Encontrar uma boa academia de lutas exige um pouco de pesquisa. As artes marciais, apesar de extremamente benéficas, podem ser uma espécie de escape em ambientes que não são positivos e não prezam por valores e princípios do conhecimento marcial.
Além disso, é importante encontrar locais em que as técnicas são ensinadas corretamente. O suporte ao aluno e demais assuntos relacionados também são fundamentais para manter a saúde e o bem-estar daqueles que buscam por uma nova modalidade esportiva.
Abaixo, falaremos sobre 5 dicas infalíveis que auxiliarão você a encontrar a academia ideal. Ao término deste post, temos certeza de que você conseguirá encontrar sua nova “casa”. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!
1. Veja a infraestrutura
Toda academia de lutas deve ter um mínimo de infraestrutura. Portanto, sua busca deve começar nesse ponto. Veja as condições do tatame e dos sacos de pancada, assim como a quantidade de materiais que auxiliam as aulas (como cones, halteres, elásticos, manoplas e assim por diante). Cada um desses pontos auxiliam o professor a garantir uma aula funcional para seus alunos.
2. Conheça os professores
Os professores são os responsáveis por passar o conhecimento. Eles devem ser atenciosos e experientes, e precisam ter o “tato” para entender as necessidades de cada aluno. Por isso, observe o tratamento e, principalmente, a maneira com a qual as aulas são ministradas.
Evite professores agressivos ou que não explicam as técnicas corretamente. Note que eles também devem observar a aula com atenção, sempre prezando pela esportividade e segurança como pontos primordiais.
Ao se deparar com locais em que esses requisitos não sejam um ponto de importância, é sugerida a busca por outro estabelecimento.
3. Analise o suporte ao aluno e o ambiente das aulas
Todo aluno de arte marcial precisa de suporte. O aprendizado dos golpes exige uma prática constante, assim como uma crítica construtiva sucessiva para que haja melhora.
Por isso, o treinador deve estar atento e, principalmente, preocupado com a evolução de cada um dos membros da sua sala — esse é um cuidado primordial.
Além dessa preocupação com a técnica, é imprescindível observar o ambiente da sala. Em bons locais, até mesmo os treinos mais pesados e sérios são repletos de respeito e de boas intenções. O mesmo não acontece em instituições que priorizam a rivalidade constante e o embate entre alunos.
Fuja dessas armadilhas e preze pela sua segurança e disciplina — violência não faz parte da cultura do artista marcial.
4. Sonde a reputação da academia
Sondar a reputação da academia é muito importante. As lutas, de maneira geral, ainda apresentam uma espécie de preconceito em alguns lugares e, além disso, muitas academias escondem sua realidade por debaixo de uma polidez e cordialidade entre as aulas.
Por isso, pergunte para seus amigos e pessoas da região sobre a qualidade das aulas e, principalmente, sobre seus alunos. Bons locais são referências e abertos para a entrada de qualquer pessoa, por essa razão, não deixe de averiguar essas particularidades antes de se matricular.
5. Observe a quantidade de modalidades
Tirando todas as questões de segurança que pautamos acima, pode ser muito interessante verificar a quantidade de modalidades que o local apresenta. Isso serve para aqueles que apresentam rotina embaralhada com horários ou simplesmente gostam de variar suas atividades físicas.
Na Fitclass, disponibilizamos um centro de treinamento dedicado às artes marciais, com diversas modalidades e metodologias. Também apresentamos um incrível protocolo de treinamento voltado para o emagrecimento e desenvolvimento da capacidades físicas de cada atleta.
Além disso, contamos com uma excelente equipe de profissionais e um ambiente que preza pelo respeito ao próximo e pela segurança em cada aula. Faça uma visita e veja por si mesmo!
Gostou do post e está em busca de um local para treino? Entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas — estamos à disposição!