Fortalecimento do core: saiba quais são os benefícios
Fortalecimento do core: saiba quais são os benefícios

Fortalecimento do core: saiba quais são os benefícios

Você sabe a importância de cuidar do núcleo do seu corpo? É comum que muitas mulheres foquem todos os seus esforços no treinamento de pernas e glúteos, enquanto a maioria dos homens se concentram no treino de braços e peitoral.

O que muitos deles ignoram é que, para potencializar ao máximo os seus treinos, é muito importante desenvolver a estabilidade e força do núcleo. O core é formado por todos os músculos do centro do corpo, incluindo aqueles das regiões abdominal, lombar e pélvica, responsáveis por sustentar os movimentos.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar como o fortalecimento do core traz benefícios que podem ajudar a conquistar o corpo que você tanto deseja, incluindo o bumbum e o peitoral dos seus sonhos. Além disso, apresentaremos exercícios infalíveis para começar a fortalecer o seu núcleo agora mesmo.

Boa leitura!

Conheça os benefícios do fortalecimento do core

É comum encontrar pessoas que acreditam que o treino do core serve apenas para conquistar um tanquinho sarado — o que está longe de ser verdade. Trabalhar esses músculos é fundamental para secar a barriga, mas a prática também traz muitos outros benefícios para o corpo.

O fortalecimento do core previne lesões, protege a coluna vertebral, potencializa os movimentos e a força dos membros, e ajuda na manutenção da postura.

O treino também é muito importante para cuidar da estabilidade do corpo, além de ajudar no desenvolvimento dos outros músculos.

Veja quais são os principais exercícios

Agora que você já entendeu a importância do fortalecimento do core e os seus benefícios, chegou a hora de conhecer os melhores exercícios para trabalhar essa área do corpo.

A flexão abdominal completa é o mais popular entre os exercícios de fortalecimento do core, pois atinge o músculo psoas e o reto abdominal. Essa opção é perfeita para corredores e ciclistas, ou para aliviar as dores na lombar.

Já o remador trabalha os músculos oblíquos e os transversos do abdômen, fortalecendo também as ligações entre os quadris e os ombros. Por sua vez, a super flexão de braço fortalece o core, os braços e a coluna, e sua prática é muito importante para cuidar da saúde das costas, fortalecendo o equilíbrio e a postura.

Saiba como começar a fortalecer o core

Após conhecer algumas opções de exercícios de fortalecimento do core, é preciso entender a importância de contar sempre com a ajuda de um profissional para garantir que os movimentos sejam feitos da maneira correta, protegendo seus músculos e atingindo sua máxima potência.

Sempre que necessário, realize adaptações nos exercícios para priorizar a boa forma física. É comum querer iniciar fazendo o mesmo que grandes atletas profissionais, mas lembre-se de que a boa postura e a prevenção de lesões é fundamental para o sucesso no treino.

Neste post, vimos alguns dos exercícios mais populares para o fortalecimento do core, porém, existem muitos outros que podem ajudar a potencializar a sua força corporal, como a elevação de perna, a ponte e a prancha.

Agora que você entendeu a importância do fortalecimento do core e os benefícios para a sua saúde, força e boa forma física, está na hora de começar a praticar! Confira algumas dicas fundamentais para iniciantes!