Academia: tipos de atividade física  na Zona Sul para você
Academia: tipos de atividade física na Zona Sul para você

Academia: tipos de atividade física na Zona Sul para você

Você decidiu deixar a preguiça de lado e finalmente vai começar a praticar algum exercício. Depois de organizar seus horários e encontrar um tempo em meio à rotina corrida, a grande dúvida é: como acertar na escolha da atividade física na Zona Sul?

Para ajudar a responder essa questão, vamos dar a primeira dica. Anote aí: procure uma academia que tenha diversas modalidades! Porque, mesmo que você se decida por uma, nada melhor do que poder experimentar outras, certo?

Apesar de todas as atividades físicas fazerem bem à saúde, elas podem apresentar diferentes benefícios. Para saber qual atende melhor às suas necessidades, é preciso conhecê-las.

Por isso, neste post vamos apresentar as principais características das atividades disponíveis nas melhores academias. Continue lendo e escolha a sua!

Musculação

A musculação é uma atividade física muito importante e, se possível, deve sempre fazer parte da rotina de treinamento. Isso porque, entre outros benefícios, ela fortalece a musculatura.

Quando o músculo fica mais forte, ele protege as articulações e ligamentos de impactos, permitindo que as pessoas se exercitem com um risco menor de lesões.

Além disso, o treinamento de força por meio de máquinas ajuda a melhorar a postura, acelera o metabolismo e auxilia na perda de gordura corporal.

Treinamento funcional

O funcional é uma ótima opção para aqueles que não gostam de treinar com máquina. Nele, o treino é realizado com o peso do corpo, utilizando apenas alguns acessórios.

Além de aumentar a força muscular, o funcional proporciona mais velocidade, agilidade, coordenação motora e resistência física.

Spinning

O spinning, também conhecido como bike indoor, é uma das atividades mais escolhidas por quem decide se exercitar. O treino todo é desenvolvido em uma bicicleta estática, dentro de uma sala confortável e animada.

A modalidade contribui para melhorar a capacidade cardiorrespiratória e estimular a perda de gordura corporal. Ele trabalha as musculaturas abdominais e dos membros inferiores.

Zumba

Muitas pessoas consideram a Zumba como uma dança, mas você também pode encontrar a modalidade entre as ginásticas. Para ficar mais fácil, criamos um tópico especial para ela!

A zumba é uma aula de movimentos rítmicos, inspirada na dança latina. Originária na Colômbia, a modalidade ajuda a acelerar a perda de gordura e tonificar a musculatura.

Por ser animada, é uma excelente escolha para aqueles que têm dificuldade de sair de casa para ir à academia.

Dança

A dança é uma atividade física para todas as idades, e uma das opções preferidas da galera na hora de se exercitar. As melhores academias costumam oferecer opções diferenciadas da modalidade como: ballet, forró, axé, salsa, samba e até sertanejo.

Tem para todos os gostos, e os benefícios são muitos! Além de aumentar a frequência cardíaca, a dança ajuda na coordenação motora, trabalha a memória, melhora a postura, a flexibilidade e estimula o convívio social.

Ginástica clássica

Apesar das novidades do mundo fitness, as melhores academias ainda continuam oferecendo as tradicionais aulas de ginástica, como o jump, o step e a localizada.

Essas modalidades são muito interessantes por estimularem um treino mais localizado, contribuindo para uma maior queima de gordura. Confira um pouco sobre cada uma das opções de ginástica.

Ginástica Localizada

A aula de ginástica localizada normalmente seleciona algum tipo de exercício e foca nele durante um bom período de tempo. Isso faz com que a queima de gordura seja mais intensa no local do corpo que está sendo exercitado, como os glúteos ou o abdômen.

Devido ao extenso número de exercícios reproduzido em uma aula, a localizada promove muitos benefícios, como a melhora da postura corporal, o aumento da força muscular e a elevação da queima calórica.

Jump

Para quem não conhece, o jump é uma modalidade realizada em cima de mini camas elásticas. A aula é feita em grupo, e cada participante deve reproduzir os movimentos passados pelo professor.

A principal vantagem para quem optar pelo jump é que as articulações são protegidas, já que o trampolim funciona absorvendo o impacto. A atividade trabalha o corpo inteiro e é uma excelente opção para quem deseja perder gordura corporal. Além disso, o jump treina a coordenação e a memória, já que é preciso repetir os movimentos e aprender a coreografia.

Step

As aulas de step utilizam o utensílio como forma de degrau. Há alguns anos, o exercício consistia apenas em subir e descer do mesmo, com algumas poucas variações.

Contudo, atualmente, uma aula de step é muito completa. Com o auxílio de halteres, o exercício trabalha membros inferiores e superiores, sendo uma ótima opção para quem deseja ganhar força muscular.

Artes marciais

Escolher uma academia que ofereça lutas é uma grande vantagem para o praticante. As artes marciais são exercícios completos, que trabalham o corpo de forma harmônica, proporcionando uma grande queima de gordura, ao mesmo tempo em que trabalha a força muscular.

As modalidades mais praticadas são o Boxe, o Jiu-Jitsu e o Muay Thai. Conheça um pouco de cada uma delas a seguir.

Boxe

É comum as pessoas classificarem o boxe como uma atividade para os braços. Contudo, a luta exige uma grande movimentação das pernas. Além disso, o treino de boxe costuma incluir muitos exercícios abdominais e cardiorrespiratórios, como pular corda e fazer polichinelos.

Com um alto gasto calórico, é uma boa opção para quem quer emagrecer, tonificar a musculatura, treinar o reflexo e, de quebra, ainda aprender uma arte marcial olímpica.

Muay Thai

O Muay Thai é uma arte marcial que lembra o boxe, entretanto, o lutador pode utilizar os cotovelos e as canelas para dar os golpes com os membros superiores e inferiores.

Apesar da diferença técnica no modo de praticar a luta, os benefícios entre o muay thai e o boxe se assemelham: alta queima de gordura e fortalecimento muscular.

Jiu-Jitsu

Em tradução, jiu-jitsu significa arte suave. A modalidade foi consagrada no Brasil pela família Grace. Ao contrário do boxe, que é praticado em pé e envolve muitos golpes, o jiu-jitsu é uma luta mais rasteira, em que o objetivo é dominar o oponente. Por esse motivo, a técnica, muitas vezes, sobrepõe a força.

A prática do jiu-jitsu contribui para melhorar a flexibilidade, aumentar a resistência física e a perda calórica, fortalecer a musculatura, treinar a atenção e a tomada de decisão.

Escolher uma atividade física para começar a praticar não é uma tarefa simples, principalmente para quem ainda não tem uma preferida. O ideal é poder experimentar aulas variadas, até encontrar aquela que satisfaça as suas necessidades e desperte a vontade de treinar.

Por esse motivo, frisamos novamente que a melhor alternativa é encontrar uma academia que tenha tudo! Assim, é possível ainda combinar mais de um tipo de exercício, melhorando os resultados.

E então, gostou do post? Se você está procurando um lugar completo para praticar atividade física na Zona Sul, entre em contato conosco. A FitClass disponibiliza um freepass de uma semana, para você experimentar diferentes tipos de atividades.