O aumento da longevidade vem acompanhado de muitas doenças que tendem a atingir os idosos. Uma delas é a osteoporose. Essa condição é definida como sendo a perda progressiva de massa óssea que começa a acontecer por volta dos 35 anos, se intensifica após os 60 e não tem cura. O sexo feminino e o sedentarismo são fatores de risco para o aparecimento dela, por isso, exercícios para osteoporose são tão importantes.
Eles previnem o aparecimento da doença e ajudam a retardar a velocidade com que a massa óssea é perdida, melhorando a qualidade de vida e diminuindo os riscos de quedas e lesões. Se você quer conhecer algumas opções de treinos para prevenir a osteoporose, este post é para você. Nele separamos 5 importantes exercícios que você pode fazer. Acompanhe!
1. Caminhada
A caminhada é um exercício acessível e com um risco reduzido de lesões. Ela pode ser feita diariamente em deslocamentos entre compromissos. Você pode ir andando para o trabalho, por exemplo, ou se deslocar a pé do trabalho para algum outro lugar, como a academia. Não se esqueça de utilizar tênis e roupas adequadas para a prática de exercício físico.
2. Musculação
O reforço muscular é um dos principais exercícios para aqueles que desejam prevenir e retardar os efeitos da osteoporose. O aumento da massa muscular reflete diretamente na densidade óssea, sendo que esses dois fatores têm uma relação proporcional. Ou seja, quanto mais os músculos forem estimulados, menor será a perda de massa óssea, freando a osteoporose.
3. Treinamento funcional
Aqueles que não gostam de musculação podem fortalecer a musculatura por meio do treinamento funcional. Ele também estimula o aumento da força, sendo uma ótima opção de exercício para a osteoporose. Para evitar lesões de movimento, é interessante escolher uma boa academia, com profissionais qualificados, para fazer o treino de funcional.
4. Hidroginástica
Algumas pessoas que já sofrem com o enfraquecimento do tecido ósseo podem ter receio de fazer exercícios devido ao risco de quedas e as dores no impacto. Nesse caso, uma ótima opção de atividade física é a hidroginástica. Ela reforça a musculatura, estimula a parte aeróbica e é bastante segura. Além disso, o contato com a água da piscina traz uma sensação de prazer, relaxando e aliviando o estresse.
5. Dança
O último exercício para a osteoporose que trouxemos hoje para você conhecer é a dança. Essa atividade física movimenta todas as partes do corpo em harmonia. Além disso, ela também é ótima para a saúde mental, proporcionando momentos de felicidade e socialização com outras pessoas.
A prática de atividade física previne e ajuda a diminuir os efeitos de diversas doenças. Os exercícios para osteoporose são ótimos para prevenir o aparecimento dela e também para aumentar a saúde. Apesar das vantagens, é preciso ter cuidado! Treinos que tenham risco de queda ou alto impacto devem ser evitados por quem tem diagnóstico de osteoporose.
Então, já escolheu qual dos exercícios para osteoporose você vai começar a praticar? Agora que você já conhece algumas opções, que tal continuar se informando sobre exercícios e saúde? Para não perder nenhum dos nossos posts, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro!