Para secar a barriga, é preciso comer! E comer bem. É bastante comum que muitas pessoas acreditem que só é possível emagrecer através de dietas bastante restritivas e “sofridas”, que incluem poucos alimentos e que são pobres em calorias, gorduras e outros nutrientes. Para se ter um emagrecimento saudável e eficiente, é preciso, em primeiro lugar, desmistificar este tipo de tabu. Antes de tudo é preciso entender o que são alimentos funcionais. Você já ouviu falar sobre eles?
O que são alimentos funcionais?
Podemos entender como alimentos funcionais aqueles que oferecem benefícios à saúde. Para ter uma dieta baseada em alimentos funcionais é preciso conhecer os seus nutrientes e inseri-los de forma inteligente no seu cardápio diário. Podemos também considerar como alimentos funcionais alguns ingredientes benfeitores da saúde, que podemos optar por inserir em nossas receitas tradicionais, buscando deixá-las mais saudáveis e nutritivas.
“Ah, quer dizer que basta comer mais frutas e verduras?” Na verdade, não é exatamente isso. A dieta baseada em alimentos funcionais não é bem assim. É certo que comer mais frutas e verduras pode ser ótimo para a saúde, devido ao grande número de vitaminas e nutrientes que esses alimentos possuem. Porém, os alimentos funcionais podem ir ainda mais longe, prevenindo algumas doenças específicas ou mesmo contribuindo com o seu tratamento, melhorando o quadro do paciente. Além disso, há outros alimentos além de frutas e verduras que podem ser considerados funcionais como os cereais integrais.
“Então os alimentos funcionais seriam como um remédio?” Também não! É importante ressaltar que estes alimentos não substituem nenhum medicamento ou tratamento indicado pelo médico. Ainda assim, são essenciais para contribuir com a manutenção da boa saúde, já que, em sua maioria, não são industrializados. Os alimentos funcionais servem para garantir que você reduza suas chances de desenvolver doenças inerentes a maus hábitos alimentares, permitindo um corpo jovem, forte e disposto por muito mais tempo. E mais: podem ser utilizados com sucesso para a perda saudável de peso.
Alimentos funcionais para secar barriga
Você pode inserir alimentos funcionais na sua dieta de forma estratégica para perder peso e secar a barriga. É a melhor forma de passar longe de dietas “milagrosas” que prejudicam a saúde. De um modo geral, podemos afirmar que, para começar a se ver livre dos “pneuzinhos” em volta da cintura, basta escolher alimentos que melhoram os níveis de colesterol, enganam a fome, auxiliam na queima de gorduras e que nutrem a ponto de permitir que você não sinta falta de guloseimas.
Aveia
A aveia é uma das maiores referências no que diz respeito aos alimentos funcionais. Pode ser consumida de diversas formas, flexibilizando a dieta e podendo também ser usada em receitas, saladas e vitaminas. Além disso, a aveia possui alto teor proteico e possui um respeitável perfil de aminoácidos. Possui alta porcentagem de lipídios com propriedades antioxidantes. Proporciona o sentimento de saciedade, contribuindo imensamente com o controle do peso e a reeducação alimentar.
Chá verde
O chá verde está em alta e não é sem razão. É excelente para o emagrecimento, já que acelera o metabolismo e ajuda na queima de gorduras. O chá verde também contribui para a prevenção da osteoporose e diversos tipos de câncer. Que tal inserir o chá verde no lanche da tarde ou no seu café da manhã e emagrecer com saúde?
Cenoura
O consumo de cenoura permite um aumento do metabolismo. Isso pode gerar mais disposição para fazer as atividades do dia a dia e também permite o aumento do consumo calórico. Além disso, a cenoura previne infecções do trato urinário e ajuda na eliminação de resíduos. É rica em vitamina A, que é considerada a vitamina da beleza devido aos benefícios que traz para cabelos, pele e unhas. Para aproveitar melhor seus nutrientes, é recomendável consumi-la crua. Já pensou em adicionar a cor laranja ao seu prato com uma deliciosa cenoura ralada? Outra opção para inserir a cenoura crua na dieta é o suco, que pode ser feito com laranja.
Linhaça
Rica em fibras, ácido graxo ômega 3 e em lignanas, a linhaça permite a redução do colesterol ruim e a prevenção de doenças do coração e diabetes. Ajuda a prevenir o câncer e a osteoporose e pode ser inserida facilmente na dieta, já que pode ser moída e acrescentada em sucos, vitaminas, caldos, no feijão e em outros. Assim como a aveia, ajuda a controlar o apetite e contribui para aumentar o sentimento de saciedade.
Soja
É a melhor fonte de proteínas de origem vegetal e é fonte de diversos tipos de minerais indispensáveis para a saúde, como ferro, potássio, zinco, magnésio e outros. Muitas pessoas, especialmente vegetarianos, optam pelo consumo da proteína texturizada da soja, que permite a criação de deliciosas receitas.
Com uma alimentação equilibrada e com foco em alimentos funcionais, você sairá ganhando e a balança sairá perdendo! Porém, é importante ressaltar que apesar de a satisfação com o próprio corpo ser importante, ela não deve se sobrepor à saúde. Afinal, muitas pessoas encontram formas nocivas de chegar ao corpo que desejam e acabam tendo que lidar depois com as consequências, que vêm em forma de problemas de saúde.
Por isso, emagrecer com saúde, prevenindo doenças e de uma forma descomplicada, sem a necessidade de suplementos ou produtos industrializados é a melhor opção. Neste caso, os alimentos funcionais são o seu principal aliado. O seu corpo agradecerá de diversas formas, inclusive eliminando gorduras!
Alimente-se bem e não fique parada (o)
Para otimizar o emagrecimento é muito importante aliar a dieta baseada em alimentos funcionais à alguma atividade física. Isso garante que o seu organismo blinde-se de diversos tipos de doenças e que tenha uma aparência esbelta, firme e tonificada! Nosso corpo não foi feito para ficar parado e a atividade física traz múltiplos benefícios, especialmente se estiver aliada à uma alimentação saudável. Portanto, procure a modalidade que mais lhe agrada e comece hoje a trilhar o caminho para secar a barriga e chegar mais rápido no corpo que você espera há tanto tempo!