Apesar de o estilo de vida vegano ganhar mais adeptos todos os dias, ainda são muitos os mitos e as dúvidas que rondam o assunto. Entre os questionamentos, um é bastante comum: afinal, é possível fazer uma dieta fitness vegana?
A pergunta é válida, principalmente porque um desses mitos envolve exatamente a relação entre a alimentação vegana e o fornecimento suficiente de nutrientes. Se ainda há muitas pessoas que acham que uma dieta vegana precisa ser complementada com medicamentos e vitaminas, imagine, então, se o adepto do estilo quer ser fitness!
Para esclarecer esses pontos de uma vez por todas, criamos este post! Para completar, trouxemos dicas bastante úteis e exemplos de alguns influencers veganos — e cheios de saúde — para você se inspirar. Confira!
A dieta fitness vegana é possível
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que, sim, um estilo de vida vegano e fitness é totalmente possível! Basta ter um bom acompanhamento nutricional, a fim de garantir todos os nutrientes necessários.
Um bom profissional vai ensinar, por exemplo, que o cálcio encontrado no leite de vaca pode ser retirado de vegetais verde-escuros, gergelim, leguminosas e tofu. Além de aprender essa substituição de alimentos, você vai entender a quantidade certa de consumo de cada um, além de formar grupos que auxiliam na absorção dos nutrientes.
Os cuidados que você precisa ter
Todas as pessoas que querem ter uma vida fitness precisam adequar a sua alimentação, pois a carga de exercícios exige mais do corpo. Com os veganos, isso não é diferente. Confira alguns cuidados básicos para manter a sua saúde sem abrir mão do seu estilo de vida.
Hidrate-se
A água é essencial para todo ser vivo, independentemente dos seus hábitos alimentares. Para manter a hidratação, a elasticidade das células e o perfeito funcionamento do organismo, não abra mão de ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia.
Fique atento às combinações de alimentos
Como dissemos, existem muito alimentos que são capazes de substituir os nutrientes de outros. A proteína, por exemplo, é essencial para os atletas, já que ajuda, entre outras coisas, a manter a força e a resistência. Entretanto, com equilíbrio, é possível obter os aminoácidos importantes a partir da combinação de leguminosas e cereais, como o clássico arroz com feijão.
O ferro é outro exemplo interessante: para ser mais bem aproveitado e absorvido, faça a combinação de vegetais com um alimento rico em vitamina C. Por outro lado, evite tomar café logo depois de comer, pois ele vai atrapalhar a absorção do ferro do seu prato principal.
Esteja por dentro das novidades
Hoje em dia, existem no mercado diversas opções voltadas às dietas veganas, como proteínas vegetais, minerais e carboidratos complexos, ajudando os atletas a manterem o ritmo e a saúde. Mantenha-se por dentro do assunto e converse com seu nutricionista sobre essas infinitas possibilidades.
Os influencers que podem servir de inspiração
Precisando de inspiração extra para seguir com a dieta vegana sem abrir mão da vida fitness? Então, vale a pena seguir os influenciadores adeptos do estilo, que — como as fotos dirão — são exemplos admiráveis da vida fitness:
- André Nader, 36 anos, ultramaratonista, com mais de 4 mil seguidores no Instagram e grande defensor do vegan power;
- Yasmim Brunet, que compartilha com seus mais de 2 milhões de seguidores como o veganismo faz parte do seu dia a dia, tanto na sua escolha de roupas e cosméticos quanto em seus belos pratos;
- Hana Khalil, participante do BBB 19. Soma quase 2 milhões de seguidores no Instagram e tem um canal no YouTube, no qual já aconteceram vários debates sobre o veganismo;
- Leonardo Santos, que mostra em seu perfil do Instagram, o @veganoperiferico, que é possível manter o estilo de vida vegano sem gastar muito;
- Luisa Mell, a famosa ativista, mostra em suas redes sociais não só dicas de alimentação, mas todo tipo de conteúdo voltado ao bem-estar animal.
Com o acompanhamento certo, a dieta fitness vegana não somente é possível, como é promissora, com a capacidade de trazer ao seu corpo mais saúde e disposição.
Você gostou deste conteúdo? Então, que tal compartilhar o post nas suas redes sociais e levar essas informações a seus amigos?