Treino de ombro e trapézio pode trazer mudanças rápidas e visíveis para o seu corpo. Esses músculos, a medida que crescem, são logo vistos. Isso é explicado por conta das suas formas bem desenhadas, e alongadas.
Além disso, há muitos benefícios para quem treina com regularidade esses músculos. Não é por acaso que bons profissionais indicam exercícios que fortaleçam essa parte do corpo. Isso acontece porque o ombro e o trapézio auxiliam outros músculos fundamentais.
Assim, preparamos este texto para que você, realmente, entenda quais são os melhores exercícios e como executá-los. Acompanhe!
Qual é a importância de fortalecer ombro e trapézio?
Uma das formas mais bonitas do corpo humano é o conjunto dos ombros com o trapézio. Essas formas estão presentes em muitas pinturas clássicas, como O Nascimento de Vênus e A criação de Adão, para citar apenas duas das mais famosas.
Essa composição triangular é um shape em que logo se pode notar a diferença estética, e também é visto na execução de muitos movimentos fundamentais para o ganho de massa magra.
Dessa maneira, desenvolver bem esses músculos é uma ótima forma de intensificar seus treinos de costas e peitos, uma vez que quanto mais forte os ombros e trapézio, maior será a carga suportada. Isso acontece porque o trapézio e ombros funcionam como músculos de sustentação, fundamentais para treino de peito e costas.
Há quem diga que começar a ter atenção no treino desses músculos é um verdadeiro divisor de águas. Em muitos momentos da academia, a frustração de não observar mais resultados pode levar à desistência. Dessa forma, o treino ombro e trapézio parece ser uma estratégia inteligente para manter o empenho na mudança para uma vida mais saudável e com o shape dos sonhos.
Adicionalmente, ao exercitar esses músculos, a sua postura vai melhorar em um nível fundamental para diminuir dores de coluna. Isso, inclusive, facilita a construção de uma postura plena durante a execução de outros exercícios.
Quais são os exercícios mais eficientes?
Um dos erros mais comuns é a execução incorreta do exercício somada a não progressão de pesos. Em outras palavras, é necessário ter muita atenção, não apenas na execução durante os primeiros dias do exercício, mas sim durante todos os dias.
Além disso, a não ser que a dor seja aguda e venha da articulação, é necessário ultrapassar o desafio de aumentar a carga. É dessa forma que os exercícios se tornam, verdadeiramente, eficientes.
Fizemos uma seleção dos principais movimentos para um ótimo treinamento de ombro e trapézio. Confira, a seguir!
Lateral sentado
Para fazer corretamente esse exercício, segure um par de halteres e sente-se na ponta de um banco. Deixe a coluna ereta e mantenha suspenso os halteres nas laterais do corpo. As palmas das mãos devem estar voltadas para dentro e os cotovelos em uma posição ligeiramente flexionada.
O movimento acontece ao levantar os braços lateralmente, abrindo os ombros até que eles fiquem paralelos em relação ao chão. Em seguida, contraia o músculo e retorne, lentamente, os halteres até a posição inicial. Você pode fazer 3 séries de 10 repetições.
Frontal corda
O frontal corda, como o nome adianta, é executado com a ajuda de um pegador de cordas que fica entre as pernas, inclinando o tronco levemente para a frente. Assim, é preciso manter os cotovelos ligeiramente flexionados e imóveis. Esse passo é muito importante, pois garante que o movimento seja feito trabalhando o máximo dos músculos.
Dessa forma, para fazer o exercício, flexione os ombros em uma elevação frontal até que as mãos estejam na altura dos olhos. Após isso, lentamente, retorne à posição inicial, prestando atenção ao controle da descida. Geralmente, quatro séries de 10 repetições é uma média boa.
Crucifixo inverso
Aqui, você vai se sentar em um banco, com postura bem reta e os pés apoiados no chão, portando um par de halteres em cada mão. O exercício acontece ao inclinar a coluna ligeiramente para frente e deixar os pesos estendidos na lateral do corpo, bem abaixo das pernas.
Lembre-se de manter o abdômen para dentro ao levantar os pesos, que devem ser levados até a altura dos ombros. Depois, desça o peso até a posição do começo e repita o movimento. Pratique em torno de 4 séries, com 12 repetições.
Remada alta
Para fazer a remada alta, comece em pé, com uma barra na frente do corpo. As palmas das suas mãos precisam estar voltadas para baixo, enquanto os cotovelos ficam estendidos, mantendo a distância dos seus ombros.
Sempre com a coluna reta e o tronco firme, erga a barra enquanto puxa os cotovelos para cima o máximo que puder. Adicionalmente a isso, é necessário que os músculos fiquem contraídos por um instante enquanto a barra desce de modo controlado. Você pode fazer 4 séries de 15 repetições.
Qual é a melhor forma de realizar os exercícios?
Um último conselho para a realização do seu treino de ombro e trapézio na academia é fazer as repetições de forma lenta e controlada. Acredite, os seus resultados, realmente, terão muitos ganhos.
Por isso, mantenha o foco e, por mais que seja incômodo, lembre-se de que aos poucos os resultados acontecem. Além disso, um treino com maior intensidade também aumenta a sensação de bem-estar e relaxamento após a prática.
Você pode observar a sua evolução ao registrar em um diário a quantidade de peso e intensidade com que pratica os exercícios. Observe como as suas metas semanais e mensais vão se desenvolvendo e relacione-as com o avanço das suas medidas corporais.
Agora, você já sabe que o treino de ombro e trapézio facilita uma boa postura, assim como a ter força para o treino de peito e costas, e o aumento da visibilidade estética dos ganhos musculares.
Ao lado de um bom instrutor, monte o seu treino, experimentando exercícios como lateral sentado, frontal corda, crucifixo inverso e remada alta. Lembre-se de que a persistência e o respeito aos seus limites são duas ferramentas importantes para você.
E então, estes conhecimentos foram realmente úteis para você? Se sim, coloque-os em prática e entre agora em contato conosco para exercitar o corpo de maneira inteligente!