Já sabemos o quanto uma boa noite de descanso é fundamental para ter um dia seguinte mais produtivo e animado, certo? Mas você conhece a relação entre sono e treino? O fato é que dormir bem deixa o corpo mais disposto, o que favorece o nosso desempenho e os nossos rendimentos quando praticamos algum tipo de atividade física.
Neste post, vamos mostrar qual é a importância dessa relação e como melhorar a qualidade do seu sono para potencializar os seus resultados na academia. Acompanhe!
Como funciona o sono?
Em relação à saúde mental, o sono é essencial para que o cérebro “organize” as informações obtidas durante o dia — o que ajuda no aprendizado e até mesmo na memória.
Para a saúde física, os benefícios também são inúmeros. Isso porque, enquanto dormimos na fase mais profunda, chamada de N3, o nosso corpo produz o GH, que é o hormônio de crescimento.
Nos adultos, ele é responsável pelo vigor físico e pelo tônus muscular. Além disso, se você treinou durante o dia, o GH vai ajudar, durante o sono, a se recuperar e a diminuir as lesões nas fibras musculares.
Já ao acordar, o corpo libera o cortisol em uma maior quantidade. Ele é muito conhecido como o “hormônio do estresse”, mas também tem um poderoso efeito anti-inflamatório.
Qual é a relação entre sono e treino?
Se você pratica atividades físicas, vai dormir melhor. E se dorme bem, vai ter mais resultados nas suas atividades físicas, bem como mais concentração e raciocínio. Interessante, não é mesmo?
O que acontece é que, além de descansar corpo e mente, deixando você com mais ânimo para treinar no dia seguinte, é durante o sono que o corpo se adapta aos efeitos do exercício que foi realizado no dia.
Por fim, uma boa noite de sono fortalece o sistema imunológico e ajuda a controlar alguns hormônios que estão relacionados à saciedade e à fome, ou seja, o seu peso fica mais sob controle.
Quais são as dicas para dormir melhor?
Você já sabe qual é a importância do sono para a sua vida de atleta, mas não sabe o que fazer para ter uma noite dos sonhos? Veja algumas sugestões!
Regule os seus horários
Você conseguiu organizar a sua rotina para encaixar os exercícios físicos? Parabéns! Isso prova que também é capaz de regular seus horários de sono. Ao dormir e acordar todos os dias no mesmo horário, inclusive nos finais de semana, o seu sono ganha mais qualidade. Segundo estudos, ainda ajuda a emagrecer, deixa você mais feliz e inteligente.
Evite determinados alimentos
O que você come interfere na sua saúde, no seu corpo e, claro, no seu sono. Antes de dormir, ainda no jantar, evite comidas pesadas e alimentos ricos em açúcar e cafeína. Opções de fácil digestão vão ajudar o seu corpo a descansar melhor, como banana, abacate, leite, iogurte, aveia, linhaça e chás calmantes (camomila, hortelã ou maracujá).
Fique longe do celular
Muitas pessoas têm o hábito de ficarem mexendo no celular já na cama, antes de dormirem — nem que seja só para darem uma última olhada nas novidades ou programarem o dia seguinte. Acontece que a luz emitida pela tela dos aparelhos influencia a produção de melatonina, deixando o nosso corpo ativo novamente.
Como você viu, existe uma relação muito próxima entre sono e treino: um ajuda o outro e os dois ajudam você a conquistar os seus objetivos, ter mais saúde e disposição no seu dia a dia. Cuide-se em todos os aspectos!
Gostou deste conteúdo? Para ficar por dentro de mais notícias relacionadas à saúde, bem-estar e treinos, siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube!