Você sabe o que é mindfulness? Traduzido para o português, o termo significa “atenção plena”. Apenas ao pensar nesse conceito, é possível entender como ele é importante e, ao mesmo tempo, desafiador nos dias de hoje.
Afinal, com tantas informações, tarefas a fazer e distrações a todo momento, é praticamente impossível concentrar-se plenamente em algo, o que não é nada benéfico para a saúde mental, nem mesmo para aquilo que está feito no momento — já que sem foco e concentração, até uma atividade simples, como lavar a louça, acaba ficando mal feita.
Por outro lado, praticar o mindfulness traz muitos ganhos para o seu bem-estar e o seu dia a dia. Para conhecer os principais deles e como aplicar essa prática na sua rotina, continue a leitura!
Quais são os benefícios do mindfulness?
Como você viu, a prática consiste em se concentrar 100% naquilo que está sendo feito no momento, independentemente de qual seja a tarefa. Parece difícil? Conheça alguns benefícios para ter incentivo!
Alivia a ansiedade e o estresse
Não é difícil perceber o quanto estarmos o tempo todo atentos a tantas coisas aumenta a nossa ansiedade e os níveis de estresse. Afinal, não dá para fazer um trabalho pensando na lista do supermercado, na ligação para os pais que precisa fazer mais tarde e na casa para limpar.
Tantos pensamentos geram uma alta carga de ansiedade e nervosismo, tanto pelo o que há para fazer quanto por aquilo que não está sendo feito no momento presente por causa do excesso de pensamentos.
Melhora o sono
Um dos grandes benefícios do mindfulness aplicado durante o dia é a qualidade do sono. Isso porque um dia mais produtivo e focado ajuda você a relaxar melhor à noite, com a sensação de dever cumprido.
Além disso, os pequenos momentos apreciados ao longo do dia, como saborear de verdade uma refeição ou estar realmente conectado com o seu filho, ajudam a relaxar o corpo e a mente, melhorando a qualidade do sono.
Aumenta o desempenho
Seja no trabalho, seja, até mesmo, na prática de uma atividade física, o mindfulness melhora o desempenho e o rendimento. Afinal, não há distrações. Para completar, a prática auxilia na concentração e na memória, além de ajudar na organização dos pensamentos e das emoções.
Ou seja, você se mantém com mais foco e também mais equilíbrio para se dedicar ao que está fazendo e tomar as melhores decisões.
Como praticar o mindfulness no dia a dia?
Você já percebeu como o mindfulness é fundamental, mas tem dúvidas de como ele funcionaria na sua vida? Confira algumas dicas para começar:
- medite;
- respire atentamente — respire fundo, prestando atenção na sua respiração e contando até 5 ou 10;
- foque no que está sendo feito — pense no alimento que está ingerindo, nas suas cores e sabores, por exemplo;
- não tenha pressa;
- evite que a sua mente divague — e se começar a perder o foco, respire e volte ao que está fazendo;
- pratique atividades físicas — pois elas ajudam na saúde física e mental e já exigem determinado nível de concentração e consciência corporal.
Agora que você já sabe o que é mindfulness e como essa prática pode transformar o seu dia a dia a partir da forma como você encara as suas próprias experiências, lembre-se de que a sua função é fazer com que a pessoa tenha mais consciência da transição dos seus estados mentais — e não se permita conduzir por eles.
Interessante esse conceito, não é mesmo? Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que os seus amigos também comecem a praticar o mindfulness!