mais importante.
Se você está revendo os seus hábitos alimentares, vai gostar de saber as diferenças e qual é a melhor opção entre as dietas que emagrecem rápido e a reeducação alimentar.