Tem vergonha de ir na academia? Veja 7 dicas para superá-la
Tem vergonha de ir na academia? Veja 7 dicas para superá-la

Tem vergonha de ir na academia? Veja 7 dicas para superá-la

Vergonha de ir na academia é um sentimento válido, que não deve ser encarado de modo negativo. Construir uma vida saudável requer tempo, disposição e aceitação de sentimentos que, aparentemente, não deveriam existir. Ao contrário do que se pode pensar, negar emoções negativas relacionadas à prática de atividades físicas é uma forma de afastar a mudança, real, para uma vida mais saudável.

Então, aceitar que você pode ter vergonha de ir para a academia é o primeiro passo em direção à construção de uma autoestima. Uma vida ativa é construída quando se aceita os sentimentos negativos e, apesar deles, você continua em movimento. Prefere malhar panturrilha em vez de correr na esteira? Então, malhe panturrilha e faça 5 minutos de esteira, em vez dos 15 minutos, que são entendidos como a quantidade “certa”.

Nesse sentido, após a leitura deste texto, você entenderá como trabalhar os motivos da vergonha de ir na academia e as dicas para conseguir se manter ativo, apesar deles.

Acompanhe!

Por que alguém pode ter vergonha de ir na academia?

Um dia, você é um iniciante na prática do exercício físico na academia. No entanto, ao chegar lá, enquanto procedia com a matrícula, começou a observar o espaço e notou muitas pessoas com um corpo que você gostaria de ter. Algumas faziam treinos que você considerou difíceis. Então, inevitavelmente, veio a pergunta: será que meu corpo vai se adaptar e não vou passar vergonha aqui?

Separamos alguns motivos que podem explicam a vergonha de ir na academia. Para conseguir lidar com eles, antes de tudo, é preciso identificá-los e se perguntar quais as suas razões.

Confira logo abaixo!

Vergonha do corpo

Uma gordurinha sobrando aqui, outra ali. De fato, a vergonha do corpo é um sentimento compartilhado por muitas pessoas, principalmente no período anterior à entrada na academia. A razão para a timidez com o próprio corpo se deve às experiências individuais em conjunto com o ideal de corpo padrão, divulgado extensamente pela mídia.

Falta de adaptação aos exercícios propostos

Cada pessoa tem um corpo diferente e, consequentemente, terá mais facilidade com determinados exercícios ou não. Por isso, a escolha de um programa de treino adequado precisa de testes. Nem sempre as primeiras séries que o professor indica podem se adaptar bem ao seu corpo.

Em vez de julgar a si mesmo, causando desestímulo, vale a pena consultar o instrutor e tentar variações para os exercícios. Um exemplo clássico é a flexão de braço, há muitas formas de fazê-la, de acordo com o nível de força de cada pessoa. O importante é manter a frequência, mesmo que você pegue pouco peso ou faça exercícios “fáceis”.

Medo de fazer algo de errado e os outros verem

A academia é uma ótima maneira de treinar a percepção corporal. Nesse sentido, o caminho para conhecer o próprio corpo se dá por meio da tentativa, falha e acerto. Entenda que é natural não conseguir fazer perfeitamente os movimentos.

Além disso, em um treino de perna, por exemplo, se você não tem tanto preparo, pode acontecer das suas pernas tremerem, o que é totalmente normal. Entenda que todas as pessoas que compartilham o espaço da academia com você já passaram por esse processo e ainda passam nos momentos que mudam o treino.

Medo de não aguentar pegar muito peso

Sabemos que um dos caminhos para conseguir o ganho de massa magra e progredir para a mudança da sua forma corporal é o aumento de peso. No entanto, mais uma vez, repetimos: o importante é manter a frequência.

Se você tem muita dificuldade em aumentar o peso, aprenda a negociar consigo mesmo. Isto é, separe uma série para fazer com um peso maior e as outras no seu peso normal. Todas as pessoas lidam com desafios na academia, você será mais uma a se integrar nessa jornada. Então, encare isso com positividade, pois continuar em movimento, indo para a academia, é o mais importante.

Como superar a vergonha de ir na academia?

Se você quer um roteiro para superar a vergonha de ir na academia, acompanhe abaixo as dicas que separamos para você.

1. Escolha uma boa academia

Gostar de estar no espaço é fundamental para cultivar o desejo de ir à academia, passando por cima da vergonha. Então, escolha uma academia com uma estrutura completa — equipamentos novos, professores atenciosos, bom repertório de aulas etc. — para você.

2. Comece devagar

Devagarinho você chega lá. Por isso, vá aos poucos. Tem vergonha de fazer o treino por completo? Então, comece na primeira semana fazendo apenas a metade. Ou fale com o professor para adaptar os primeiros momentos, com treinos espaçados.

3. Não se compare aos outros

Aquela pessoa que tem o glúteo perfeito pode ter demorado anos para conseguir alcançar aquilo ou, simplesmente, já ter nascido daquela forma. Por isso, evite a comparação, pois ela apenas vai paralisar seus processos.

4. Respeite os seus limites

Lembra do medo de não aguentar muito peso, que falamos no tópico anterior? Então, esse medo acontece quando não aceitamos nossos limites físicos e psicológicos. Nesse sentido, a melhor forma de ultrapassar os limites é assumir que eles existem e trabalhar, devagar e sempre, no deslocamento deles.

5. Tente ir com alguém, se possível

A ida com uma amiga, por exemplo, pode estimular o sentimento de validação e acolhimento, evitando desistir da academia. Assim, você consegue lidar com as emoções negativas que possam aparecer, pois poderá compartilhar com uma pessoa de confiança. O resultado é solidariedade e mais confiança.

6. Evite ir em horários lotados

Academia vazia pode ser o paraíso para quem está começando e necessita de um espaço menos movimentado para concentração. Por isso, sempre que puder, aproveite e evite ir em horários lotados.

7. Seja amigável

Tente colocar um sorriso no rosto, puxar papo com alguém e expor de forma leve os medos e as inseguranças. Dessa maneira, você pode encontrar um canal de comunicação acolhedor e fazer novos amigos, esquecendo a vergonha. É normal, em um momento ou outro, sentir vergonha do corpo, dificuldade de adaptação aos exercícios propostos, medo de fazer algo de errado e os outros verem ou medo de não aguentar pegar muito peso.

Neste texto, você entendeu a importância de encarar com menos autojulgamento esses sentimentos, causadores da vergonha de ir na academia. Para ajudar a lidar com isso, escolha uma boa academia, comece devagar, não se compare aos outros, respeite os seus limites, tente ir com alguém, se possível, evite ir em horários lotados e seja amigável.

Então, quer colocar em prática seus planos e ir, com vergonha mesmo, para a academia? Ficaremos felizes em ajudar você nessa conquista. Entre agora em contato conosco.