Treinar durante o período menstrual ainda é um tema que gera inúmeras dúvidas entre as mulheres. Afinal, são vários mitos que giram em torno desse tema, o que acaba prejudicando gravemente os resultados que elas desejam alcançar com os treinos.
Para esclarecer esse tema e fazer com que você não prejudique os seus treinos, ao longo deste post você poderá descobrir toda a verdade sobre a relação da menstruação e atividade física e ainda conferir quais são os cuidados que você precisa ter durante o período menstrual:
1 – Atividade física menstruada: é recomendada?
Muitas mulheres sentem dúvidas se podem praticar algum tipo de atividade física durante o período menstrual ou até mesmo se isso traz algum malefício. Mesmo para aquelas que adoram malhar e tem o treino bem definido, torna-se díficil ir para a academia nesses dias.
Isso é comum, pois é um período bastante delicado marcado por dores, estresse, desconfortos e desânimo. Afinal, o corpo está sofrendo uma alteração hormonal que afeta o funcionamento de todo o organismo.
E para aliviar toda essa sensação de mal estar, nada melhor do que praticar exercícios físicos, por isso é que os profissionais recomendam tanto essas atividades para as mulheres durante o período menstrual.
2 – Principais benefícios do treino no período menstrual
Ao treinar durante o período menstrual, você ainda pode obter uma série de benefícios. Eles vão desde o aumento da sensação de bem-estar até o aumento da queima de calorias. Ficou curiosa? Veja abaixo algumas vantagens de treinar nesse período do mês:
Aumento da sensação de bem-estar
Ao treinar durante o período menstrual, você poderá sentir um grande aumento da sensação de bem-estar. Isso ocorre porque o seu corpo libera mais endorfina durante a atividade física, que nada mais é do que o hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar.
Assim, quando você treina durante esse período do mês, o mau humor tão característico dessa fase, deixa de incomodar. E não é só isso! Ele também é capaz de aliviar as terríveis cólicas menstruais.
Promove uma sensação de conforto
Poucas pessoas sabem disso, mas quando você treina a temperatura do seu corpo aumenta muito. Isso estimula o bom funcionamento da vasodilatação, que por sua vez alivia os incômodos característicos da menstruação.
Dessa forma, quando você pratica atividades físicas durante o período menstrual, pode se sentir mais confortável e livre de todas aquelas dores que em alguns casos impedem que você realize atividades cotidianas.
Estimula a queima de gordura
Sim! Você pode acelerar o processo de emagrecimento quando treina durante o período menstrual. Isso ocorre porque o seu organismo começa a produzir mais estrogênio e aumenta o metabolismo.
Agora, se você deseja aumentar ainda mais a queima de gordura, é fundamental que você também melhore a sua alimentação nesse período. Caso contrário, não poderá aproveitar os benefícios do treino durante a menstruação.
3 – Desempenho nos treinos durante o período menstrual
Um estudo realizado por uma universidade sueca, comprovou que treinar durante as duas primeiras semanas do ciclo menstrual, realmente melhora o desempenho e a performance durante a realização das atividades físicas. Principalmente, naqueles que envolvem resistência.
Isso ocorre pelo fato do organismo ter uma reação diferente em cada momento do ciclo menstrual, por isso é muito importante conhecer o próprio corpo e respeitar os limites que ele impõe. Confira abaixo, como o seu desempenho pode ser afetado em cada etapa do período menstrual:
Período Pré-Menstrual
Durante o período pré-menstrual, os níveis hormonais reduzem drasticamente, é comum sentir cansaço, dor de cabeça e no corpo, principalmente nos seios. Com a TPM é normal perder a disposição para ir treinar.
Devido a essas características, são indicados exercícios físicos de cardio e outros aeróbicos. Ademais, para relaxar a tensão busque pedalar, fazer uma trilha, correr ou nadar.
Período Menstrual
No período menstrual, os principais hormônios reguladores a progesterona e o estrogênio ficam em um nível extremamente baixo. Assim, começam a surgir com mais força as cólicas e a sensação de indisposição. Esse é um dos melhores momentos para treinar.
Por ser a fase mais intensa, são recomendados exercícios de alta intensidade, como corrida e até mesmo o boxe, que é capaz de aliviar o estresse e as dores corporais.
Período pós-menstrual
Por fim, no período pós-menstrual as taxas hormonais se mantêm estáveis e o organismo começa a produzir uma maior quantidade de noradrenalina, responsável por potencializar os desempenhos durante os treinos. Essa fase é ideal para começar a perder peso também.
Os exercícios mais indicados nesse período são aqueles de alta intensidade como os aeróbicos, corrida e treinos de musculação. O desempenho torna-se excelente durante esse período.
4 – Cuidados ao treinar durante a menstruação
Para que você possa aproveitar todos os benefícios do treino durante a menstruação, é preciso que você adote alguns cuidados nesse período do mês. Veja bem, o seu organismo muda completamente nestes dias e é preciso se adaptar a isso.
É comum que ocorra a perda de hemácias e até mesmo de glóbulos vermelhos durante a menstruação. Isso exige que você adapte a sua alimentação e passe a consumir alimentos ricos em ferro, pois eles repõem essa perda. Dentre esses alimentos, destaca-se:
- Carne vermelha
- Folhas com coloração verde-escura
- Oleaginosas
Além disso, não deixe de preparar um kit com tudo que você pode precisar em casos de emergência ao treinar durante a menstruação. Essas simples medidas podem fazer toda a diferença para você.
Ao longo do post você descobriu que é possível sim, treinar durante o período menstrual e conquistar vários benefícios com isso, inclusive deixar os dias da TPM mais tranquilos e obter mais qualidade de vida. Então, o que acha de experimentar treinar durante esse período?
Adeque seu treino de acordo com o seu ciclo menstrual, invista naquelas atividades mais relaxantes no período da TPM para aliviar todo o estresse e foque nas mais intensas durante a menstruação. Também mantenha uma alimentação saudável ao longo do período menstrual.